Estrogonofe de frango na cerveja de trigo

Eu admito. Assim como desejei ser da turma dos meninos que tocavam violão no recreio e dos colegas de faculdade que faziam cinema, eu queria ser da galera da cerveja. Queria participar desse rolê artesanal, entender os diferentes tipos, as harmonizações e tal. Diferente do vinho, a cerveja parece tão mais informal e divertida. Meu problema é só um: eu não gosto muito da bebida. Quer dizer, já que estamos sendo sinceros aqui, eu não gosto nadinha, mas tenho medo de dizer isso em voz alta e receber olhares de reprovação.

Pelo menos sempre foi isso que achei. Experimentei várias cervejas ao longo dos anos, buscando uma nova chance de gostar, todas as vezes sem sucesso. Tudo mudou no domingo passado, quando provei uma cerveja de trigo pela primeira vez e… *pausa dramática*… amei! Não sei se era a marca ou se meu paladar mudou ou se é porque trigo é realmente uma coisa maravilhosa. Eu comprei os ingredientes pra fazer esse estrogonofe pensando que, se o experimento não fosse bem-sucedido, poderia dar algum outro destino pra a bebida. No final das contas, quase me arrependi de ter usado parte dela no molho. Mas foi só quase mesmo. O estrogonofe ficou uma delícia e nem sei qual dos dois sumiu da mesa mais rápido: a panela ou a garrafa.

***

estrogonofe-de-frango-na-cerveja-de-trigo-4 estrogonofe-de-frango-na-cerveja-de-trigo-3

Estrogonofe de frango na cerveja de trigo

Quem me deu a dica de usar cerveja no estrogonofe foi minha amiga Mayra, a maior especialista em carnes que eu conheço. A base dela é bem clássica, mas o uso da cerveja dá um sabor diferente (dá pra sentir um amarguinho láááá no fundo), além de amaciar o frango. 

Serve duas pessoas

Ingredientes

– 300g de peito de frango cortado em cubos
– 2 dentes de alho amassados
– 1 ½ colher (chá) de páprica (usei a do tipo defumada, escolha a que preferir)
– 2 colheres (sopa) de azeite
– ½ colher (sopa) de manteiga
– ½ cebola grande picada
– ½ colher (sopa) de farinha de trigo
– ½  xícara de cerveja de trigo
– ½ colher (sopa) de mostarda dijon
– 1 colher (sopa) de catchup
– ½ colher (chá) de molho inglês
– 200g de creme de leite fresco ou de caixinha
– Sal, noz-moscada ralada e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
– Salsinha fresca picada para finalizar

Como fazer

1. Coloque os pedaços de frango em um tigela e junte o alho, a páprica, 1 colher de sopa de azeite e um pouco de sal. Misture bem e deixe descansar por pelo menos 15 minutos ou até uma hora.

2. Em uma panela média, aqueça o restante do azeite e a manteiga. Acrescente a cebola à frigideira e refogue até ficar macia. NAdicione os cubos de frango e mexa por alguns minutos, apenas até perder a cor de “cru”. Salpique a farinha de trigo por cima e misture por alguns segundos.

3. Adicione a cerveja e use uma colher de pau ou espátula para ir raspando o fundo da panela. Mexa de vez em quando e deixe no fogo até que a o líquido seque quase completamente, ficando só um caldinho no fundo.

4. Junte a mostarda, o catchup, o molho inglês e creme de leite, misture bem e deixe engrossar um pouco. Tempere com uma pitada sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada, prove para acertar o tempero e retire do fogo. Salpique a salsinha por cima e sirva.

 

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Andreia disse:

    Sera meu almoço de sabado tambem. Obrigada por compartilhar tanta lindeza….

    • Marina Maria disse:

      Obrigada você pelo carinho, Andreia! Depois volta pra me contar o que achou. =)

      • Andreia disse:

        A receita é maravilhosa e já fiz várias vezes. Hoje fiz com cereveja comum. Ficou bom mas não tanto..heheh.. obrigada

        • Marina Maria disse:

          Ei Andreia, desculpe a demora para responder seu comentário, mas tive um problema no WordPress e ele acabou filtrando alguns comentários de forma errada. Eu também já fiz com cerveja comum e confesso que não achei que ia sentir tanta diferença, mas senti! hehe. O trigo realmente dá um toque especial, né? Um beijo!

  2. Aline disse:

    Suas fotos… Ah, as suas fotos.
    Estrogonoff é uma coisa tão delícia e tão simples, que acaba passando despercebida na minha cozinha e eu quase nunca faço.
    Mas depois dessa foto… Será o almoço de sábado!

    • Marina Maria disse:

      Fico tão feliz quando gostam das fotos, Aline! Pra mim é a parte mais desafiadora do blog. Ainda bem que elas estão fazendo jus ao estrogonofe, porque realmente ficou bom demais! rsrs. Um beijo!

  1. 17 de abril de 2015

    […] dia rendeu um post e uma esperança de entrar pra turma mais legal dos últimos tempos: a galera da cerveja […]

  2. 10 de junho de 2015

    […] Estrogonofe de frango na cerveja de trigo […]