Da série “diálogos reais”:
1.
- Mas aqui não é “o evento acontece na semana que vem”, é “o evento vai acontecer na semana que vem”.
- É, pode ser assim, está correto. Mas na linguagem jornalística se usa o verbo no presente para deixar a notícia mais atual e próxima do leitor.
- Mas isso não faz sentido, porque a coisa ainda vai acontecer, ou seja, é no futuro mesmo.
- Eu entendo a questão gramatical, só estou querendo te mostrar que, jornalisticamente falando, o texto fica mais ágil com o verbo no presente.
- Mas….
(continua discutindo até me fazer desistir e escrever “vai acontecer”).
2.
- Você escreveu ministro com letra minúscula.
- É com letra minúscula mesmo, pois se refere ao cargo. Apenas o seu ministério é com maiúscula.
- Mas é o ministro! É o mi-nis-tro. E se fosse o presidente?
- Também seria com minúscula.
- Mas é o presidente!
3.
- Nesse trecho o nome do homem está vindo antes do nome da mulher, tá errado.
- Tá errado por quê?
- A regra diz que o nome do homem tem que vir DEPOIS do nome da mulher no texto.
- Olha, não existe essa regra em termos de redação ou gramática.
- É lógico que existe, todo mundo sabe dessa regra…
Se eu fosse um médico, o paciente não ia discutir o diagnóstico comigo. Podia desconfiar, questionar, podia até pedir uma segunda opinião, mas não ia discutir comigo. Se eu fosse um arquiteto, ninguém ia pedir para arredar tal coluna mais para a esquerda se eu falasse que aquele jeito não era o certo. Mas eu não sou nada disso, eu escrevo; aí todo mundo tenta, como diria uma amiga, “manobrar” meu texto…
***
Salmão com crosta de amêndoas
Uma receita clássica e saudável que combina texturas e sabores. É fácil de fazer e faz bonito na mesa – bom para impressionar os convidados do jantar! Só tome cuidado para não deixar o salmão assar demais, senão ele ficará ressecado.
Ingredientes
- 1/4 de xícara de amêndoas picadas (30 gramas)
- 1/4 de xícara de farinha de pão
- 1/4 de colher de chá de coentro em pó
- 1/8 de colher de chá de cominho em pó
- 2 fiés grandes de salmão (cerca de 250 gramas cada)
- 2 colheres de chá de suco de limão
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/4 decolher de chá de pimenta do reino moída na hora
Como fazer
- Pré aqueça o forno a 250 graus e ajuste a grade para o lugar mais alto do forno. Forre uma assadeira com papel alumínio (com o lado fosco para fora) do tamanho suficiente para embrulhar os pedaços de salmão. Unte levemente com manteiga.
- Numa prato raso, misture a farinha de pão, as amêndoas picadas, o coentro e o cominho.
- Tempere os filés com o sal, a pimenta e o suco de limão. Passe um pouco de azeite em cada um. Trabalhando com um filé de cada vez, encoste o topo dele (lado oposto da pele) na farinha, pressionando levemente para aderir. Tranfira-os para a assadeira e salpique mais farinha por cima se necessário, lembrando de pressionar de leve para formar a crosta.
- Levante os lados do papel alumínio e deixe-o aberto, como se fosse uma cesta, de modo que a crosta do salmão fique exposta. Leve ao forno por cerca de 15 minutos, até que a carne fique um tom de rosa claro. Teste com um garfo, tirando um pedacinho do canto, para saber se a carne está macia. Sirva com um fio de azeite.
Dicas!
- Para fazer sua própria farinha de pão, passe um pão de sal velho (daqueles que já ficaram bem duros) pelo ralador. Ou então faça torradas e coloque no liquidificador/processador.
- Para tirar a pele das amêndoas, coloque-as numa vasilha e jogue por cima água fervente até que fiquem totalmente cobertar. Deixe descansar por uns dez minutos e as casquinhas vão sair facilmente.