Passo a passo – Granola caseira

Por que fazer granola em casa? Me fiz essa pergunta quando vi esse post no Buzzfeed.

O texto diz que é mais barato, saudável e gostoso, além de ser muito simples de fazer. Resolvi testar em casa e vi que parte do mais barato depende bastante do tipo de granola que você compra e dos ingredientes que escolhe pra fazer em casa. Com relação a ser mais saudável é verdade: se formos checar a lista de ingredientes das granolas prontas, a grande maioria tem açúcar como o segundo ingrediente, ou seja, está em maior quantidade do que as castanhas e as sementes. Além disso, nessa granola eu uso menos açúcar e óleo do que a maioria receitas que pesquisei na internet, sem que isso interfira no sabor ou na textura dela depois de pronta.

Agora, a parte mais verdadeira dessa história é que é mesmo mais gostosa, principalmente porque você pode customizar a mistura com seus ingredientes favoritos.

Eu fiz alguns testes antes de postar esse passo a passo, experimentando principalmente tipos diferentes de açúcar e óleo. É o que recomendo que você faça, inclusive mexendo nas quantidades, até que chegue no seu tipo de granola ideal.

granola passo a passo-8

Rendimento: cerca de 1 kg, dependendo dos ingredientes que você incluir

INGREDIENTES

– BÁSICOS

1. Aveia em flocos – 3 xícaras

Não use a do tipo instantânea e procure a de flocos grandes, pois ela dá um resultado mais crocante. No artigo do Buzzfeed eles sugerem usar também centeio ou cevada em flocos, ou até algumas colheres de quinoa crua misturada à aveia, mas não experimentei essas opções.

2. Castanhas – 1 xícara

Acho que a mistura de dois ou mais tipos deixa a granola mais saborosa. Minha combinação favorita é castanha de caju e do Pará, picadas grosseiramente para que fiquem num tamanho mais fácil de comer. Importante: se você comprou a castanha já tostada, misture só depois da granola pronta ou ela pode ficar amarga no forno.

3. Açúcar, mel ou xarope de bordo – ½ xícara (8 colheres de sopa)

Mel, xarope de bordo (maple syrup) ou açúcar mascavo são as melhores opções para adoçar a granola. Dá também pra misturar os três e é o que eu costumo fazer: 2 colheres de açúcar, 2 de mel e 4 de xarope de bordo. Se você quer a granola mesmo doce, pode diminuir uma ou duas colheres, mas é importante lembrar que, quanto menos açúcar ela tem, mais soltinha fica. Só não vale usar açúcar comum: ele não dá o mesmo resultado.

4. Óleo – 3 colheres de sopa

Testei com azeite e óleo de coco. O azeite deixa um amarguinho no fundo que é interessante e o óleo de coco dá um sabor a mais. Dá pra usar também óleo de canola ou de girassol e até misturar mais de um tipo – só não use óleo de soja, que tem gosto muito forte.

5. Clara de ovo – 1 clara grande

Eu bato a clara até ela espumar e uso na mistura pra ajudar a “aglutinar” a granola. Isso significa que posso diminuir na quantidade de óleo. Se você não quiser usar a clara, adicione mais duas colheres (sopa) de óleo à quantidade sugerida.

6. Sal – 1/2  colher de chá

Não esqueça de adicionar sal, já que ele contrabalanceia a doçura da granola.

7. Outros temperos – 1/2 colher de chá

Gosto de usar canela e um pitada de noz moscada. Fica bom também com um pouquinho de cardamomo ou gengibre em pó.

granola passo a passo

– OPCIONAIS

1. Frutas secas – 1 xícara (depois de assar a granola)

As minhas preferidas são passas brancas e damasco picadinho. Gosto de hidratar as frutas antes em um pouquinho de água quente ou até no rum, quando tem em casa. Acho que deve ficar uma delícia também com frutas secas mais diferentes, como cranberry, manga ou abacaxi. Se você não quiser usar as frutas secas, aumente um pouquinho (1 ou 2 colheres) a quantidade de açúcar, já que o docinho das frutas ajuda no sabor final da granola.

2. Sementes – 1/2 xícara

Eu gosto muito de usar gérmen de trigo. O Buzzfeed sugere semente de abóbora, de girassol, de linho, painço ou gergelim.

