Especial Dia das Mães – Sugestões de cardápios

Alguns leitores me pediram dicas sobre o que cozinhar para suas queridas mães neste domingo que se aproxima. Então separei aqui algumas sugestões de petiscos (para ir matando a fome antes do almoço ficar pronto), pratos principais e, lógico, sobremesas. Aliás, se eu fosse mãe, nem ia querer um almoço de comemoração, só uma mesa inteira de doces…

Petiscos

Se o objetivo é fazer algo mais elegante, aposte neste crostini de azeitonas e uvas assadas. E muito fácil de fazer e impressiona. Para agradar quem anda controlando a alimentação ou tem alguma restrição alimentar, vá de guacamole ou de castanhas tostadas. As duas receitas são sem glúten, sem lactose e cheias de nutrientes. A família é grande e precisa apostar em um clássico? O patê de cebola assado é sempre um sucesso. Falando em cebola, essa geleia de cebola roxa não só é um petisco maravilhoso como daria um ótimo presente. Para as mães vegetarianas ou só aquelas que amam legumes, aposte em uma destas versões de abóbora assada: com molho de tahine e za’atar ou com mel e alecrim.

geleia de cebola roxa

Geleia de cebola roxa

Prato principal

Se na sua cidade o frio já chegou, esse chilli com carne é perfeito e tem uma vantagem: dá pra ser preparado no dia anterior e só aquecido no dia. Para agradar a família toda, tente esse estrogonofe de frango na cerveja de trigo – é das receitas que eu mais repito do blog. Para as mães que amam comida italiana, duas dicas: um rigatoni com molho de linguiça defumada e mel, que é inusitado e reconfortante ao mesmo tempo, e outra massa com molho de ervilhas e iogurte, bem fresco e leve. E já que é dia de comemoração, temos desculpa para comprar peixe, né? Meus favoritos são o salmão assado com limão siciliano ou o cação com purê de moranga e leite de coco.

estrogonofe-de-frango-na-cerveja-de-trigo-4

Estrogonofe e frango na cerveja de trigo

Sobremesa

Procurando algo gostoso, mas simples rápido de fazer? Vá de alfajor líquido, que também pode ser servido em uma travessa. Essa torta de chocolate com morango também fica pronta rapidinho – nem vai ao fogo – e precisa só de cinco ingredientes. Ainda na linha do “chocolate é vida”, esse brownie de chocolate sem farinha é meu brownie predileto (e olha que já testei umas quinze receitas) e ainda serve para quem não está comendo glúten. Se a sua mãe é daquelas que prefere sobremesa com fruta, ela vai adorar o bolo encharcado de mexerica e mel ou os figos grelhados com calda de chocolate. Mas se a paixão dela for por cítricos, faça essas barrinhas de limão – e dobre a receita, mesmo se a família for pequena, pois é fácil comer a travessa toda sem nem perceber.

torta de chocolate e morango-5

Torta de chocolate e morango

 

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Áurea Augusta Miranda de Abreu disse:

    adorei as sugestoes para os dias das maes

  2. Áurea Augusta Miranda de Abreu disse:

    boa noite
    gostaria de receitas daceis de fazer para uma pessoa que nunca foi na cozinha que é o meu caso
    obrigada
    aurea

  3. Monica Hering disse:

    Adorei as sugestões! Como vou passar o dia das mães longe da filhota, vou me presentear com algo bem gostoso… Quem sabe o patê de cebola assado… ou a geleia de cebola roxa…

    • Marina Maria disse:

      Você vai se dar bem com qualquer umas das duas, Monica! São receitas que já fiz várias vezes e amo. Que pena que vai estar longe da sua filha, imagino como deve ser difícil! Sinta-se abraçada 🙂 Um beijo

Comente!