Almôndegas de frango assadas

As melhores coisas do mundo são redondas. Nem precisa ir até Platão, que defendia o círculo como a forma perfeita, pra entender essa teoria. Vou me ater apenas aos itens comestíveis: não é à toa que a pizza é redonda. E o hambúrguer. E o brigadeiro, o pão de queijo, o cheesecake, o pudim, a panqueca, o bolinho de chuva… e a almôndega.

Sempre que faço almôndegas, penso na primeira pessoa que olhou para um monte de carne moída e cogitou: e se eu fizesse um bolinho? Me parece coisa de romanos – ou egípcios. Não acho mesmo que foi uma questão de “sem-querência”, alguém que sem querer formou um bolinho e cozinhou. Hoje em dia parece óbvio fazer esferas de comida, mas naquele tempo devem ter tido várias outras tentativas de formatos, até alguém descobrir que bolinhas eram a melhor opção: não só faziam a massa render mais como eram mais fáceis de cozinhar.

Milhares de anos depois, cá estou eu, também fazendo testes com almôndegas. Depois de várias receitas, descobri que é melhor preparar as menores na frigideira, pois elas cozinham rápido e ganham uma casquinha crocante. Já as maiores, ficam mais tenras e suculentas quando feitas no forno, como é o caso dessas de frango.

Na primeira garfada, você vai concordar comigo que a almôndega foi resultado de cabeças pensantes. É um treco gostoso demais pra ter sido inventado numa coincidência.

almôndega de frango assada

almôndega de frango assada-5

almôndega de frango assada-6
***

Almôndegas de frango assadas

O truque dessa receita é o catchup, usado na massa e numa misturinha que é pincelada em cada almôndega antes de levar ao formo. Se você não encontrar frango moído no seu açougue (como eu), dá pra quebrar o galho com um processador: é só usar o peito de frango limpo (sem gordura ou nervo) e pulsar até ficar bem triturado, tomando cuidado para não bater demais, senão vira maçaroca.

Ingredientes

450 gramas de peito de frango moído
2 fatias de pão de forma sem casca partidas em pedacinhos
⅓ de xícara (chá) de leite
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de azeite
1 ovo grande levemente batido
1 colher (sopa) de catchup
Raspas de ½ limão pequeno
3 colheres (sopa) de salsinha bem picadinha
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de pimenta moída na mora

Para pincelar:

1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de catchup

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 200 graus. Misture os pedaços de pão e o leite em uma tigelinha, deixando o pão encharcar por alguns minutos.

2. Aqueça uma frigideira no fogo médio e adicione o azeite. Refogue a cebola até ficar macia, adicione o alho e mexa até perfumar. Deixe esfriar um pouco.

3. Aperte os pedaços de pão para retirar o excesso de leite e coloque em uma tigela junto com o frango moído, o refogado de cebola e alho, o ovo, 1 colher (sopa) de catchup, as raspas de limão, a salsinha picada, o sal e a pimenta. Misture delicadamente até ficar homogêneo, mexendo o mínimo possível – quando trabalhamos demais a massa da almôndega, ela pode ficar dura.

4. Para saber se o tempero está correto, faça uma “almôndega-teste”: forme uma bolinha bem pequena, achate e cozinhe na frigideira. Prove e, se necessário, acerte o tempero na massa.

5. Unte levemente o fundo de uma assadeira e suas mãos com um pouco de azeite. Modele 12 almôndegas e coloque na assadeira com espaço entre elas. Misture o azeite com o catchup e pincele por cima de cada uma.

6. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que estejam totalmente assadas, mas ainda úmidas e macias.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Juliana disse:

    Affe, to querendo fazer almôndegas de frango tem tanto tempo… e você me vem com essa foto maravilhosa. Barrigas roncam agora. D:

  2. Tarcizio disse:

    Hummm,isto com uma cerveja gelada deve sê bão demais!!!!

Comente!