3. Coco – 1 xícara

Use o coco em flocos grandes sem açúcar, já que o coco ralado comum é muito fino e pode queimar no forno.

4. Cacau em pó ou pedaços de chocolate amargo

Se você quiser deixar a granola com cara de sobremesa, misture ¼ de xícara (chá) de cacau em pó aos ingredientes secos antes de levar ao forno ou 1 xícara (chá) de chocolate picadinho depois que a granola estiver fria.

granola passo a passo-9

COMO FAZER

1. Preaqueça o forno a 150 graus. Se o seu forno costuma ser muito quente ou não chega nessa temperatura baixa, coloque uma colher de pau na porta do forno para deixá-la entreaberta. Forno muito quente pode queimar a granola antes de tostá-la.

2. Misture a aveia, as castanhas, o sal e os temperos numa tigela grande.

3. Adicione o açúcar, o mel ou xarope de bordo, o óleo e a clara de ovo. Misture bem, até que todos os ingredientes estejam bem distribuídos. Essa parte é bem importante: eu fico mexendo por uns três minutos.

4. Forre uma assadeira grande com papel manteiga ou alumínio e unte levemente o papel com óleo ou azeite. Espalhe a granola formando uma só camada e leve ao forno por cerca de 45 minutos. Depois de 20 minutos, tire a assadeira do forno e misture os ingredientes com uma colher grande. A granola está pronta quando fica bem cheirosa e levemente dourada. A mistura só fica crocante depois de fria, então não se preocupe com a crocância assim que sai do forno.

5. Misture as frutas secas ou os pedacinhos de chocolate (se estiver usando), deixe esfriar TOTALMENTE e transfira para um pote com tampa.

Sobre a textura da granola:

– Essa receita resulta em uma granola bem soltinha. Se você gosta dela mais pedaçuda, algumas dicas: use apenas mel ou xarope de bordo e definitivamente use a clara de ovo. Escolha uma assadeira em que a granola fique espalhada, porém sem formar uma camada muito fina e sem espaços vazios. Pressione bem o topo com uma espátula para compactar a mistura. Depois de 30 minutos de forno, retire a granola do forno e use a espátula para virar “sessões”, como se virasse uma panqueca, mexendo o mínimo possível a mistura. Depois de pronta, deixe esfriar totalmente – isso vai demorar algumas horas – e só depois tire a granola da forma, quebrando em pedaços grandes. Misture as frutas secas ou o chocolate, se estiver usando, e guarde em um pote fechado.

granola passo a passo-2

granola passo a passo-3

granola passo a passo-5

 

granola passo a passo-12

13 Resultados

  1. mari sinato disse:

    amei.coloquei siroup que trouxe do canadá.a turma adoró.especialmente netos kkkkkkkkkkkkkkkk;mari.

  2. Oi, fiz a receita hoje pela primeira vez, porém acrescentei centeio, chia, linhaça e sementes de abóbora e girassol. Ficou uma delícia.
    Obrigada por compartilhar.

  3. Nossa adorei sua receita, não sabia que tinha que ir ao forno,vou fazer e depois volto pra contar. Obrigada

  4. Ivone Vilarinho disse:

    Ainda vou começar a fazer para vender às amigas. Penso que gostarão muito.
    Grata por vc estar gerando essas coisas boas e comestiveis.bj

  5. Carmen disse:

    Obrigada por partilhar. Gostei da formar clara como vai desenvolvendo. É como a Andreia disse, parece que estamos na sua cozinha. Já fiz e adorei foi a primeira vez, vou continuar.

  6. Andreia Carvalho disse:

    Maria!!! Parabens pelo lindo trabalho, o site é lindo e vc escreve de forma que parece que a gente esta na sua cozinha.
    Eu fiz essa granola e adorei… principalmente o toque de noz moscada.
    Eu coloquei um extra..rss.. depois que tirei do forno coloquei uma xicara de chocolate 70% cacau ralado grosso. Nao mexi muito e deixei esfriar. Ficou com uns gruminhos de chocolate com granola grudada…uma delicia…
    Obrigada por compartilhar…

    • marinamaria disse:

      Andreia do céu, essa dica da granola com chocolate é incrível! Deve ter ficado muito boa… Fico feliz que tenha gostado da receita! Um beijão! 😉

  7. Nossa, estava pensando em testar esses dias! Vou fazer e dou notícias! 🙂

Comente!