Food Swap em BH + Biscoitinhos de gorgonzola

Até meus 25 anos eu morei em um bairro cuja densidade populacional de tios, tias, primos e primas era alta. Essa proximidade fazia com que um série de “bens” circulassem entre as famílias, como roupas, sapatos, livros e comida. O que não cabia ou servia para um, achava utilidade em outra casa.

Uma das coisas que mais sinto falta dessa época é exatamente da troca.Talvez por isso eu tenha ficado tão animada quando fiquei sabendo do Food Swap, um encontro que aconteceu em BH no dia 8 de setembro e reuniu um grupo de pessoas interessadas em trocar comidas feitas por elas mesmas ou alimentos colhidos em suas hortas.

Na verdade o Food Swap acontece no mundo todo e em BH foi organizado pelo blog Around a Red Table, da querida Mari Polke. O objetivo principal da ação é fazer com que as pessoas troquem o excesso de produção própria – ou seja, como acontecia lá com minhas tias, é trocar um maço de salsinha da sua horta que vai perder por um bolo que não fez sucesso na casa da outra pessoa. No entanto, além desse foco, o evento foi expandindo para um momento de celebração da comida e do sentido de comunhão que ela pode ter. Por isso, a maioria das pessoas que participou do Food Swap de BH levou algo produzido especialmente para a ocasião. Eu levei brownies de nutella (que já apareceram aqui) e biscoitinhos de gorgonzola e parmesão (a receita está logo em seguida!).

O evento aconteceu na Galeria Murilo Castro, um lugar bem legal. Assim que chegamos, recebemos uma ficha onde deveríamos escrever o que era nosso produto de troca e explicar um pouco sobre ele, colocando inclusive os ingredientes que usamos.

Uma vez que estava tudo organizado, nós passeamos pelas mesas, vendo o que havia disponível e conversando com as pessoas. O passo seguinte era fazer uma oferta na ficha do que nos interessou. Se eu queria um vidro de pesto, por exemplo, eu escrevia na ficha dele o que ofereceria em troca – um pedaço de brownie ou um pacotinho de biscoito, que eram os itens que eu tinha. Depois foi a hora da negociação: com a ficha de cada item meu nas mãos, eu estudava as ofertas que fizeram por ele e decidia qual iria aceitar.

A melhor parte de tudo – além das delícias que levei para casa – foi realmente fazer parte desse encontro, dessa energia boa de quem está querendo trocar comida, conversa, receita, conselho, ideia, abraço, risada.

Tudo aconteceu tão rápido que nem tive como divulgar na página do Sal de Bolinha para o pessoal de BH, mas ao que tudo indica vai rolar uma segunda edição. É só ficar ligado na página do evento no Facebook. 😉

food swap
food swap-2
food swap-3
food swap-4
food swap-5
food swap-6
food swap-7
food swap-8
food swap-9
food swap-10
food swap-11
food swap-12
food swap-13
food swap-14

***

Biscoitinhos de gorgonzola

Esses biscoitos são facílimos de fazer e funcionam como um ótimo aperitivo, principalmente se servidos com alguma geleia mais azedinha, como frutas vermelhas ou damasco. Para fazer a variação com parmesão, troque um terço do queijo gorgonzola por parmesão.

Rende cerca de 36 biscoitos

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 gramas)
– 100 gramas de manteiga (não pode estar muito gelada, nem molinha. Tire da geladeira e use quando estiver começando a ficar macia)
– 100 gramas de gorgonzola
– Pimenta-do-reino moída na hora

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 180 graus e forre duas assadeiras grandes com papel manteiga.

2. Na tigela do processador, coloque todos os ingredientes e pulse até que a massa comece a virar uma bola. Se você não tiver um processador, misture primeiro os ingredientes com as pontas dos dedos, como se fizesse um farofa, e depois amasse tudo junto.

3. Enfarinhe uma superfície e trabalhe a massa algumas poucas vezes para torná-la homogênea. Para formar os biscoitos, você tem duas opções: abrir com um rolo e cortar círculos com um copo ou cortador de biscoito, ou fazer rolinhos com a massa, embrulhar em papel filme e deixar na geladeira para firmar um pouco. Depois é só cortar o rolo em círculos de mais ou menos 0,5 cm.

4. Disponha os biscoitos na assadeira forrada e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que estejam com as bordas douradas. Deixe esfriar na assadeira por uns 10 minutos e depois transfira para uma gradinha para esfriarem completamente. Mantenha em um pote fechado por até 5 dias – mas duvido que vá durar até lá!

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Mara disse:

    Olá , achei todas as receitas maravilhosas. Agora vou faze-las e depois e só degustar com um bom vinho ou delicioso chá. Parabéns.

  2. MARIA DE LOURDES ARAUJO disse:

    hum delicia! amei vou fazer no proxmo final de semana …..

  3. Matriosca disse:

    Ah, foi uma delícia!
    Brownie e biscoitos deliciosos! Adorei trocar com vocês…
    E o pesto? Gostaram?
    Um abraço, Dani.

  4. Flávia Dorado disse:

    Nina, adorei a idéia do Food Swap… Não teria uma edição em Brasília? Abraços com muitas saudades dos seus quitutes,e de você, é claro!

  1. 11 de setembro de 2013

    […] They also wrote about our Food Swap in Belo Horizonte , took some nice pictures and provided a recipe for Gongonzola cookies! You can see it here. […]

  2. 19 de setembro de 2013

    […] que foram levadas se expandiu para uma vontade de trocar as receitas também.  A Marina, do Sal de Bolinhas, já disponibilizou as receitas do brownie de Nutella e do biscoitinho de gongonzola no blog […]

  3. 3 de dezembro de 2013

    […] – Biscotti de parmesão alecrim – Biscoitinhos de gorgonzola […]

  4. 13 de maio de 2014

    […] – Biscoitinhos de gorgonzola […]

  5. 16 de dezembro de 2014

    […] mais comuns nessa época. Me lembrei de um molho de pimenta biquinho que o Boris fez no Food Swap. Fiz algumas adaptações na receita dele e o resultado foi um molho bem perfumado, com o sabor […]

  6. 20 de outubro de 2015

    […] chega o carnaval e já vá preparando essa delícia. Biscoitinho de gorgonzola – receita daqui Ingredientes: – 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 gramas) – 100 gramas de […]

  7. 25 de abril de 2016

    […] que foram levadas se expandiu para uma vontade de trocar as receitas também.  A Marina, do Sal de Bolinhas, já disponibilizou as receitas do brownie de Nutella e do biscoitinho de gongonzola no blog […]

Comente!