Sem palavras e com pain d’amande

Se as palavras não cá estão, melhor não forçá-las.
Talvez tenham tirado férias. Palavras também se cansam de tanto serem ditas.
Ou estejam novamente escondidas naquele buraquinho que não alcanço.
Sem elas não tem frase, texto, ponto final. Então eu fico aqui, sem como dizer nada que valha.
Enquanto não voltam, me viro sem elas: tiro fotos e desenho passarinhos.

Nascer do sol em Belo Horizonte na última segunda-feira.

***

Pain d’amande (Biscoitos crocantes de amêndoa)
Parece francês, mas na verdade é belgo: esse tipo de biscoito nasceu em Bruxelas e tem um sabor delicioso, marcado pelo açúcar demerara e pelas amêndoas. O preparo é facílimo – a parte mais chatinha é cortá-los, mas nada que assuste.

Do livro  Sweet Miniatures da Flo Braker

Rendimento: cerca de 80 biscoitos

Ingredientes

–  8 colheres de chá (115 gramas) de manteiga sem sal partida em cubinhos
– 1 e 1/3 xícaras de chá (300 gramas) de açúcar demerara*
– 1/2 colher de chá de canela em pó
– 1/3 de xícara (80ml) de água
– 2 e 1/3 de xícara (325 gramas) de farinha de trigo comum
– 1/4 de colher de chá de bicabornato de sódio
– 1 xícara (85 gramas) de amêndoas fatiadas**

Como faz

1. Numa panela pequena, junte o açúcar, a água, a canela e a manteiga. Mexa em fogo baixo apenas até que a manteiga derreta – não deixe ferver. Boa parte do açúcar ainda não vai estar dissolvida e é isso que deixa o biscoito bem crocante.

2. Numa tigela, misture a farinha, o bicarbonato e as amêndoas. Aos poucos, adicione o conteúdo da panela à essa mistura seca, misturando com a ajuda de uma espátula ou colher grande para que a massa fique homogênia.

3. Forre uma forma de bolo inglês com papel filme (é meio chatinho, tenha paciência!). Derrame a massa do biscoito na forma e ajeite com as costas de uma colher. Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou de um dia para o outro.

4. Para assar os biscoitos, pré-aqueça o forno a 180 graus e forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Unte levemente o papel.

5. Tire o retângulo de massa da forma e, com uma faca bem afiada, corte tiras, as mais finas que conseguir, de prefência da espessura de uma moeda. Quanto mais finas, mais crocante o resultado. Arrume os biscoitos espassados na assadeira.

6. Asse por cerca de 15 minutos até que os biscoitos estejam firmes o suficiente para serem virados. Vire-os e asse por mais uns 10 minutos para que fiquem dourados dos dois lados. Fique de olho no forno, pois se assados demais, eles ficarão com gosto amargo.

7. Deixe os biscoitos esfriando numa gradinha e depois guarde-os em um pote bem fecahdo. Duram até 5 dias. A massa, antes de ser cortada, por ser congelada por até 2 meses.

* O açúcar demerara é um açúcar dourado, encontrado em casas especializadas e bons supermercados (em BH eu compro no Mercado Central). Em alguns lugares é vendido como açúcar orgânico.

* As amêndoas podem ser compradas já fatiadas, também em bons supermercados.

 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 3 de dezembro de 2013

    […] – Casadinho – Biscoito de castanha-do-pará – Cookie triplo de chocolate – Cookies crocantes de aveia – Pain d’amande […]