Aniversário com Bolo de Chocolate e Guinness e meu primeiro vídeo!

Essa semana está cheia de emoções! Terça o novo projeto gráfico e editorial do blog foi pro ar, amanhã é o piquenique de aniversário, e hoje… Hoje é dia de mostrar um projeto que nasceu no ano passado, quando conheci a Marina e o Eurípedes no Food Swap. O casal mais legal de BH tem um estúdio de fotografia e design, o Pandeló, e logo começamos a conversar sobre filmar um vídeo juntos. A ideia era fazer algo que destacasse os personagens principais da minha cozinha: os ingredientes. A beleza do ovo, da manteiga, do chocolate.

Tive muita sorte de ter esbarrado com os dois no meu no caminho, já que, além de gentis e divertidos, são extremamente talentosos. Aliás, sorte de estar cercada de pessoas lindas foi algo que sempre tive ao longo dos três anos do blog: amigos que se tornaram fãs de carteirinha, falando do Sal de Bolinha para Deus e o mundo, curtindo todos os posts, fazendo receitas e compartilhando links; leitores que me acompanham desde o início e aqueles que chegaram há pouco, mas já se envolvem muito com o blog; blogueiros que me inspiraram e continuam inspirando todos os dias… Eu poderia citar nomes, mas aprendi com discursos do Oscar que a gente sempre acaba esquecendo de alguém. E no fundo, vocês sabem quem são.

O jeito que encontrei de agradecer a vocês por todo o carinho e apoio foi procurando a melhor receita de bolo do mundo para cantar esse parabéns – e posso dizer que encontrei. Que venham mais muitos anos, bolos e vídeos!

***

MAKING OF: Essas fotos LINDAS são da Marina Teixeira, do Pandeló! =)

bolo de chocolate e guinness mont1 bolo de chocolate e guinness mont2 Bolo de Chocolate e Guinness_007 bolo de chocolate e guinness mont4 bolo de chocolate e guinness mont5 Bolo de Chocolate e Guinness_039 bolo de chocolate e guinness mont10 bolo de chocolate e guinness mont9 Bolo de Chocolate e Guinness_064 bolo de chocolate e guinness mont6 Bolo de Chocolate e Guinness_070 Bolo de Chocolate e Guinness_068

 

***

Bolo de Chocolate e Guinness

Já deu para entender o quanto virei fã desse bolo, mas só para reforçar, vou dizer que ele é úmido, denso e delicioso. Ah, e precisa existir junto com a cobertura, pois um melhora o outro (não é assim nos melhores relacionamentos?). Sei que alguém vai perguntar se poder substituir a Guinness por outra cerveja, e minha resposta é: não sei! rs. Não entendo muito de cerveja. Mas se algum cervejeiro por aí quiser sugerir uma substituição, me conte nos comentários! 

Atualização em 29/06/2014 – A Gillian contou nos comentários que fez  o bolo duas vezes e na segunda usou a Murphys Stout, que substituiu muito bem a Guinness.

Receita da musa Nigella Lawson

Ingredientes

Do bolo

– 1 xícara (chá) de cerveja Guinness
– 250 gramas de manteiga sem sal
– ¾ de xícara (chá) de cacau
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– ¾ de xícara (chá) de iogurte natural
– 2 ovos
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 2 ½ colheres (chá) de bicarbonato de sódio

Da cobertura

– 200 gramas de cream cheese gelado
– ½ xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
– 1 ¼ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Como fazer 

Bolo

1. Preaqueca o forno a 180 graus e forre uma assadeira de 23 cm com papel manteiga. Unte e enfarinhe por cima do papel e nas laterais da forma.

2. Numa panela média, misture a Guinness, a manteiga, o cacau e o açúcar e leve ao fogo baixo apenas até que a manteiga derreta. Transfira para uma tigela e deixe amornar.

3. Enquanto isso, bata os ovos com o iogurte e a baunilha até ficar homogêneo.

4. Junte a mistura de Guinness à mistura de ovos e mexa com uma espátula até ficar uniforme.

5. Peneire a farinha de trigo com o bicarbonato por cima da massa e vá incorporando aos poucos com a ajuda da espátula, até que não haja pontinhos brancos de farinha.

6. Leve ao forno de 45 minutos a uma hora, ou até que um palito saia seco ao ser inserido no meio. Quando estiver morno, passe uma faquinha pelas laterais e desenforme com ajuda de um prato. Deixe esfriar completamente antes de colocar a cobertura.

Cobertura

1. Certifique-se de que o cream cheese e o creme de leite estejam bem gelados. Eu gosto até de deixar no freezer por uns cinco minutos antes de começar. Quando o dia está muito quente, deixo também a tigela da batedeira.

2. Bata o cream cheese até que fique cremoso. Junte o açúcar e continue batendo até que ele dissolva completamente. Faça um teste esfregando um pouquinho da mistura entre os dedos: se não der para sentir a textura arenosa do açúcar, está no ponto.

3. Com a tigela limpa e seca, bata o creme de leite fresco por cerca de cinco minutos, ou até que ele engrosse e fique no ponto de chantilly. Cuidado para não bater demais, senão vira manteiga.

4. Incorpore o creme de leite ao cream cheese aos poucos, com ajuda de uma espátula. Espalhe sobre o bolo frio e sirva.

DICAS

– A textura do bolo é mais úmida. Se quiser um bolo mais fofo, use ¼ de xícara a mais de farinha de trigo.

