Leite de avelã com chocolate

Há algumas semanas o Youtube me recomendou um vídeo chamado “Você tem fome de que?”, da Flávia Calina. Eu nunca tinha ouvido falar dela – só depois descobri que ela é uma youtuber brasileira que mora nos Estados Unidos e tem milhares de inscritos no canal. No vídeo, ela fala de seu processo de emagrecimento (valeu pela indireta, Youtube) e de como muitas vezes somos comedores emotivos, ou seja, nos alimentamos impulsionados por sentimentos e não pela necessidade biológica de ingerir comida. É a diferença entre a fome e a vontade de comer.

A Flávia cita como exemplo a relação afetiva que ela tem com leite achocolatado e farinha láctea. Enquanto ouvia ela falar, fiz uma lista mental de comidas que busco para aplacar minha fome emocional. Inclusive, como ela, também já senti isso por leite com chocolate, especificamente por Toddynho. Durante muitos anos, para aguentar um dia que seria difícil no trabalho ou na faculdade, meu café da manhã era um pão de queijo e uma caixa da bebida bem geladinha.

Eu nunca serei como as pessoas que se alimentam apenas com um fim nutricional (aliás: essas pessoas existem? Quem são? Onde vivem?). A comida tem um papel muito maior na minha vida, carrega memórias importantes, aprofunda meus laços sociais e familiares, participa de comemorações, conforta. O problema, eu acho, é quando essa fome emocional toma conta da gente. Um chocolate pode ter sim o poder de nos acalmar um pouco, de fazer sorrir, mas é só. Ele não resolve nada, não preenche nada. É só um abraço – não um antídoto. E às vezes é tão difícil entender isso, né?

***

leite de avelã e chocolate-5 leite de avelã e chocolate-6 leite de avelã e chocolate-8

Leite de avelã com chocolate

Como o preço da avelã não está muito amigo, esperei uma data especial para fazer essa receita. E nossa, ainda bem que pesou um pouquinho no bolso, senão teria isso na minha geladeira toda semana! rsrs. Eu reservei uma parte do leite pra mim e dividi o resto em garrafinhas para dar de presente. Ele é tão saboroso que apenas alguns goles são suficientes para satisfazer.

Adaptado daqui

Rende cerca de 1 litro

Ingredientes

– 300 gramas de avelãs
– 150 gramas de chocolate ao leite picado
– 3 ½  xícaras (chá) de água filtrada (além da água para deixar de molho)
– 1 pitada sal
– ½ colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 180 graus. Espalhe as avelãs em uma assadeira e leve para assar. Depois de 10 minutos, dê uma mexida para que assem por igual e deixe por mais 5 minutos ou até que que fiquem douradas, perfumadas e com a pele rachada.

2. Coloque as avelãs tostadas em um pano de prato limpo, feche como uma trouxa e esfregue umas nas outras para soltar o excesso de pele. Não se preocupe se a pele não sair completamente.

3. Quando as avelãs estiverem frias, coloque em uma tigela e cubra com água filtrada. Tampe e deixe de molho em temperatura ambiente no mínimo de um dia para o outro (não tem problema ficar mais tempo, só não deixe passar de dois dias).

4. Escorra as avelãs, descartando a água do molho, e passe por água corrente. Transfira para o liquidificador com as 3 ½ xícaras de água e bata por cerca de 3 minutos. Se o seu liquidificador esquentar, vá fazendo intervalos para que ele não queime.

5. Coloque uma peneira forrada com um pano de prato limpo sobre uma tigela. Despeje a avelã batida com água e deixe coar, misturando com uma colher para ajudar a sair mais líquido. Quando sobrar apenas sólidos, faça uma trouxa com o pano e aperte para sair o restante de líquido.

montagem leite de avela com chocolate

6. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Vá acrescentando o leite, uma colher de cada vez, misturando até ficar homogêneo (se o chocolate endurecer, ajude com as costas da colher para que ele dissolva ou volte para o micro-ondas/banho-maria por apenas alguns segundos). Depois de completar uma xícara, entorne o restante e continue misturando.

7. Leve à geladeira e sirva gelado. Dizem que o leite dura até uma semana, mas aqui em casa foi consumido bem antes disso. 😉

Dicas

– Você pode utilizar qualquer tipo de chocolate que quiser para essa receita, inclusive o sem lactose. Se optar pelo meio amargo ou amargo, talvez seja preciso adicionar um pouquinho de açúcar para que o leite fique mais saboroso.
– Se quiser um leite mais cremoso e com mais gosto de chocolate, aumente a quantidade de chocolate picado para até 200 gramas.
– Não jogue fora a massa de avelã que sobra no pano de prato. Eu espalhei em uma assadeira e levei ao forno bem baixinho, apenas para secar. Depois bati no liquidificador até virar uma farinha, que pode virar ingrediente de algum bolo ou biscoito ou até mesmo de granola. Algumas pessoas dizem que é possível bater essa massa novamente com água e fazer mais leite, mas eu não tentei.
– Para fazer uma versão “chocolate quente”, esquente o leite apenas até formarem pequenas bolhas. Não deixe ferver ou ele pode se separar.

4 Resultados

  1. Alan Alves disse:

    Super curti!
    Esse “leite” se for utilizado em receitas que precisam esquentar muito, será que fica ruim?
    Esperando novidades de páscoa!
    Forte abraço.

    • Marina Maria disse:

      Oi Alan! Não poderia dizer com certeza porque nunca testei, mas no post da receita original vi comentários de pessoas que usaram o leite em bolos e outras preparações. Mas na verdade, acho ele tão, mas tão bom, que merece ser tomado puro! rsrs. Um abraço!

  2. Erica disse:

    Ai, ai!!! Este especial de Páscoa está me tentando…

Comente!