Bolo de amêndoas com creme de baunilha e geleia de morango

Hoje é meu aniversário (iei!) e pela primeira vez em 32 anos eu não fiz ou participei de nenhuma comemoração. Eu até poderia dizer que foi por cansaço ou preguiça, só que na verdade eu decidi não fazer nada simplesmente porque me deu vontade.

Como eu não ia receber pessoas mesmo, pensei que seria divertido tentar algo inédito: preparar um bolo de camadas só pra mim. A ideia de partir um bolo ao meio e empilhar massas e recheios sempre me arrepiou de medo. Ficava achando que não ia conseguir cortar, que ia tombar, que ia por recheio de mais ou de menos…

Mesmo com todas essas dúvidas, eu fui. E demorou horas para ficar pronto, mas, surpreendentemente, não houve nenhum desastre. Quando tirei da equação a pressão de ter ficar perfeito, pois não era pra uma festa nem nada, eu cozinhei mais tranquila – e isso provavelmente fez toda a diferença no processo e no resultado. Tudo bem que não ficou um bolo liiiindo, digno de vitrine de confeitaria, mas vou deixar de lado a modéstia ensinada pela minha criação mineira pra dizer: foi um dos mais gostosos que já comi.

Daí que estou terminando este dia caindo no clichê de aprender lições no aniversário. A de hoje foi que quando me permito errar, é quando eu mais acerto.

***

bolo-amendoa-creme-baunilha-geleia-morando-3 bolo-amendoa-creme-baunilha-geleia-morando-5

Bolo de amêndoas, creme de baunilha e geleia de morango

Depois de muito pensar, cheguei à conclusão que queria um bolo com alguma textura crocante, recheio de baunilha e um fruta azedinha pra balancear. Não vou dizer que fazer um bolo de camadas é super fácil, mas foi bem menos trabalhoso do que imaginei. E nada impede que você pule a etapa da geleia e compre uma pronta de boa qualidade. A parte mais importante foi organização: li a receita várias vezes, conferi se a lista de compras estava certinha e deixei todos os ingredientes separados antes de começar.

Ingredientes

Bolo
– 300 gramas de amêndoas cruas, com casca
– 5 ovos grandes, gemas e claras separadas
– Raspas de um limão
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha, rum ou conhaque
– ⅓ + ½ de xícara de açúcar
– Uma pitada de sal

Crème légère (creme de confeiteiro leve)
– 2 xícaras de leite integral
– 1 fava de baunilha
– ⅔ de xícara de açúcar
– 6 gemas
– 5 colheres (sopa) de amido de milho
– ½ xícara de creme de leite fresco

Geleia de morango
– 3 xícaras de morango (pode ser congelado)
– ¼ de xícara de açúcar
– Suco de ½ limão

Como fazer

Bolo
1. Preaqueça o forno a 180 graus e separe duas formas de fundo removível de 20cm. Forre a base com papel manteiga e unte levemente por cima do papel. (As laterais ficam secas mesmo: como o bolo não tem fermento, ele precisa se apoiar nas paredes da forma para crescer; se elas estiverem untadas, a massa vai “escorregar” e não vai dar conta de subir.)

2. Triture as amêndoas no processador usando o botão de pulsar algumas vezes até obter uma farinha grossa.

3. Na tigela de batedeira, junte as gemas, as raspas de limão, o extrato de baunilha (ou a bebida que estiver usando), o sal e ⅓ de xícara de açúcar. Bata até a massa ganhar volume, engrossar e ficar amarelo claro, por cerca 3 minutos. Transfira essa mistura para uma tigela grande.

4. Lave e seque bem a tigela e as pás da batedeira. Como vamos bater claras em neve, não pode ter nenhum vestígio de água ou gordura.

5. Bata as claras na velocidade média por cerca de dois minutos, até a mistura ficar firme. Junte o restante do açúcar (½ xícara) e continue batendo por cerca de um minuto até formar picos macios quando você sobe as pás da batedeira.

