Yes, but no + semifreddo de morango

O tumblr Yes, but no brinca com diversos esteriótipos que temos dos outros e o que presumimos ser verdade de acordo com alguma característica de um grupo, pessoa ou situação.

A verdade é que todo mundo na vida já “esteriotipou” e foi “esteriotipado”. E é interessante esse exercício de pensar em nossos póprios “yes, but no”, como eu fiz:

Sim, eu danço balé.
Não, eu não consigo fazer abertura.

Sim, eu sou brasileira.
Não, eu não entendo de futebol.

Sim, eu sou jornalista.
Não, eu não tenho vontade de trabalhar na Globo.

Sim, eu navego horas na internet.
Não, isso não quer dizer que estou “deixando de viver a vida”.

Sim, é inverno.
Não, isso não significa que não posso tomar sorvete.

***

Semifreddo de morango
Semifreddo vem do italiano“semi gelado”, já que sua textura é de uma mousse congelada. Este foi o primeiro que fiz e achei incrivelmente saboroso – o creme é doce na medida certa e o purê de morangos dá um azedinho delicioso. Apesar de ter várias etapas, elas não são complicadas. É o tipo de sobremesa para impressionar a sogra, hein!


Receita levemente adaptada daqui.

Ingredientes

Para o creme de ovos:

– 3 ovos
– 2 gemas (“Ai Marina, mas o que eu vou fazer com essas claras que sobraram?” – Você pode congelá-las ou quem sabe fazer suspiros.)
– 1 colher de sobremesa de baunilha
– Uma xícara de açúcar

Para o chantilly:

– 500 ml de creme de leite fresco e gelado

Para o purê de morangos:

– 600 gramas de morangos
– 2 colheres de sopa de açúcar

Como faz

1. Coloque numa vasilha grande os ovos, as gemas, o açúcar e a baunilha. No fogão, prepare uma panela media, com cerca de três dedos de água dentro, e ponha a vasilha em cima. A vasilha deve ficar apoiada nas bordas da panela, sem tocar a água, como nessa foto.

2. Ligue o fogo médio. Com uma batedeira elétrica manual, bata o creme sem parar – sem parar mesmo! – por uns seis a oito minutos, até ele aumentar muito o volume e formar uma massa leve e clarinha.

3. Retire a vasilha do banho-maria e continue batendo até o creme estar à temperatura ambiente, mais uns 7 minutos. Reserve.

4. Na vasilha da batedeira, bata o creme de leite fresco. Para que ele alcance o ponto de chantilly mais facilmente, é importante que esteja bem gelado – então, quando comprá-lo, deixe-o na geladeira por algumas horas. Comece a bater na velocidade baixa e vá aumentando na medida em que o creme engrossar. O ponto certo é quando o creme está firme, ou seja, você levanta as pás da batedeira e ele não cai. Logo que atingir este ponto, páre de bater. Se o chantilly for batido demais, ele vira manteiga!

5. Misture delicadamente o chantilly e o creme de ovos e despeje-o em um recipente. (Eu dividi o meu em dois, porque levei um deles para um jantar. Por isso na foto ele parece pequeno).

6. Leve o recipiente ao freezer. É importante que a mistura firme um pouco antes de você misturar o purê de morangos. Se não, como o purê é mais pesado, ele irá direto para o fundo e não será possivel fazer os desenhos que você vê na foto.

7. Agora o purê de morangos: lave os morangos e depois corte os cabinhos. Não lave com os cabos já cortados, ou então eles ficaram encharcados. Coloque os morangos na vasilha do processador ou liquidificador, adicione as duas colheres de açúcar e processe até formar uma calda.

8. Cheque se a mistura que foi ao freezer está firme. Se achar necessário, entorne um pouquinho da calda de morangos em cima do recipiente e teste se ela irá para o fundo. Se já estiver ok, com cuidado, vá entornado o purê de morangos por toda a superfície do creme. Pegue uma faquinha e, com ela em pé, faça desenhos circulares, misturando a calda ao creme.

9. Leve ao freezer por no mínimo 6 horas. Retire do freezer e ponha na geladeira por cerca de 40 minutos minutos antes de servir.

10. Para ser conservado melhor no freezer,  o semi-freddo deve ser guardado em um pote bem fechado.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Flávia Dorado disse:

    Pode confessar amiga, você fazia abertura sim! Mas é claro que isso já faz algum tempo…rs.

    • marina maria disse:

      “Algum” não, muito!! Nem me lembro mais. E acho que a total sempre foi só com a direita. rsrs

  2. Lylia disse:

    Oi Marina,
    Também sou jornalista e adoro me aventurar pela cozinha.
    Gostei muito do seu blog.Sucesso!
    Bj,
    Lylia

    • marina maria disse:

      Ei Lylia, obrigada pela visita! Volte sempre!

      • Lylia disse:

        Oi Marina,
        Tentei responder no meu blog e não consegui ,então vai aí uma dica sobre o gosto de alho.
        Para não ficar com gosto de alho você pode diminuir a quantidade.OUtra dica que aprendi é refogar o alho, antes no azeite, e misturar depois. Assim, o gosto de alho não fica tão acentuado.
        Espero que dessa vez dê certo.
        Bj,
        Lylia

  1. 15 de julho de 2011

    […] não há nenhum pedacinho de casca ou de gema nas claras. As gemas que sobrarem você pode usar no Semifreddo de Morango ou até incrementar um omelete ou ovo […]