Sinônimos de alegria + Brownie com nutella

Alegria: sf. 1. Qualidade ou estado de quem tem prazer de viver. 2. Contentamento, satisfação. 3. Achar dinheiro numa calça velha. 4. Achar um chocolate intacto numa calça velha. 5. Esse porco de botas. 6. Sexta-feira. 7. Pão de queijo quentinho no café da manhã. 8. Férias. 9. Férias e Curtindo a Vida Adoidado passando na Sessão da Tarde. 10. Happy hour na segunda. 11. Piscina gelada no calor escaldante. 12. Here comes your man. 13. Comer esse brownie saindo do forno.

***

Brownies com Nutella
O segredo desse brownie é a etapa em que é preciso bater vigorasamente a massa por um minuto. Isso influencia na textura final, por isso não pule essa parte! E não deixe o brownie passar do ponto no forno, ou ele ficará ressecado. Você também pode fazê-lo sem a nutella e as castanhas. Mas por que ia querer fazer isso?

Adaptado do livro Ready for Dessert, do David Lebowitz

Rendimento: 9 a 12 pedaços

Ingredientes

– 6 colheres de sopa (85 gramas) de manteiga (sem sal ou com), cortada em pedacinhos
– 225 gramas de chocolate amargo (acima de 50% de cacau) picado
– ¾ de xícara de açúcar
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 2 ovos grandes
– ¼ de xícara de farinha
– ½ xícara de castanhas picadas (ou nozes, ou amêndoas, ou avelãs…)
– 1/2 xícara de Nutella

Como fazer

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre uma forma quadrada de 20 cm com papel alumínio. Eu costumo virar a forma de cabeça pra baixo e dar o formato pro papel antes de encaixá-lo no fundo da forma, como nesse link aqui. Com cuidado e com a manteiga bem amolecida, unte o fundo e as laterais do papel, tomando cuidado para não rasgar.

2. Numa panela média e em fogo baixo, derreta a manteiga. Adicione o chocolate e mexa até que esteja tudo incorporado. Fora do fogo, misture o açúcar e a baunilha. Adicione os ovos, um de cada vez, misturando bem a cada adição.

3. Adicione a farinha e coloque um timer para contar um minuto. Durante esse tempo, mexa vigorosamente a massa. Força nos braços! Pode ser que no início a massa parece que vai separar, ou que está granulada, mas no final do minuto ela estará densa, cremosa e brilhante.

4. Adicione as castanhas e mexa para incorporar. Entorne a massa na forma preparada. Coloque a Nutella no microondas por cerca de 20 segundos, apenas para amolecê-la. Com ajuda de uma colher, entorne a Nuttela aos poucos por cima da massa. Depois pegue uma faquinha e, com ela em pé, faça movimentos de redemoinho, criando um desenho de curvas que misturam Nutella e massa de brownie.

5. Asse por cerca de 30 minutos ou até que o topo esteja fosco e craquelado, e uma faca bem fina inserida no meio saia praticamente seca. É importante lembrar que o centro do brownie ainda estará úmido.

6. Espere esfriar completamente e passe uma faquinha pelas laterais para ajudar o brownie a soltar. Com ajuda das alças de papel, retire-o da forma. Corte em quadrados e sirva. Para cortar, use uma faca grande, tipo de chef, e passe-a em água corrente cada vez que cortar uma fileira, enxugando com papel-toalha depois. A faca limpa deixa o corte mais bonito.

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Áurea Maira Costa disse:

    O melhor brownie que eu já comi na vida! Parabéns, Marina!!

  2. Tatá disse:

    Se não tivesse uma reputação a zelar, eu teria postado um belo palavrão aqui para demonstrar minha reação quando eu vi essa receita (o nome da comida e a foto…não a receita em si. rs). Até arrepiei. Já escolhi meu presente de aniversario!

    • marina maria disse:

      Hahaha reputação é importante mesmo! A sua então…
      Seu aniversário tá meio longe ainda, não? rs. De qualquer forma, pedido anotado! =)

  3. queria saber quantas colheres de (sopa) equivale a quantos 125 gramas de margarina obrigada

    • marina maria disse:

      Oi Ana Flávia, como expliquei no resposta para a Lylia, medir manteiga em colheres por ser um pouco impreciso. Mas em geral eu uso como base 1 colher = 14 gramas, então daí é só fazer as contas. Lembrando que manteiga e maragarina são bem diferentes e vão trazer também resultados diferentes nas preparações, principalmente em bolos, ok?

  4. Lylia disse:

    Esse não dá pra resistir, Marina,. BOm demais.
    Só estou com uma dúvida: na tabela de medidas que utilizo, 4 colheres de sopa de manteiga equivale a 200g. Na sua receita, 6 colheres correspondem a 85 g. É isso mesmo?
    BJ e obrigada,
    Lylia

    • marina maria disse:

      Ei Lylia! Então, eu acho que medir manteiga em colheres é sempre uma “fria”, porque como ela é um sólido, é difícil medir como faríamos com um líquido. As tabelas variam muito, mas no livro do David Lebowitz ele diz que uma “tablespoon”, ou colher de sopa, equivale a “0,5 ounce” que seriam 14.2 gramas. Assim, 85 gramas seriam 6 colheres. A maioria dos livros americanos também usa essa medida. Por aqui já vi a colher de sopa de manteiga sendo equivalente a 15, 20 e 30 gramas em diferentes tabelas. É por isso que por via das dúvidas eu sempre peso! hehehe

  1. 19 de julho de 2013

    […] 3. Brownie de nutella […]

  2. 11 de setembro de 2013

    […] levou algo produzido especialmente para a ocasião. Eu levei brownies de nutella (que já apareceram aqui) e biscoitinhos de gorgonzola e parmesão (a receita está logo em […]

  3. 3 de dezembro de 2013

    […] Bolo de avelãs com chocolate – Brownies com nutela – Bolo de chocolate branco, pêras e rum – Bolo […]

  4. 13 de maio de 2014

    […] – Brownie de Nutella […]

  5. 12 de fevereiro de 2015

    […] […]

Comente!