Aniversários e um brigadeiro classudo

Minha mãe sempre fez do meu aniversário o melhor dia do ano. Eu sempre tinha uma festa muito legal, com temas diferentes e docinhos lindos feitos por minhas tias, e a melhor parte de tudo era me preparar para o dia. Eu saía de casa para que as pessoas pudessem arrumá-la sem que eu ficasse atazanando pelos cantos. Fazia papelote no cabelo. Passava batom. E quando finalmente chegava em casa e via tudo decorado, sentia uma felicidade sem tamanho. A festa, na verdade, era minha e do meu irmão, já que fazemos aniversário em datas bem próximas. Era o meu dia e o dele também. E era bom demais.

2 anos - Tema: Moranguinho (meu irmão já estava participando na barriga da minha mãe)

3 anos - Tema: Circo

4 anos - Tema: Fundo do mar

5 anos – Tema: Primavera (reparem no meu tio enfiando um balão na cara do meu irmão para que ele não soprasse a vela antes que fosse acesa)

Conforme fui ficando mais velha, naturalmente as festinhas mudaram de tom. Mas o que mudou mesmo foi a percepção de que não existe isso de que o aniversário é um dia mágico, só seu, onde tudo tem que dar certo. Essa visão egocêntrica esconde o fato de que o dia pode até ser muito importante para você e um número limitado de pessoas, mas isso não impede que o mundo continue rodando e que coisas chatas aconteçam. Você pode acordar com o maior mau humor do planeta, ou resolver brigar com seu namorado ou, sei lá, bater o carro algumas horas antes da festa (história real).

Engana-se quem pensa que essa percepção me fez gostar menos da data. Pelo contrário. Passei a curtir ainda mais, justamente porque tirei dos meus ombros essa “obrigação” de que precisa ser um dia especial. Vivo o meu dia comum e uso-o como desculpa para fazer coisas que me trazem uma imensa alegria – como comer brigadeiro.

(Quero aproveitar para oferecer essa receita para outro aniversariante: o blog Pecado da Gula,  da querida Akemi, que está fazendo 6 anos! Parabéns!)

***

Brigadeiro Classudo
Eu sou radical com brigadeiros, como já falei aqui. Essas versões de “capim limão” e “damasco” para mim deveriam chamar outra coisa. Abro uma exceção para essa variação “phyna”, que consegue deixar o sabor do chocolate bem acentuado. Afinal de contas, é o gosto do chocolate que importa em um bom brigadeiro. 

Inspirado aqui.

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga sel sal
-  1/3 de xícara de cacau em pó
-  1/3 de xícara de um bom chocolate meio-amargo (procure os que indicam que possuem 60% ou mais de cacau. Eu usei um da Lindt de 62%)
- 2 colheres de sopa de creme de leite em lata, sem o soro
- ¼ de colher de chá de sal
- 1 colher de chá de baunilha

Para cobrir:
- 100 gramas de chocolate ao leite ralado

Como faz

1. Para ajudar na hora de saber o ponto do brigadeiro, coloque um pires vazio no freezer.

2. Com exceção da baunilha, junte os ingrediente numa panela de fundo grosso e leve ao fogo alto. Assim que estiver tudo homogênio, abaixe o fogo.

3. Continue mexendo constantemente. Use uma espátula de silicone ir raspando as laterais e evitar que o brigadeiro forme aquela crostinha, o que pode deixá-lo açucarado. Alternadamente, utilize também um batedor de arames para mexer o creme, evitando que forme grumos e deixando o brigadeiro bem liso.

4. O brigadeiro irá ferver e pouco depois começará a aparecer o fundo da panela. Nesse momento, conte mais dois minutos mexendo sempre e desligue o fogo.

5. Tire o pires do freezer e coloque uma pequena porção do doce. Volte com ele para o freezer e espere cerca de 1 minuto, até esfriar. Nesse momento, teste o ponto, observando se a massa está firme o suficiente para enrolar. Se não estiver, devolva o pires para o freezer, reacenda o fogo e mexa o brigadeiro por mais uns 2 minutos, repetindo o teste do ponto depois desse tempo.

6. Ao chegar no ponto, acrescente a baunilha e despeje em um recipiente untado com manteiga.

7. Espere esfriar, enrole e passe no chocolate ao leite ralado. Para enrolar, eu umedeço minhas mãos com água. A maioria das pessoas passam manteiga na mão, mas eu acho que com a água a “lambança” é menor.

 

Dicas para o brigadeiro não açúcarar!

- Mantenha o fogo sempre baixo e não deixe que se forme a casquinha nas laterais da panela. Mas se isso acontecer, não raspe-a.
- Não cozinhe demais o brigadeiro. Assim que começar a desgrudar da panela, espere os 2 minutos e faça o teste do pires. Mesmo se o ponto não estiver bom, continue observando de minuto em minuto.
- Se você decidir não enrolar o brigadeiro no dia (eu sempre prefiro fazer com um dia de antecedência), guarde-o na geladeira em um pote fechado.

