Mixtape 01 – Molho de abóbora e gorgonzola

“Mixtape” é o nome em inglês para as fitas cassetes que gravávamos antigamente com uma seleção de canções. Acho legal essa ideia da fita porque nela não tinha tinha jeito de pular uma música (quer dizer, tinha jeito, mas dava preguiça ficar apertando “ff” até encontrar o ponto certo) ou apertar “shuffle”. Ou seja, a ordem era aquela e não tem como mudar, por isso a sequência das músicas ganhava um significado diferente em cada fita.

Lembro bem de uma fita pretinha da BASF que foi a que eu mais escutei na minha vida. Recordo até hoje a sequencia de algumas musicas (que não vou citar para evitar comentários maldosos, pois eu tinha 11 anos e meu gosto musical envolvia Bon Jovi).

Juntando esse interesse pelas tais fitinhas de antigamente com o fato que sempre ouço música quando cozinho, resolvi criar a seção “Mixtape” para o blog. A intenção é postar playlists minhas e também de convidados, sempre relacionadas e um tipo de comida e o humor que ela evoca.

Para estrear esse espaço, convidei a Viviane Andrade (Vivi para os íntimos). Ela me pediu para publicar a receita dessa massa que fiz no início do ano, então aproveitei e pedi que ela criasse uma mixtape para o prato. E eu adorei a seleção: primeiro porque de cara começou com uma de minhas músicas favoritas, mas principalmente porque representa bem a sensação do molho: uma combinação clássica, com clima de outono, que faz o pensamento ir longe…

[gigya src=”http://grooveshark.com/widget.swf” type=”application/x-shockwave-flash” width=”250″ height=”250″ flashvars=”hostname=cowbell.grooveshark.com&playlistID=59878678&bbg=000000&bth=000000&pfg=000000&lfg=000000&bt=FFFFFF&pbg=FFFFFF&pfgh=FFFFFF&si=FFFFFF&lbg=FFFFFF&lfgh=FFFFFF&sb=FFFFFF&bfg=666666&pbgh=666666&lbgh=666666&sbh=666666&p=0″ allowScriptAccess=”always” wmode=”window”]

“Provei essa receita pela primeira vez quando fui convidada para um jantar delícia na casa da Marina. Nunca fui fã de moranga e a união com o gorgonzola me deixou curiosa, mas quando provei simplesmente amei. Fiz a lista pensando nas sensações que tive ao experimentar cada sabor, repetir e por fim sonhar com esse prato delicioso.”
~ Vivi

***

Molho de abóbora e gorgonzola

Ingredientes

– 500 gramas de abóbora moranga ou japonesa
– 100 gramas de queijo gorgonzola
– 1 e 1/2 xícara de leite
– Azeite, sal, noz-moscada e pimenta do reino à gosto

Preparo

– Pré-aqueça o forno a 200 graus. Tire o miolo da abóbora e corte-a em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Disponha-os com a polpa para cima numa assadeira e tempere  com sal, pimenta do reino moída e fios generosos de azeite. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por 25 minutos ou até que os pedaços bem estejam macios.

– Tire a casca dos pedaços assados e transfira-os para um processador. Junte 1/2 xícara de leite e processe até quevire um purê bem liso, sem pedacinhos (você pode usar também um daqueles mixers manuais. Se for fazer no liquidificador, bata os pedaços aos poucos).

– Coloque o purê numa panela média e leve ao fogo baixo, adicionando o restante do leite aos poucos. Mexa até que o molho fique liso. Caso fique um pouco grosso, adicione um pouco mais de leite, até chegar na conscistência desejada.

– Adicione o gorgonzola em pedacinhos e mexa até que ele derreta e se integre ao molho. Prove, acerte o sal e a pimenta e adicione noz-moscada ralada.

– Sirva o molho com massas curtas, como rigatoni, penne ou fusilli. Também acompanha bem carnes vermelhas (fica muito bom com almôndegas).

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Tatiana disse:

    Adorei! Fiz hoje e todo mundo aprovou!!

  2. Flávia Dorado disse:

    Nossa, essa receita é demais! Adoro massa + gorgonzola! Vou ter que fazer amanhã… Uau!
    Qualquer coisa posso te ligar amiga? rs.

  3. Taís disse:

    Amei a idéia do playlist! Excelentes músicas e a massa pareceu ótima!!!! Vou tentar fazer uma hora dessas. Bjos!

  4. Nara disse:

    Playlist excelente!!

  5. Mario C. disse:

    Noz moscada e gorgonzola, combinação dos campeões.

  6. Vivi disse:

    Eeeeeeeeeee <3 fome! adorei o post, querida! beijos

  1. 30 de agosto de 2013

    […] 4. Rigatoni com molho de abóbora e gorgonzola […]

Comente!