Chup-chup (ou geladinho, ou sacolé) de melancia, manjericão e água de coco

Dez balas de maçã verde, um pão de sal ou um chup-chup era o que dava pra comprar em meados dos anos 90 com dez centavos. Isso se você comprasse o chup-chup na minha casa: o Fernando, que morava no outro quarteirão, vendia os dele por quinze.

Quem começou com essa história de comércio de chup-chup foi o Matheus, meu irmão, quando tinha uns 8 anos. Junto com minha mãe ou com a Edna, nossa empregada da época, ele fazia os sucos tipo “tang”, enchia os saquinhos e ajudava na venda. Como morávamos em frente a uma escola, bastou colocar uma plaquinha pendurada na grade pra chover de alunos no dia seguinte, gritando “dois de laranja!”, “um de pêssego!”. No fim do dia, Matheus contava as moedinhas e guardava num potinho. E com uma ironia que só percebo agora, o lucro era usado na compra de picolés – ou seja, ele vendia um gelado pra comprar outro.

Nas férias daquele ano fomos para Prado, na Bahia, e descobrimos que lá o chup-chup chamava geladinho, custava 20 centavos e tinha versões feitas com leite, como o de chocolate e o de coco. A pesquisa de mercado foi aplicada na volta pra casa e os sabores cremosos, vendidos mais caro, fizeram sucesso no início das aulas.

A empolgação com o negócio durou um verão inteiro e metade de um outono. Não sei se o frio afastou os clientes ou se meu irmão simplesmente perdeu interesse. Talvez fosse muito cedo pra dar valor à independência financeira. Pelo menos enquanto houvesse um pai contente em fornecer moedas para os frutillys e tablitos.

chup-chup de melancia, água de coco e manjeericão-7

chup-chup de melancia, água de coco e manjeericão

chup-chup de melancia, água de coco e manjeericão-5

***

Chup-chup (ou geladinho, ou sacolé) de melancia, manjericão e água de coco

Não sei por que fazer chup-chup em casa deixou de ser algo comum, já que é tão simples e salva a gente naqueles dias escaldantes de verão. Essa versão com melancia e manjericão é bem refrescante e funciona também como suco.

Rendimento: 10 chup-chups

Ingredientes

1 pedaço de cerca de 2kg de melancia
2 xícaras (chá) de água de coco
Suco de um limão
20 folhinhas de manjericão

Preparo

1. Tire a casca e as sementes da melancia. Corte a polpa em pedaços grandes.

2. Coloque a melancia, a água de coco, o limão e o manjericão no liquidificador. Bata por alguns minutos, até virar um suco homogêneo. Experimente para acertar o sabor – eu nunca acho que precisa de açúcar, mas você pode adoçar, se quiser.

3. Passe o líquido por uma peneira em um jarra grande. Com ajuda de um funil, preencha os saquinhos de chup-chup.

4. Leve ao freezer até congelar – e mantenha um estoque para os dias quentes.

2 Resultados

  1. Ju disse:

    Marina!! Adoro sacole!! Teve uma vez qq fui p ilha grande (tinha uns 16 anos) e acho q vivi a base se sacole!! Voltei la agora (10 anos depois) e matei a saudade do – agora be, inflacionado – sacole!!
    Duas perguntas!! Que saquinho é esse q vc usa? Onde arrumo desse? E como sera q faz o de coco hein? Leite de coco, coco e leite condensado? Hum… To sonhanho com um! 🙂

    • marinamaria disse:

      Oi Ju! O saquinho eu comprei numa dessas lojas que vende embalagens, sabe? Tipo prato e copo descartável. Aqui em BH tem várias no Mercado Central. Eu não me lembro muito bem como a gente fazia o coco, mas acho que tinha leite, leite de coco e um pouquinho de coco ralado (que ficava sempre acumulado no final rsrs). Acho que você pode ir testante as quantidades, adoçando se preciso. Um beijo!

Comente!