– O ideal é fazer o bolo com antecedência e, depois de frio, embrulhar num papel filme e deixar de um dia para o outro. Assim o sabor fica mais acentuado.

– Como a cobertura é bem sensível ao calor, deixe ela na geladeira até o momento de confeitar o bolo.

– Se sobrarem pedaços (acho difícil, mas vai que…), guarde na geladeira por até três dias num recipiente fechado. Na hora de comer, deixe o bolo do lado de fora por uns 15 minutos, pois ele é mais saboroso em temperatura ambiente.

 

Você pode gostar...

28 Resultados

  1. Cah disse:

    Quero fazer! mas da pra substituir o cacau por aquele chocolate do padre? tks

    • Marina Maria disse:

      Oi Cah! Infelizmente o cacau e o chocolate em pó não são intercambiáveis, pois o chocolate em pó é adoçado e com isso desbalanceia a quantidade de açúcar na receita. Acho que vale a pena comprar cacau pra esse bolo, é um dos melhores que já fiz aqui no blog!

  2. disse:

    Vou fazer esse fim de semana e gostaria de saber se dá pra substituir o iogurte natural por iogurte desnatado. Obrigada!

  3. Oi Marina, já faz um tempo de acompanho seu blog e a nova versão ficou linda! Adorei o vídeo. Gostei tanto que corri pra fazer o bolo. Ficou ótimo e a textura é muito boa. Só que fiquei com preguiça de fazer a cobertura e acabei fazendo uma ganache de chocolate meio amargo. Meu marido, que é chocólatra e cervejeiro, amou o bolo e disse que não dá pra substituir a Guinness por outra, porque ela tem um sabor bem específico. Parabéns!

    • marinamaria disse:

      Ei Gillianalves! Que bom que você gostou da nova casa e do vídeo. Aposto que o bolo com cobertura de ganache ficou maravilhosa. Um beijo grande, apareça mais!

      • Gillian disse:

        Oi Marina, fiz o bolo novamente, pois todo mundo que provou ficou pedindo bis. Como não encontrei a Guinness no dia, acabei fazendo com a Murphys Stout. Ficou ótimo. Achei que dá pra substituir numa boa. Grande abraço. Gillian

        • marinamaria disse:

          Ei Gillian, fico feliz de saber que o bolo foi um sucesso! 😉 Vou incluir sua sugestão de cerveja na receita. Outro abraço pra você!

  4. Lola disse:

    Ficou lindo! Ameio o vídeo, a receita e o novo formato. Parabéns!

  5. Lindo o blog, lindas as fotos e super fofo o vídeo!! Fiquei louca pra comer um pedaço desse bolo rs! Espero que o piquenique tenha sido um sucesso também! Infelizmente não pude ir… Parabéns, Marina! Sucesso! Bjoos

  6. Samarone disse:

    Que delicinha cremosa essa vídeo!!!ehhehe Show de bola, Marina!!!
    A vontade que dá, como já foi dito nos outros comentários, é sair correndo pra fazer a receita!!hehehehhe
    Parabéns pelos 3 anos do Sal de Bolinha!!!
    Bjão

  7. anivelasque disse:

    Nina, minina de deos!! Que MARAVILHOSO ficou o vídeo!! E o bolo também, claro! Rs. Deu vontade de fazer pois domingo é aniversário do Ben! Quem sabe, hein? Pareceu tão fácil… Mas sei que seu talento ajuda muito! 🙂 Saudades!! Beijão e Parabéns!!

    • marinamaria disse:

      Ei Anne! Que bom vc você gostou do vídeo, querida. Ele nasceu igual filho: custou, mas nasceu… E agora tou coruja! rsrs. Olha, eu juro que o o bolo é fácil! Faz mesmo e depois me conta! Beijão!

      • anivelasque disse:

        Ahh, assim é que é gostoso fazer as coisas! 🙂 Olha, tomei coragem e vou fazer o bolo! Te conto mais tarde. Aliás, troquei os dias: o aniversário dele é hoje! Rs. Então, off to the market! Beijos!

  8. Lê Bortot disse:

    Que delícia de vídeo e de receita! *_* Parabéns pelos 3 anitchos!

  9. Cris disse:

    Marina, querida,

    O post, o vídeo e o bolo… Tudo uma delícia. E, você, como sempre uma pessoa fantástica que faz parte de tudo isso.

    Parabéns pelos 3 anos de blog! Você merece!

    Beijinhos. Cris.

  10. Ai, que lindo, que orgulho! O vídeo mais lindo da história! É extremamente inspirador. Dá vontade de largar o que se está fazendo e ir logo cozinhar algo gostoso 🙂 Sucesso, Nina! SUCESSO! E vou tá sempre com você <3 #saldebolinhalovers

  1. 29 de maio de 2015

    […] último ano o blog teve mudanças importantes. Coloquei um layout novo no ar, fiz um vídeo, recebi mais visitas e curtidas na página, estreei novas sessões como a Listomania, Crônicas de […]

  2. 20 de outubro de 2015

    […] receita que coloquei abaixo peguei da Marina Maria, do blog Sal de Bolinha. Achei muito bem explicado e AMEI as fotos dela! Achei melhor do que pegar da própria Nigella, […]

Comente!