LInguiça assada com tomate, cebola e batata

Essa semana ganhei uma das melhores linguiças que já comi, trazida de Oliveira, cidade natal da minha sogra. Enquanto pensava no que cozinharia com ela, lembrei de como passei muito tempo achando que existiam linguiças “falsas” e “verdadeiras”. Explico: quando me bateu a dúvida do que era uma linguiça, lá pros seis anos, minha prima, uma espécie de Google particular da época, explicou que era uma parte do intestino do porco. Como eu não tinha ideia do que era “intestino” naquela idade, absorvi apenas que era algo do porquinho, o mesmo que dava bacon e lombo, então tava tudo bem.

Alguns anos depois, eu vi na televisão uma mulher fazendo a linguiça com o moedor, a carne, os temperos e a tripa. Na minha cabeça, ela estava criando uma linguiça de mentira,  tentando imitar o formato do intestino. Segui durante muitos anos achando então que existiam linguiças de verdade e de mentira e, pra ser sincera, nem lembro quando parei de acreditar nisso. Afinal, enquanto a gente cresce, descobrimos tantas vezes que fomos enganados por adultos que nem é possível registrar tudo na memória. Pelo menos a experiência não me traumatizou: continuei apaixonada por linguiça. Mas até hoje, quando olho pra uma, penso “isso parece mesmo um intestino falso…”

***

linguica-assada-batata-cebola-tomate-des-3

linguica-assada-batata-cebola-tomate-des-2

Linguiça assada com tomate, cebola e batata

Essa receita é generosa e recebe bem vários ingredientes. Dá pra acrescentar pimentões em tiras, trocar a batata comum por doce, incluir cenouras, usar manjericão no lugar do alecrim… Gosto muito de fazer para o jantar: a preparação é rápida e, enquanto está no forno, dá tempo de tomar banho, por um pijama confortável e, quem sabe, até abrir um vinho.

Serve duas pessoas

Ingredientes

250g de linguiça fresca
2 batatas pequenas
2 tomates pequenos
½ cebola roxa
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de azeite
Um punhado de folhas de manjericão
Sal e pimenta moída na hora a gosto

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 200 graus e separe uma assadeira grande.

2. Corte os tomates em gomos, as batatas em cubos e a cebola em tiras. Descasque os dentes de alho.

3. Coloque as batatas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, conte cinco minutos e escorra.

4. Enquanto a batata esfria, aqueça uma colher de azeite em uma frigideira no fogo alto e doure a linguiça de todos os lados (não é para cozinhar a linguiça, só dar uma “corzinha” pra ela mesmo).

5. Coloque a cebola, as batatas, os tomates e os dentes de alho  na assadeira.  Tempere com a outra colher de azeite, o vinagre balsâmico, sal e pimenta. Mexa delicadamente com as mãos para distribuir o tempero uniformemente e espalhe os vegetais em uma camada só. Arrume a linguiça entre eles e leve ao forno.

6. Asse por cerca de 45 minutos ou até que as batatas estejam douradas e a linguiça completamente cozida. Rasque as folhas de manjericão por cima e sirva em seguida.

 

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Kemilly disse:

    Estou fazendo agora … espero que de certo rs

  2. Elizete Fagundes disse:

    Estou fazendo…muita e expectativa para saber a opinião da família. obrigada pela receita.

  3. Luciana C. disse:

    Vai ser meu almoço de hoje. Ganhei uma linguiça de alho e estava pensando no que fazer com ela e coincidentemente entrei aqui! 🙂

  1. 12 de fevereiro de 2015

    […] esta receita eu encontrei por acaso. Coincidentemente (ou não), recebi a atualização do blog Sal de Bolinha, da Marina Maria, com esta sugestão. Óbvio que não perdi tempo e, como já tinha os outros […]