Muttar Paneer (refogado de ervilha e tomate com queijo grelhado)

Casa é relacionamento; então, nunca está pronta. A gente vai descobrindo os cômodos aos poucos, preenchendo as paredes, esvaziando as gavetas. Encontrando a porta que não fecha direito e a janela onde venta no final da tarde.

Na cozinha ainda sem armários, estou procurando jeitos de organizar as panelas, tigelas, utensílios. Me lembro de como era cozinhar ali durante a obra, quando o chão não estava pronto. E sei que um dia, quando houver lugar certo para guardar cada coisa, vou lembrar de como era cozinhar ainda sem ter portas e prateleiras.

A reforma me mostrou que há um lado nosso que quer se adaptar às situações – é só a gente deixar. Na hora de cozinhar, isso aparece toda hora: se não tem leite para o bolo, vai de iogurte. Se a receita pede molho de tomate, mas só tem tomate fresco, substitui. Se não dá pra cozinhar no fogão, aprende a fazer tudo no forninho – eu descobri até como ferver água no forno.

Nem sempre as adaptações funcionam, é verdade, mas isso não é o mais importante: o que vale é aquele sentimento bom de quando a gente percebe que consegue se virar. Que o mundo pode mandar a bola no fundo da quadra, mas vamos aprender a esticar mais o braço pra conseguir rebater (olha eu, em clima de Olimpíadas). A cabeça até resiste quando aparece uma limitação, mas nosso instinto sempre quer se adaptar. Taí a evolução que não me deixa mentir.

Por aqui, vou honrando Darwin, usando ervilha enquanto o preço do feijão não abaixa e vivendo numa cozinha cheia de caixas e sem armários, mas com o mesmo amor de sempre.

***

matar paneer-3 matar paneer-4
Muttar Paneer (refogado de ervilha e tomate com queijo grelhado)

O toque do queijo grelhado por cima é a parte mais gostosa dessa receita indiana, que, na sua versão original, leva um queijo chamado paneer. Mas o pulo do gato mesmo é esse refogado de ervilha, tomates e especiarias, que dá pra servir com carne, vira molho de massa, pode ser servido com torradinhas…

Levemente adaptado do livro Feasts, da Nigella

Rende 4 porções

Ingredientes

250g de queijo coalho (cerca de 6 palitos)
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola média picada
2 dentes de alho picadinhos
1 pedaço de cerca de 2 cm de gengibre descascado e picado ou ralado
1 colher (chá) de curry em pó
1 colher (chá) de açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó
350g (cerca de duas xícaras) de ervilha congelada
2 tomates frescos bem maduros picadinhos
½ colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de água

Como fazer

1. Retire os palitos do queijo (se houver) e corte cada um em cubos.

2. Aqueça uma frigideira no fogo alto e coloque os pedaços de queijo para grelhar. Vá virando, com ajuda de uma pinça, até dourar os quatro lados. Transfira para um prato forrado com papel toalha.

3. Na mesma frigideira, aqueça o óleo. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Adicione o alho, mexa apenas até ele soltar o perfume e acrescente o gengibre, o curry e o açafrão-da-terra, mexendo sempre. Coloque o tomate picado e o sal e mexa por mais dois minutos ou até o tomate ficar macio.

4. Acrescente a ervilha congelada e a água e deixe no fogo, mexendo de vez em quando, até reduzir e virar um molho suculento. Experimente para acertar o tempero e sirva com o queijo grelhado salpicado por cima – é perfeito com arroz integral.

6 Resultados

  1. Oi venho sempre bisbilhotar suas receitas e ontem criei coragem passei no supermercado e comprei tudo . Menina que coisa gostosa e rapida de fazer. Fiz com arroz integral que ja é top aqui em casa. Marido comeu e repetiu. Fique mega feliz obrigado por compartilhar.
    um beijo da Eliane.

  2. Monica Hering disse:

    Concordo com cada vírgula!!! Os últimos 2 anos da minha vida foram um exercício de adaptação “master” com a mudança para o Maranhão… Nem sequer trouxe minhas tigelas e panelas! Tive que aprender a me virar com muito pouco e com ingredientes bem diferentes. Hoje posso dizer que superar as dificuldades me ajudou a crescer… bastante! Adoro seus textos…Bjs

    • Marina Maria disse:

      É isso aí, Mônica, minha mãe sempre me diz que “carro apertado é que anda” rsrs. E me desculpe pela demora em responder seu comentário, tive um problema no plugin de comentários do WordPress; ele mandou um monte de comentário que não eram spam para a caixa de spam e eu só descobri agora. :/

  1. 24 de maio de 2017

    […] que leva ervilha congelada (mais fácil impossível) e suja uma panela só. Veja aqui a […]

  2. 24 de maio de 2017

    […] saboroso que leva ervilha congelada (mais fácil impossível) e suja uma panela só. Veja aqui a […]

Comente!