Pão com cerveja preta do Game of Thrones

Hoje quem vai escrever aqui é o Mário, o fã mais fã que eu conheço da série de livros Crônicas de Gelo e Fogo (no original em inglês A Song of Ice and Fire) do autor George R. R. Martin. No último domingo estreou a segunda temporada de Game of Thrones, programa de TV exibido pela HBO baseado nesses livros. Eu nunca li as histórias, mas gostei demais da primeira temporada. Então convidei o Mário para falar um pouco sobre os livros, que já venderam mais de 10 milhões de unidades no mundo todo e estão na lista de mais vendidos no Brasil. E de quebra ganhei uns elogios no final!

A Song of Ice and Fire é, sem dúvidas, a melhor coisa que li nos últimos anos. Falo sem medo. Muita gente torce o bico para os livros, principalmente porque são de fantasia (com castelos, espadas, um cenário medieval, etc). Mas eu sempre defendo dizendo que é uma literatura bastante madura, bem escrita e “de gente grande”.

A qualidade do texto que se vê em cada um dos livros – até agora são cinco, de prováveis sete – é algo realmente difícil de encontrar por aí. Cada palavra é colocada em seu lugar por um motivo, cada uma tem um propósito, além de um significado maior que a própria palavra, se encaixando de várias formas dentro da obra. O trabalho é minucioso e a impressão é de que o tempo inteiro o autor tem o controle completo de todas as letras que estão ali. É Literatura com L maiúsculo.

Como se não bastasse a qualidade da escrita em si, o homem é um verdadeiro mestre do desenvolvimento de personagens. Os livros não têm foco nos “fatos” da história que se desenrola, mas na visão dos personagens sobre o que está ocorrendo. Não é raro você odiar certos personagens enquanto são vistos pelo ponto de vista dos outros, mas mudar de ideia quando são eles narrando a história. Você entende do que cada um desses personagens é feito.


Mas o que isso tudo tem a ver com comida? Eu vim aqui para uma receita, oras! Pois não se afobe, caro leitor. O mesmo cuidado no desenvolvimento dos personagens ou das tramas que se desenrolam nos livros, o autor também usa para descrever as comidas. Cada refeição – desde um banquete no castelo a uma caça preparada na fogueira – tem cor, cheiro e sabor. É impossível ler e não ficar com água na boca. E é esse esmero que vejo aqui toda semana com cada receita da Marina. O cuidado com os detalhes e a maneira sagaz de passar cada sensação pelo texto é o que fazem desse blog um canto tão diferente dessa internet afora.

Apreciem um típico pão preto de Westeros e lembrem-se: “winter is coming“.

***

Pão com cerveja preta
A receita desse pão vem de um blog genial, o Inn at the Crossroads, em que eles fazem receitas baseadas nas comidas citadas nos livros do da série Crônicas de Gelo e Fogo. Além de ser muito fácil de fazer, resulta num pão macio e de sabor marcante. Ótimo para acompanhar sopas ou ser comigo com uma boa manteiga.

Rendimento: 2 pães grandes
Tempo de preparo: 4 horas

Ingredientes

- 350 ml de cerveja preta
- 2 e 1/4 de colher de chá (7 gramas) de fermento biológico seco instantâneo
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 ovo
- 2 colheres de chá de sal
- 4 a 5 xícaras de farinha (eu usei 3 xícaras de farinha branca e 1 de farinha integral. Lembrando que a quantidade de farinha pode variar muito de acordo com o tipo de farinha e o clima, então tenha uma quantidade a mais reservada)

Como fazer

1. Numa tigela grande, adicione o fermento e depois a cerveja, misturando levemente para que o fermento dissolva. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até que se forme uma espuma fina.

2. Adicione o ovo levemente batido, o mel e o sal. Vá colocando a farinha aos poucos, misturando com as mãos ou com uma colher grande, até que seja possível formar uma bola de massa coesa. A massa não deve estar grudenta, mas ainda estará “colando” levemente nas mãos, como se fosse um durex fraquinho.

3. Enfarinhe uma superfície lisa e sove a massa por cerca de 10 minutos, adicionando um pouco mais de farinha quando necessário. Forme uma bola e volte com ela para a tigela. Cubra com um pano e deixe num canto escuro e quente (eu gosto de deixar dentro do forno desligado) por cerca de uma hora ou até que a massa dobre de tamanho. Dependendo do clima do dia, esse tempo pode variar bastante. No dia que fiz estava quente e a massa levou só meia hora para crescer.

4. Soque a massa para tirar o ar, divida em duas partes iguais e dê o formato desejado para o pão. Separe duas assadeiras, unte levemente com azeite e coloque cada pão em uma. Deixe crescer novamente por duas horas.

5. Pré-aqueça o forno a 220 graus. Enfarinhe levemente o topo dos pães e leve-os para assar por cerca de 30 minutos, ou até que fiquem com uma casca dourada. Deixe esfriar por alguns minutos e sirva.

5 Comentários

Arquivado em Café da manhã, Chá, Lanche, Pães

5 respostas para Pão com cerveja preta do Game of Thrones

  1. Correndo p comprar mel. =)

  2. Dúvida de marinheiro de primeira viagem: o que exatamente seria “Soque a massa para tirar o ar”?

    • marina maria

      É porque depois da primeira fermentação do pão, ele vai estar inchado de ar. “Socar para tirar o ar” é só o movimento de apertar a massa para tirar esse ar dela. Pode ser apertando mesmo ou dando um soco único na massa. Ela vai então abaixar e enrrugar um pouco. Aí fica mais fácil de dividir em duas e moldar os pães.

  3. Dúvida 2: Qual a relação da qualidade da cerveja com o sabor final? influencia muito?
    Vale a pena comprar uma cerveja bacana pra isso?
    Sugestão de marca?

    ^_^

    • marina maria

      Mr. T, eu não sou super entendida de cerveja, mas o gosto dela fica aparente, sim. Não que fique forte, mas dá para sentir o sabor. Então acho que vale usar uma cerveja legal. A receita original pede a cerveja do tipo stout ou porter. Eu acho que seria legal experimentar com Guinness!

Palpite!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do

You are commenting using your account. Sair / Alterar )

Foto do

You are commenting using your account. Sair / Alterar )

Connecting to %s