(Um agradecimento especial à Lena Gasparetto e à minha querida tia Sílvia, que me ensinaram a fazer um brigadeiro perfeito!)

17 comentários

Arquivado em Doces, Histórias, Sem categoria

17 respostas a Aniversários e um brigadeiro classudo

  1. Vivi

    quero o tema e fotos do ultimo aniversário! rs! =)

  2. Júlia Caires

    Qual é o teste do pires?

    • marina maria

      Júlia, o teste do pires é o que está descrito no passo número 5. Quando começar a receita, você vai deixar um pires vazio no freezer. Faça então o brigadeiro de acordo com as instruções e uns 2 minutos depois que começar a aparecer o fundo da panela, desligue o fogo. Tire o pires do freezer e coloque nele uma porção do brigadeiro. Volte com ele para o freezer e espere cerca de 1 minuto, até esfriar. Faça o teste do ponto nesse momento, observando se a massa está firme o suficiente para enrolar. Se não estiver, devolva o pires para o freezer, reacenda o fogo e mexa o brigadeiro por mais uns 2 minutos, repetindo o teste do ponto depois desse tempo.

      Espero que tenha ficado claro, se estiver mais alguma dúvida pode perguntar!

      Um abraço!

  3. Marina, concordo com vc, em festa de aniversário não pode faltar brigadeiro! Adorei saber um pouco mais de sua infância e seus aniversários, que alegria!
    Obrigada por participar da festa do PG!
    Bjss e uma linda semana!

  4. Oi Marina,
    Parabéns pra vc e seu irmão.
    Adorei as dicas do brigadeiro, acho que agora não vou errar mais.
    A sua visão de aniversário é a mesma minha. Sempre achei que fosse um dia só meu e que a terra parasse para celebrar.A gente vai crescendo e vai entendendo que não somos só nós que existimos no mundo , mas mesmo assim continuo achando que é muito bom celebrar a vida, pois estar vivo é um grande presente divino.
    Bj,
    Lylia

    • marina maria

      Oi Lylia, obrigada! Você tem razão, eu também adoro celebrar tudo, e uso meu aniversário como uma “desculpa” para comemorar ainda mais. Um beijoca!

  5. Candida

    Oi Marina. Vou fazer 30 anos agora em Novembro tb.. e queria recriar uma festa do meu tempo de infância.. O que não podia faltar nas festas que sua mãe organizava para você (salgado, doces,)? Aguardo sua contribuição para dar um up a mais na minha festa.. Obrigada. .. Candy

    • marina maria

      Oi Candida! O que eu consegui lembrar foi:
      Doces: brigadeiro, cajuzinho, gelatina, maria-mole, bala de coco (bala delícia), chup-chup (sacolé), canudinho de doce de leite…
      Salgados: coxinha, quibe, empadinha de frango, risole de azeitona, risole de ovo de codorna, cachorro-quente, bolo salgado de pão de forma…

      Pessoal, me ajudem a lembrar aí!

      • Candida

        Hummm. dá agua na boca só de pensar.. Obrigada pelas dicas!!!

        • marina maria

          Obrigada você pela visita, Candida! =)

          • Candida

            Marina..

            Meu aniversário foi semana passada. Fiz uma festinha igual as de antigamente. Bala delícia, canudinho de doce de leite, Barquete de Salpicão, Batatas bolinhas em conserva, Capetinha, Sacanagem, Mesa de guloseimas só com os doces antigos. Foi um sucesso! Um revival total!!! :-)

          • marina maria

            Nossa, Candida, deve ter sido muito legal mesmo! Sabe que outro dia vi uma matéria na Casa e Jardim e lembrei muito de você. Depois procure no site deles por “Festa revival”. Quem sabe te dá ideias para uma segunda versão no ano que vem! Ah, e meus parabéns atrasado!

  6. Ana

    comi e morri!

  7. Olá…adorei esse post e concordo com você,brigadeiro pra mim é de chocolate,o resto…também são ótimos,porém deveriam se chamar por outros nomes rsss…
    Mas enfim…vim conhecer seu cantinho e adorei a história,as festinhas,fotos e a receita,claro…fora os outros posts que vi por aqui…adorei!!!
    Já virei seguidora pra não perder mais nada por aqui e voltar em breve!!!
    Se puder me visitar,vou adorar você no meu cantinho!!!

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    • marina maria

      Ei Sharon, fico feliz que você gostou daqui, mesmo! Muito obrigada pelo carinho. Vou lá no seu blog de fazer uma visita. Beijoca!

  8. Flávia Dorado

    Fotos fofas e um brigadeiro delicioso que tive a oportunidade de experimentar… sensacional, como você diz!

Palpite!

Fill in your details below or click an icon to log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

Please log in to WordPress.com to post a comment to your blog.

Imagem do

You are commenting using your account. Log Out / Alterar )

 photo

You are commenting using your account. Log Out / Alterar )

Connecting to %s