Espaguete de uma panela só com molho de cebolas caramelizadas

Meu problema em cozinhar quando está muito frio nem é chegar na cozinha e picar, descascar, mexer, assar e tal. Até porque a parte difícil, que é sair debaixo das cobertas, eu teria que fazer de qualquer jeito, nem que fosse pra pagar o entregador de pizza. Depois que passo um tempão pensando se não existe mesmo um jeito de comer sem sair do quentinho, tipo encontrando um chocolate escondido na gaveta ou ligando pra alguém trazer comida pra mim, admito que a fome ganhou a briga contra a preguiça e acabo levantando.

O que realmente me faz sofrer nesses dias é imaginar minhas mãos congelando lentamente enquanto lavo a louça. É por isso que tento calcular qual comida terá o perfeito equilíbrio entre o nível de gostosura e o tanto de vasilha que vai sujar. Foi assim que, no último domingo, morrendo de frio, meio gripada e sem dinheiro para pedir delivery, me lembrei de uma receita de massa feita numa panela só.

A lembrança que eu tinha desse conceito era de um macarrão na panela de pressão que eu detestava quando criança, mas resolvi dar uma chance mesmo assim. E não sei qual foi a melhor parte: o almoço delícia e quentinho ou o fato de que depois tinha só uma panela, uma faca, uma colher, um pegador, dois pratos e dois garfos pra lavar na pia (sim, eu contei). Aí você me pergunta: mas Marina, qual o problema de ter uma panela a mais pra lavar? E eu te respondo: pra mim, qualquer 30 segundos que eu economizo embaixo da água gelada é lucro.

espaguete de uma panela so com molho de cebolas caramelizadas-3

espaguete de uma panela so com molho de cebolas caramelizadas

espaguete de uma panela so com molho de cebolas caramelizadas-2

espaguete de uma panela so com molho de cebolas caramelizadas-6

 

***

Espaguete de uma panela só com molho de cebolas caramelizadas

Essa é uma daquelas receitas que você precisa ter fé: parece que não vai funcionar; mas persevere, porque, no final das contas, vai. O molho é uma delícia e como o espaguete é cozido junto com ele, o macarrão também fica com um gostinho muito bom. Desconfio que seja o acompanhamento perfeito para um frango assado!

Levemente adaptado daqui

Serve duas pessoas

Ingredientes

– 250 gramas de espaguete (usei integral)
– 2 cebolas médias
– 2 colheres de (sopa) de azeite
– 1 colher (chá) de folhas de tomilho fresco
– 1 ½ xícara de água
– 1 xícara de caldo de frango ou legumes (usei um caseiro; se for usar o cubinho, dissolva metade nessa quantidade de água)
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto
– Ervas frescas picadas e queijo ralado para finalizar (opcional)

Como fazer

1. Descasque e fatie as cebolas em rodelas de cerca de 4 mm. Tente deixar todas na mesma espessura pois assim elas cozinham uniformemente – uma mandoline facilita bem esse trabalho. Corte as rodelas em quatro.

2. Coloque uma panela bem alta, que tenha tampa (de preferência uma espagueteira), no fogo médio. Aqueça o azeite e junte as cebolas. Mexa por cerca de um minuto e abaixe o fogo.

3. Continue mexendo as cebolas em intervalos de 2 ou 3 minutos. Quando elas começarem a pegar cor, mexa constantemente, até que fiquem totalmente douradas (aqui levou 20 minutos). Não se preocupe com o que fica grudado no fundo da panela. Junte o tomilho e tempere com um pouco de sal e pimenta.

4. Adicione a água e o caldo e use uma colher para raspar o fundo da panela, soltando o que ficou grudado ali. Coloque o macarrão na panela. Aumente o fogo para médio e, quando ferver, tampe. (Se a sua panela não for alta o suficiente para tampar sem quebrar o espaguete, não se preocupe: a minha também não era. Eu esperei o macarrão dar uma amolecida e fui acomodando ele dentro da panela).

5. Depois de 5 minutos fervendo, tire a tampa e mexa o espaguete delicadamente por uns 3 minutos. Tampe novamente e deixe mais cinco minutos. Teste o ponto do macarrão. Deve ter uns 2 cm de líquido na panela. Vá controlando o ponto da massa e coloque um pouquinho mais de água se sentir que está secando muito. Lembre-se que a massa absorve um pouco do líquido depois de pronta .

6. Quando a massa estiver al dente, prove o molho e acerte o tempero. Retire do fogo e sirva com um punhado de ervas frescas e queijo ralado.

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Brenda disse:

    Achei essa receita por meio do buzzfeed,e sou suspeita porque amo cebola,vou fazer amanhã,fiquei com água na boca!

  2. Yanca disse:

    Depois de tudo pronto, coloquei uma caixinha de creme de leite, achei que ficou bem mais saboroso 😜

  3. leite79 disse:

    Olá Marina!
    Por indicação do Buzzfeed achei seu site por essa receita.
    Fiz ontem (com algumas improvisações) e ficou ótemo.
    Valeu!

  4. Marcele Pena disse:

    Olá, Marina! Meu nome é Marcele e sou uma mulher magrela com pensamentos gulosos. Me indicaram seu blog e resolvi, numa noite de muita fome, experimentar uma receita. Escolhi esta! Focada na expressão “uma panela só”, ignorei o tempo de preparo da caramelização da cebola e quase desisti do espaguete. Confesso que, esteticamente, não ficou muito bonito, mas o sabor compensou a paciência forçada!

    • marinamaria disse:

      Oi Marcele! A parte da cebola precisa de paciência mesmo, por isso é bom fazer desses dias que há gente tá de bobeira, sabe? rsrs. Mas fico feliz que tudo deu certo no final! Volte sempre pra contar das receitas que você resolver fazer. Um beijo!