Batata-doce crocante com curry

Já vou começar o post logo de cara dizendo: isso não é uma receita “fit”. A pobre da batata-doce tem muito mais a oferecer do que ser um carboidrato de baixo índice glicêmico. Admito que a primeira vez que escolhi esse tubérculo no mercado foi porque a nutricionista recomendou, mas hoje em dia gosto mais dela do que da batata comum.

Aliás, acho que a gente não precisa endeusar nem rejeitar esses alimentos da moda só por estarem em todas as revistas de dieta. Em alguns casos, realmente acho que a versão mais saudável também é mais gostosa: prefiro macarrão integral e mel no lugar de açúcar, por exemplo. O problema é quando se leva essa história de alimentos “fit”meio a sério demais e a coisa fica sem limite. Daí surgem receitas tipo “bombom de batata-doce com chocolate” e “coxinha de tofupiry assada”.

Eu até entendo quem vai lá todo esperançoso fazer um brigadeiro de whey, querendo comer o docinho com a consciência mais tranquila. Infelizmente, a gente é muitas vezes movido pela culpa mesmo. O problema é que não vai adiantar: o brigadeiro tem o seu lugar; o whey também. E aí, quando alguém cisma de misturar, vira “festa estranha com gente esquisita”. Nessas festas, ninguém se diverte. Então pra que sair de casa?

batata doce crocante com curry

batata doce crocante com curry-2

batata doce crocante com curry-3

***

Batata-doce crocante com curry

O mais interessante dessa receita não são os ingredientes: é a técnica de preparo. Com ela, você pode usar outros tipos de batata, cortar em pedaços maiores ou menores e variar o tempero. O resultado é sempre o mesmo: batatas crocantes por fora e macias por dentro.

Serve duas pessoas

Ingredientes

Para as batatas

500 gramas de batata-doce (cerca de duas batatas grandes)
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de farinha de trigo
¼ de xícara de azeite

Para a mistura de curry

½ colher (chá) de curry em pó
½ colher (chá) de sal
¼ de colher (chá) de canela
⅛ de colher de chá de pimenta caiena
1 dente de alho amassado

Preparo

1. Ligue o forno em 220 graus e coloque uma assadeira pesada, do tamanho suficiente para acomodar as batatas numa camada só, para aquecer junto com o forno.

2. Misture todos o azeite e os ingredientes do curry em um tigelinha. Você pode também usar só o azeite puro, se quiser um tempero mais neutro nas batatas.

3. Lave as batatas e parta cada em uma quatro, na longitudinal. Corte cada pedaço em quatro novamente.

4. Coloque as batatas numa panela, cubra com água, acrescente o sal e leve ao fogo alto.

5. Quando ferver, diminua o fogo e coloque o timer para contar 2 minutos. Enquanto isso, retire (com cuidado!!!) a assadeira quente do forno e entorne nela o azeite temperado. Volte para o forno para aquecer o azeite.

6. Assim que o timer apitar, retire as batatas do fogo e passe para um escorredor. Dê uma sacudida pra “machucar” um pouco as batatas. Salpique a farinha de trigo e sacuda novamente para distribuí-la uniformemente pelos pedaços.

7. Retire a assadeira do forno, entorne as batatas e mexa delicadamente com uma colher, fazendo com que todos os pedaços fiquem cobertos pelo azeite. Espalhe as batatas numa camada só, deixando um pouco de espaço entre um pedaço e outro, e volte para o forno.

8. Asse por 15 minutos e vire as batatas do outro lado. Asse por mais 15 ou até que fiquem bem douradas. Espere esfriar e sirva.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Juliana disse:

    Segunda receita sua que fiz, primeiro foi o melhor bolo de chocolate do mundo… ah! E também fiz o melhor Brownie de cacau rsrsrs. Então já são três! Voltando para as batatas, eu me atrapalhei um pouco para fazê-las e elas não ficaram bonitas como as suas, porém ficou D e l í c i a!!! Até meu marido que não curte batata doce comeu e gostou rsrs.

    • marinamaria disse:

      Estou amando acompanhar as receitas que você está fazendo, Ju! Olha, eu confesso que por ter várias etapas, essa receita da batata pode confundir mesmo. Mas na próxima vez que você tentar, já vai estar craque. E vale a pena, né? =)

  2. ahahhahahha ri demais do texto. Lindo blog 🙂
    Parabéns .<3

Comente!