Filosofia de quinta e minialmôndegas com especiarias

stuff-no-one-told-me-1
Outro dia vi um pedaço do programa da Nigella em que ela fazia almôndegas. Ultimamente, sempre que vejo ela na TV me pego pensando como deve ser fantástico ganhar dinheiro para falar e escrever sobre comida. Era isso que eu queria fazer. Não posso negar, no entanto, que já tive esse mesmo pensamento com relação a milhares de outras coisas: por um bom tempo achei que o melhor emprego do mundo era ser bailarina do Grupo Corpo. Já achei também que o dream job era trabalhar em projetos de preservação de tartarugas ou golfinhos. Durante a faculdade meu sonho era escrever roteiros de cinema…

Me chamem de volúvel, inconstante, instável – eu não ligo. Até já liguei: houve um tempo em que sentia uma pressão muito grande de “ter que saber o que eu quero fazer da minha vida”, mas hoje eu sei que não adianta perseguir a tal certeza absoluta, porque essa coisa de viver nunca é em linha reta. Hoje, acho que vale mais abraçar a vontade e o desejo daquele momento do que levar isso como uma decisão para o resto da vida.

A melhor parte de andar um caminho sem se preocupar quanto tempo vamos ficar nele é que não há pesar quando dá vontade de ir para outra estrada que parece mais interessante.

***

Minialmôndegas com especiarias
Usei essas almôndegas num curry de legumes, por isso quis dar um toque indiano no tempero. Ficou uma delícia e acho que é uma opção legal para servir como belisquete para os amigos, já que fica pronto rapidinho e todo mundo pode ajudar a fazer bolinhas…

SAMSUNG


Ingredientes

250 gramas de carne moída (gosto de usar patinho)
250 de linguiça de porco (retire o recheio da película e use uma faca afiada para deixar tudo bem picadinho)
1 ovo
1 dente de alho amassado
3 colheres de farinha de rosca
¼ de colher de chá de canela
¼ de colher de chá de noz moscada
¼ de colher de cominho em pó
½ colher de chá de curry em pó
Suco de meio limão pequeno
1 colher de chá de sal
Um pitada de pimenta caiena


Como fazer

1. Coloque todos os ingredientes em uma tigela grande. Misture com as mãos até que tudo fique bem combinado, mas sem trabalhar a massa de carne demais, ou as almôndegas ficarão duras.

2. Antes de formar as bolinhas, eu gosto de pegar um pouquinho da massa, enrolar e preparar numa frigideira aquecida com azeite. Assim dá para provar se os temperos estão bons ou se precisa de mais alguma coisa.

3. Forme bolinhas bem pequenas com a massa. Eu consegui fazer 60.

4. Na mesma frigideira que você testou a almôndega, aqueça uma colher de sopa de azeite no fogo alto. Coloque as bolinhas com espaço entre elas – vai ser preciso fazer isso em algumas levas. Não fique mexendo as almôndegas demais: deixe que dourem bem de um lado e depois vire-as com ajuda de um pegador. Vá fazendo isso até que estejam totalmente douradas.

5. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

SAMSUNG

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. 2 coisas que eu amo: cozinhar e escrever!

  2. Thatiana Bandeira disse:

    Acabei de descobrir o seu blog e amei o texto!
    Concluo que talvez você tenha múltiplos dons e não que seja volúvel.
    Abs,
    Thatiana

  1. 25 de novembro de 2014

    […] também fazendo testes com almôndegas. Depois de várias receitas, descobri que é melhor preparar as menores na frigideira, pois elas cozinham rápido e ganham uma casquinha crocante. Já as maiores, ficam mais tenras e […]

Comente!