5 anos de blog e um cheesecake rápido com calda de morango

Tem mais de um mês que não posto receita nova no blog, eu sei.

Tem mais de um mês também que estou sem cozinha. Eu contei aqui sobre a reforma no apartamento novo, lembram? Pois então: dois dias antes da mudança, com a vida já toda organizada em caixas e o caminhão contratado, o chão da cozinha deu um problema. E cada vez que a gente tentava algo para consertar, o conserto dava outro problema – tipo filme dos Trapalhões.

Aliás, o filme ainda não acabou. Até hoje estamos nessa peleja – morando na casa nova, mas com geladeira e fogão na sala, acendendo vela pra Santo Expedito ajudar a consertar esse bendito chão. Pensei várias vezes em pegar a cozinha da minha mãe emprestada e fazer alguma receita nova para postar aqui, mas o pensamento de cozinhar sem minhas panelas, facas, medidores, formas, raladores e espátulas me deixava ansiosa.

Eu precisava era de um bom motivo pra deixar de frescura, e esse motivo chegou hoje, no aniversário de 5 anos do blog. Cinco anos! Eu nunca imaginei ter um projeto durante tanto tempo. E muito mais do que surpresa ou orgulho, eu sinto gratidão. Por ter alguém lendo esse post, mesmo depois de tanto tempo sem novidade por aqui. Eu nunca sei direito como agradecer vocês, meus leitores, por tornarem esse um espaço de troca tão gostoso, uma luzinha constante na minha vida. O blog é minha casa e, graças a vocês, eu sei que mesmo que eu fique um tempo longe, basta abrir a porta de novo que os amigos vêm.

Muito, muito obrigada por estarem do meu lado nesses cinco anos. <3

***

cheesecake rapido calda morango-2-final

Cheesecake rápido com calda de morangos

Para mim, cheesecake é bolo. Pelo menos é isso que digo pra mim mesma quando preciso escolher qual bolo vou preparar para uma comemoração. É minha sobremesa favorita e amo fazer a versão clássica, mas ela precisa de tempo. Não me entendam mal – são horas que valem muito a pena – mas dessa vez precisava de um que ficasse pronto mais rápido. Como esse não vai ao forno, podemos dizer que é um cheesecake “falso”, mas quem se importa quando fica uma delícia, né?

Serve 4 a 6 pessoas

Ingredientes

– 100g (½ pacote) de biscoito tipo maisena
– 50g (¼ e tablete) de manteiga em temperatura ambiente
– 300g de cream cheese em temperatura ambiente
– 60g (1/2 xícara) de açúcar de confeiteiro
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha
– ½ colher (chá) de suco de limão
– 250ml (1 xícara) de creme de leite fresco bem gelado

Para a calda
– 250g (cerca de duas xícaras cheias) de morangos picados
– 1 xícara de açúcar cristal
– 1 colher (chá) de suco de limão

Como fazer

1. Unte com manteiga uma forma de fundo removível de 20cm.

2. No processador, coloque os biscoitos e a manteiga e processe até virar uma massinha. Despeje o conteúdo dentro da forma e use as pontas dos dedos para forrar o fundo e alguns centímetros das laterais. Leve para o freezer enquanto prepara o recheio.

3. Em uma tigela, bata o cream cheese e o açúcar de confeiteiro com um batedor de arames ou uma espátula até ficar bem mole. Para isso, o cream cheese precisa estar em temperatura ambiente mesmo, ok?

4. Na batedeira, bata o creme de leite fresco gelado por cerca de 5 minutos, até engrossar e ficar firme.

5. Junte as duas misturas, acrescente a baunilha e o suco de limão e mexa até ficar homogêneo. Despeje o recheio por cima da massa, cubra a forma com papel filme e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas. O creme deve estar bem firme antes de servir.

6. Para fazer a calda, leve os morangos picados e o açúcar ao fogo baixo, mexendo por cerca de 10 minutos, até formar uma calda grossa. Deixe esfriar e cubra o cheesecake na hora de servir.

DICAS

– Essa é uma ótima sobremesa para servir em potinhos ou taças individuais. Basta pressionar levemente a farofinha de biscoito no fundo dos recipientes escolhidos (como essa maneira dispensa a etapa e desenformar, a massa não precisa estar muito compacta), cobrir com o creme, levar para gelar e colocar a calda logo antes de servir.
– Você pode usar morangos congelados para a calda. Basta deixá-los descongelar em temperatura ambiente antes de levar ao fogo. Os morangos podem ainda serem substituídos por mirtilos, framboesas ou uma combinação dos três.
– Se bateu aquela preguiça de fazer a calda, sem problema: substitua por uma boa geléia comprada pronta. 😉

Você pode gostar...

21 Resultados

  1. Estou fascinada com o seu blog desde hoje, no caso, o dia em que eu o conheci. haha Procurei você no youtube, pois confesso que vejo mais vídeos, e vi que faz um tempo que não posta por lá. Peço que se puder continue a gravar vídeos, vejo pelo seu blog o bom gosto e talento que tens para cozinhar. Beijos. Parabéns. <3

  2. Vanda Maria Eça disse:

    Que delícia !!!!! Valeu pela saudade.

  3. Inaia Dias disse:

    Que bom que voltou!!Adoro suas receitas e suas conversas!! Beijos e boa sorte com o chão de sua cozinha!!!

  4. Alan Alves disse:

    A saudade era grande, mas soube esperar pois o gosto do reencontro valeria a pena. Parabéns pelo seu trabalho. E enquanto as portas forem abertas, sempre voltaremos. Fica com Deus e forte abraço.

  5. Maria disse:

    Vida longa ao Sal de Bolinha! Que este seja sempre um espaço prazeroso para você nos presentear e encantar com sua criatividade. ;*

  6. Monica Hering disse:

    Parabéns pelo aniversário do blog, e pela paciência com a reforma! Estamos aqui torcendo para que a inauguração da nova cozinha aconteça logo. Bjs bjs

  7. Sandra Ferraz disse:

    Parabens Marina! Que venham mais 5, 10, enfim muito mais anos de boas histórias e receitas deliciosas com as quais você nos presenteia sempre.

  8. Mario disse:

    Tamo junto bjs ju

  9. Bárbara Calderón Bittencourt disse:

    Marina, nunca deixo cometários por aqui, mas gostaria de dizer que amo seu blog! Já te acompanho há mais de um ano e estava com saudades! Acho meio mágico ter criado simpatia por vc só pelo fato de me identificar tanto com certas coisas que vc escreve – coisas desse mundo virtual. Boa sorte na sua nova cozinha e parabéns pela empreitada! Bjs.

    • Marina Maria disse:

      Ai Bárbara, fiquei emotiva com seu comentário rs. Agradeço demais seu carinho e fico muito feliz de saber que você está aí do outro lado se identificando com o que eu escreve, você não faz ideia. Um beijão!

  10. Erica disse:

    Se tivesse os ingredientes todos aqui em casa agora, fazia nesse minuto!… Deu agua na boca!…
    Parabéns!!! Vc é uma batalhadora… Vivo divulgando o blog para amigos!
    Beijo no coração!

  11. Carla Peralva disse:

    Que delícia! Que saudade! <3

Comente!