Aperitivos para o ano-novo: pasta de limão e cebolinha, vinagrete de manga e tomatinhos ao curry

Como foi o Natal de vocês? Espero que com muitos abraços, risadas e comidas gostosas. 🙂 Eu não consegui vir aqui a tempo de desejar um ótimo Natal porque, bem no dia 22, caí e me estrupiei: foi uma costela trincada, um dedo destendido e um pulso luxado. Quando cheguei em casa do médico, olhei para o fogão e me despedi da maratona de cozinha que me esperava nos próximos dias. O médico havia pedido três dias de repouso absoluto: nada de mexer, picar, amassar. Nem digitar eu podia, daí o sumiço justo no feriado em que a minha cozinha fica mais agitada.

Confesso que estava mais desanimada para esta ceia do que nos outros anos e a ideia de assar tortas no forno no calor fazia uma gota de suor brotar automaticamente na minha testa. Em algum momento de dezembro, em um lugar no fundo do meu inconsciente, talvez eu tivesse imaginado não passar pela cozinha durante o Natal. E quando realmente aconteceu, fiquei de coração partido por não poder levar nada para a ceia da família ou para presentear os amigos. No dia 25, enquanto estava de molho no sofá assistindo o clássico “Esqueceram de Mim”, vi que a lição do filme, “cuidado com o que deseja”, é tão lugar-comum quanto verdadeira.

Para não terminar 2016 com minha cozinha abandonada, quis preparar algo para a ceia do revéillon (ou almoço de ano-novo) que não dependesse do fogão ou do forno, já que o calor permanece castigando por aqui. Espero que a virada de ano de vocês seja como essas receitas, fresquinhas, e com bons ventos batendo na porta, anunciando um 2017 leve e cheio de coisas boas. 🙂

***  aperitivos-ano-novo-1 aperitivos-ano-novo-blog2

Aperitivos para o ano-novo

Além dessa vantagem maravilhosa de não dependerem de alguma fonte de calor para ficarem prontos, esses aperitivos são daqueles coringas, com ingredientes fáceis de achar e preparo simples e rápido. Além disso, todos se mantém bem na geladeira, então dá para fazer em um dia para servir no outro. Neste caso, não misture o sal e a pimenta antes de guardar: deixe para temperar na hora, para que os vegetais não soltem muita água.

Pasta de limão siciliano e cebolinha francesa

Ingredientes

– 1 pote de cream cheese (150g) em temperatura ambiente
– Raspas e suco de 1/2 limão siciliano
– 2 colheres (sopa) de cebolinha francesa* picada fininha
– Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

*A cebolinha francesa é menor que a nossa cebolinha e tem sabor mais delicado, mas se você não achar, pode substituir pela comum.
Como fazer

Misture o cream cheese, as raspas, o suco de limão e a cebolinha picada. Tempere com sal e pimenta e experimente em um pedacinho de pão. Ajuste o tempero de acordo com o seu gosto – de vez em quando, por exemplo, prefiro deixar essa pasta com mais cítrica, então ponho um pouco mais de limão do que a quantidade indicada.

Vinagrete de manga, hortelã e laranja

Ingredientes

– 1 manga Tommy ou Aden madura, porém firme
– 1/2 cebola-roxa pequena
– 2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
– 1 colher (sopa) de azeite
– 1 colher (chá) de suco de laranja
– Sal de pimenta-do-reino a gosto

Como fazer

Fatie a manga e depois corte em cubos bem pequenos. Pique também a cebola fininho. Misture todos os ingredientes e experimente para acertar o tempero.

Tomatinhos ao azeite de curry

Ingredientes

– 250 gramas de tomate uva
– 1 colher (sopa) de azeite
– 1 colher (chá) de curry em pó
– ¼ de colher de chá de gengibre fresco ralado (ou ⅛ dele em pó)
– Um pitadinha de pimenta caiena ou calabresa
– Uma pitada de açúcar mascavo (opcional)
– Sal a gosto

Como fazer

Parta os tomatinhos ao meio e misture com o restante dos ingredientes. Se possível deixe marinando por pelo menos 30 minutos antes de servir.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Monica Hering disse:

    Adorei suas dicas!!! Vou ter visitas em casa e preciso de ideias para entradinhas charmosas como estas. Espero que comece 2017 recuperada da queda…Beijos com carinho