6. Junte metade das claras à mistura de gemas, acrescente metade das amêndoas trituradas e use uma espátula grande para incorporar tudo, fazendo movimentos de baixo para cima, delicadamente, até ficar uma massa homogênea. Repita o processo com o restante das claras e das amêndoas, com paciência para incorporar tudo.

7. Divida a massa entre as duas formas e alise o topo. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até um palito sair seco ao ser inserido no meio.

8. Deixe esfriar numa gradinha por dez minutos e em seguida passe uma faquinha em volta do bolo para soltá-lo. Retire o bolo da forma e deixe esfriar totalmente antes de tirar o papel manteiga do fundo.

Crème légère
1. Parta a fava de baunilha no meio, no sentido do comprimento, e raspe as sementinhas com a ponta de uma faca.

2. Coloque o leite em uma panela média, de fundo grosso, com a baunilha e metade do açúcar. Leve ao fogo baixo e, assim que levantar fervura, desligue.

3. Em uma tigela, bata as gemas com um batedor de arames (fouet) com a outra metade do açúcar e o amido de milho, até ficar homogêneo.

4. Entorne lentamente uma concha do leite quente nas gemas enquanto mexe sem parar com um batedor de arames. Assim você tempera as gemas, subindo a temperatura devagar para evitar que coagulem ao serem acrescentadas ao leite (ou seja, evita que virem um omeletão).

5. Junte a mistura de gemas ao leite na panela e volte ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Isso vai acontecer de uma hora praoutra, depois de um cinco minutos mexendo. Assim que acontecer, força no braço: continue mexendo vigorosamente por mais três minutos.

6. Transfira o creme para uma tigela, cubra imediatamente com um plástico filme encostando no creme e leve para a geladeira por pelo menos duas horas.

7. Na tigela da batedeira, bata o creme de leite fresco gelado até ficar em ponto de chantilly. Em seguida, bata o creme de confeiteiro frio (ele vai estar bem duro, mas depois de bater volta a ficar macio). Misture os dois delicadamente com uma espátula até ficar homogêneo.

Geleia
Leve todos os ingredientes em uma panela no fogo baixo. Deixe ferver por cerca de 10 minutos e amasse os morangos com uma espátula, até ficarem como um purê. Cozinhe por mais alguns minutos até engrossar e retire do fogo. Lembre-se que ela vai engrossar mais depois de fria, então não deixe reduzir muito.

Montagem

1. Forre o prato onde vai servir o bolo com quatro pedaços de papel manteiga sobrepostos, como na foto. Isso serve para deixar a parte do prato perto do bolo (onde normalmente caem recheio e farelos) limpa: após rechear, é só puxar esses pedaços.

bolo-amendoa-creme-baunilha-geleia-morando

2. Com uma faca grande e bastante cuidado, parta cada bolo ao meio. Coloque a primeira parte no centro dos pedaços de papel manteiga.

3. Distribua 1/4 do creme, espalhando com uma espátula. Espalhe por cima do creme 1/3 da geleia. Cubra com a segunda parte do bolo e pressione levemente.

4. Repita o processo com a segunda e a terceira parte do bolo. Quando colocar a parte final, espalhe o restante do creme por cima e sirva. Você pode também deixar na geladeira de um dia para o outro, mas retire cerca de meia hora antes de servir.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Pavitra Erica disse:

    Meu Deus!!!… Que delíiiiiiiicia!… Tenho que testar essa receita! Dá pra fazer com geléia pronta? A época dos morangos passou aqui no Canadá 🙁 Adoooooro amêndoas e aqui não é tão caro quanto aí no Brasil. Vou testar e te falo. Beijocas com saudades!

  2. Monica Hering disse:

    Parabéns…um pouco atrasado…mas com carinho! O seu bolo ficou lindo, e pela descrição deu pra sentir que o sabor também ficou incrível! Beijos

  3. Carol disse:

    Meus Deuses… esse é o q não ficou liiiindooo, digno de vitrine de confeitaria??? Pfavor, não poste o lindo, será mta humilhação! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns por mais esta primavera, e pelo blog showwwwww!!!!!!

  4. Andreia disse:

    Parabéns querida. Obrigada por tanta inspiração sempre <3