Com o chocolate foi fácil me apaixonar, ainda mais quando o vi derretido pela primeira vez. Uma mistura de cor marrom forte, espelhada, com o cheiro mais gostoso do mundo. Mas logo percebi a fragilidade da nossa relação: quando ia com muita sede ao pote, e tentava derreter o chocolate a uma temperatura muito alta, ele rapidamente perdia sua beleza e virarava uma gororoba meio dura e sem brilho. Havia um segredo; era preciso paciência.
Já o amor pela manteiga cresceu em mim aos poucos. Primeiro porque achava que margarina e manteiga eram a mesma coisa, e como em casa só tinha margarina, eu detestava o gosto. Descobri a diferença quando pedi para minha tia Maria Lúcia a receita de uma cobertura de bolo. Ela disse para bater manteiga com leite condensado, e lá fui eu… só que com a margarina.
A mistura não ficou homogênia, soltou água, ficou uma meleca. Quando liguei para minha tia frustrada porque a receita tinha dado errado, ela me perguntou: “você usou manteiga mesmo ou margarina?”; e eu respondi: “margarina, porque é tudo a mesma coisa!”. E não, não era: a quantidade de gordura na manteiga é muito maior que a da margarina e é isso que interfere na receita. A cobertura feita do jeito correto ficou incrivelmente saborosa e macia. Descobri então outro segredo: o respeito.
Acho que combinação manteiga e chocolate faz os melhores doces. E a junção de paciência e respeito as melhores relações.
***
Mousse de chocolate
Cremosidade e leveza é tudo que uma mousse precisa para ficar deliciosa, e essa tem as duas coisas. Procure usar uma boa manteiga e prestar atenção no ponto certo das claras. Não tenha medo de usar ovos crus na receita: é só comprar bons ovos, caipiras ou orgânicos. Além disso, ao misturar as gemas ao chocolate morno, ainda que as gemas não cozinhem, a tempertura será suficiente para matar bactérias nocivas.
Receita levemente adaptada daqui.
Rendimento: 6 porções bem servidas
Ingredientes
400 gramas de chocolate meio-amargo
2 colheres de sopa de café pronto*
120 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente
8 ovos
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Como faz
1. Pique o chocolate numa vasilha, junte o café e faça um banho-maria com a mistura: coloque a tigela em cima de uma panela com água e, sem deixar que o fundo da vasilha toque a água, ligue o fogo baixo. Vá mexendo com uma espátula até que o chocolate esteja quase completamente derretido, restando apenas pequenos pedaços. Nesse ponto, tire a vasilha do fogo e continue mexendo até que o chocolate derreta totalmente.
2. Pique a manteiga e junte ao chocolate, misturando até que esteja tudo homogênio (a calor do chocolate irá ajudar a derreter a manteiga).
3. Quebre os ovos, colocando as claras na vasilha da batedeira e as gemas em outro recipente. Adicione um pouco do chocolate às gemas: é isso que vai temperá-las, impedindo que cozinhem de uma vez ao adicionadas ao chocolate morno. Adicione essas gemas que foram temperadas ao restante do chocolate e misture até chegar em um creme uniforme.
4. Agora as claras: para batê-las em neve, não podem estar com nenhum vestígio de gema ou outro líquido. A vasilha deve estar bem seca. Comece batendo na velocidade baixa e só aumente quando começar a espumar. Junte então o açúcar e continue batendo. Quando elas começarem a firmar, faça o teste do ponto: levante a pá da batedeira ou mergulhe um fouet na mistura e veja se a clara forma um “bico” na ponta, sem cair. Chegando nesse ponto, páre de bater.
5. Misture rapidamente um terço das claras à mistura de chocolate. O restante, incorpore delicadamente, tomando cuidado para não perder o volume proporcionado pelo ar das cladas.
6. Distribua a musse em potinhos ou numa vasilha, cubra com filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 6 horas antes de servir.
* O café pode ser substituído por água ou algum licor.
Oi Marina,
Vim retribuir sua carinhosa visita ao Simples Assim e me deparei com essa deliciosa receita de mousse.Vou experimentar.
Já me tornei fã do seu blog e não tive como não linka-lo ao meu.
Vamos nos visitando por essa incrível blogosfera.
Bj,
Lylia
Obrigada Lylia! Quando fizer a mousse volta pra contar!
beijoca
Passo mal com essa mousse (de tanto comer).
Quando experimentei o mouse pensei que ele era do outro mundo, e olha eu não sou fã de chocolate. As fotos também estão lindas. bjos