Na banca de verduras, uma moça veio compartilhar sua indignação comigo.
- Credo, essas folhas estão feias demais. Antigamente tinha um verde tão vivo, agora fica essa coisa meio amarronzada, cor de meleca.
Tentando escolher alguns molhos de ervas e achando graça/nojinho da tal “cor de meleca”, respondi:
- Pois é, essas de hoje não estão boas, não.
E ela continuou:
- Pena que esse é o único sacolão aqui perto, senão eu comprava em outro.
- Vai ver é a safra, quem sabe na próxima elas estarão melhores.
- Engraçado que eu venho sempre aqui e nunca te vi. Você trabalha em qual casa?
Custei a entender a pergunta. Até que me bateu. A moça achou que eu era empregada doméstica. Porque naquele sacolão de um bairro rico de BH, são só elas quem fazem as compras…
***
Hummus de manjericão
Usando a erva para dar um sabor diferente à famosa pasta de grão de bico, esse hummus se torna perfumado e marcante. Ótimo para servir no pão, mas se for diluído em um pouco de água, também vira um bom molho para acompanhar carnes ou saladas. Com frango é uma delícia!
Receita levemente adaptada daqui, que a Flávia Pantoja também fez.
Ingredientes
- 300 gramas de grão de bico cru ou (2 potes de grãos de bico em conserva, de 400 gramas cada, escorridos)
- 3 xícaras de chá de folhas de manjericão fresco
- ½ xícara de chá de azeite extra-virgem
- 100 gramas de castanha de caju
- Suco de dois limões
- 3 dentes de alho picados
- Sal e molho de pimenta (eu usei Tabasco)
Como faz
1. Para cozinhar o grão-de-bico, eu uso a panela de pressão: coloque o grão-de-bico na panela e cubra com água (deixe uns três dedos acima dos grãos). Tampe a panela, coloque em fogo alto e assim que apitar, diminua o fogo. Vá checando de 10 em 10 minutos. Ele está cozido quando começa a soltar a casquinha, cerca de 30 a 40 minutos depois (eu gosto de tirar essa casquinha depois de frio, pois dizem que é indigesta). Escorra o grão-de-bico e espere esfriar para usar.
2. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Espalhe as castanhas em uma assadeira e leve ao forno por uns 10 minutos, até que estejam um pouco douradas. Pique e reserve.
3. No processador, com a peça de lâmina, coloque o grão-de-bico, o manjericão, as castanhas, o alho e o suco de limão e processe até formar uma pasta bem lisa. Aqui levou uns 10 minutos e precisei ir desligando a máquina quando ela esquentava. Se o hummus estiver muito grosso, pingue um pouco de água aos poucos, com o processador ligado, até que chegue numa boa conscistência.
4. Nesse ponto, tempere com sal e algumas gotas do molho de pimenta. Misture, prove para acertar o tempero e tranfira para potinhos de servir.