Um fiozinho de luz passa pelo buraco mal fechado da cortina, insistindo para entrar no espaço entre os cílios superiores e inferiores, bem na linha dos olhos cerrados. Dá para começar a ouvir, de longe, um pássaro, talvez uma buzina ou o caminhão de lixo. Assim como o bicho de mesmo nome, o dia-preguiça começa assim, chegando lentamente, com suas garras presas no ponteiro do relógio.
Uma hora o raio de luz consegue entrar, mas os olhos se abrem só um pouco; se fecham de novo; abrem só de um lado. A cama parece tão maior que nos outros dias, com tantos cantos diferentes e confortáveis. A única vontade é de ficar olhando para o vazio, analisando o quarto, os objetos, a aranha que mora no teto e a formiga andando no abajur. Não é preciso pensar no que vem depois; os dias dias-preguiça são alérgicos a planos.
Esses dias estão em extinção. E quando surgem, acabam morrendo sufocados pelas ocupações e preocupações que as pessoas cismam de inventar. Um grande erro, já que, na verdade, o dia-preguiça se alimenta do à toa, do tédio, do café da manhã tardio, do almoço em forma de tira-gosto, das cutucadas no dedão do pé, dos filmes repetindo na tevê…
Que mico-leão-dourado que nada, precisamos mesmo é salvar os dias-preguiça.
***
Panquecas americanas
Um clássico do café-da-manhã de filmes da sessão da tarde, essa receita resulta em panquecas fofinhas e na conta certa para duas pessoas.
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
-1 ovo
- 1 xícara de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
Como faz
1. Em uma tigela miture todos os ingredientes secos.
2. Em outro recipiente, bata (com um garfo ou batedor de arames) o ovo e o leite.
3. Vá derramando o líquido aos ingredientes secos e misturando tudo até que a massa fique lisa. Adicione por último a manteiga derretida.
4. Deixe a massa descansar por 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o forno a 150 graus.
5. Coloque uma frigideira pequena antiaderente no fogo baixo. Adicione um pedacinho de manteiga. Quando derreter, pegue uma concha de massa (mais ou menos 1/4 da massa) e derrame sobre a frigideira com cuidado, formando um pequeno círculo (você pode ajudar com a colher ou concha, ajeitando para que a massa fique com um formato redondinho).
6. Quando as beiradas começarem a dourar, use uma espátula para virar a panqueca e dourar do outro lado.
7. Quando as panquecas forem ficando prontas, vá colocando-as numa travessa e leve-as ao forno (nesse ponto você já pode desligar o forno, que já vai estar quente). Assim, quando você terminar com toda a massa, elas estaram quentinhas por igual.
Panquecas com manteiga ou doce de leite no café-da-manhã-à-tarde de sábado. Quem nunca comeu, não sabe o que é vida.
E que vida! Vidão!!! Hum… esqueci do doce de leite para comer com essas. Fica a desculpa para fazer de novo. rs
O que vai acontecer agora? Esperar dar 18h e seguir para o fogão….
Panquecas no jantar! Adoro!!! =)
Que lindas! Devem ter ficado ótimas! Bjos
Depois da preguiça nada melhor que a panqueca de bandeja. No almoço tambem é bom? Experimentem……. beijos
marina, fiz hoje pro café da manhã, que delíciaaaaaaaaaaaaaaa. elas ficam super fofinhas e são muito simples de fazer. não grudaram nada na frigideira e nem espirraram no fogão. e parece que não vai render, mas dá muita panqueca. comi com mel, com doce de leite e ainda sobraram duas.
adorei a receita e parabens pelo blog. o próximo da lista é o molho de abóbora com gorgonzola que não deu certo da primeira vez, mas na próxima eu acerto.
beijos,
jula
Ei Jula, que legal que deu certo, fico muito feliz! Acho bom a gente se dar esse presente de vez em quando, um café da manhã mais caprichado!
Quando testar o molho, volte para contar!
Beijoca!