5 projetos culinários para quem vai ficar em casa no Carnaval

Se tem um lugar onde não estarei neste feriado é na cozinha: já deixei comida pronta no freezer e estoquei pacotes de macarrão. Nos últimos anos, Beagá reacendeu um amor pelo Carnaval que estava adormecido desde a adolescência, então nesses dias só quero saber de botar glitter na cara e ir atrás dos bloquinhos na rua.

Se você não é do tipo que curte esse ilariê todo, saiba, eu te entendo. Durante muitos anos estive desse lado preguiça da força e acho que ficar em casa nesse período é uma delícia também. É um tempo bom pra descansar, ver maratona de filmes, arrumar os álbuns de foto… E, por que não, cozinhar.

Separei então alguns “projetos culinários” que são ótimos para quem vai ter esse tempo nas mãos e está procurando uma aventura na cozinha. Escolha um (ou dois, ou três, ou todos!) e se divirta. 🙂

1. Lasanha, do início

Fazer a massa, o molho bolonhesa (ragu) e o molho branco em casa, resultando assim na melhor lasanha que você já comeu na vida. Pode parecer super difícil, mas não é: com tempo e planejamento, é totalmente possível.

Lasanha a bolonhesa

2. Boeuf Bourguignon

O clássico de Julia Child merece toda a fama que tem. Pena que não é um prato de todo dia, primeiro porque o ensopado de carne fica horas no fogo, segundo porque envolve ainda fazer cebolas douradas e cogumelos refogados – ambos usados na finalização do prato e essenciais para o conjunto da obra. Ou seja, o feriado é uma oportunidade perfeita para preparar esse prato como manda o figurino.

Boeuf Bourguignon-2

3. Pizza sem sova de fermentação lenta

Se você nunca fez pizza em casa, essa é sua chance de começar: aproveite o tempo livre e prepare uma massa de fermentação lenta, que desenvolve mais o sabor e melhora a textura da pizza, deixando-a mais próxima da que comemos na pizzaria. Ah, e nem precisa sovar.

pizza_sem_sova_1

4. Cheesecake de Friends

Sim, eu encaro esse cheesecake como um projeto. A receita em si é fácil, mas são as etapas – fazer a massa antes, rechear, assar em banho-maria no fogo baixo, desligar o fogo e deixar o chesecake lá dentro com a porta entreaberta, retirar do forno e esperar chegar em temperatura ambiente, levar para a geladeira, ufa – que deixam ele perfeito. Fico sempre tentando achar desculpas para fazer essa sobremesa, que é a minha favorita. Acho que o Carnaval pode ser uma ótima justificativa.

cheesecake de friends ny style-8

5. Courtesan au chocolat

Quem já assistiu Hotel Budapeste ficou com desejo de comer – e admirar – esse doce. Quem ainda não viu, taí mais outro projeto para o feriado. Foi uma das coisas mais divertidas que já cozinhei e é ótimo para fazer com as crianças.

courtesan_au_chocolat-4

 

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Samarone disse:

    Queria ter feito lasanha ou qualquer outra massa fresca no Carnaval, pois nunca fiz. Mas uma mudança de cidade, de última hora, me impediu!! Quero fazer qualquer dia desses!!

  2. Guilherme disse:

    Rapaz, como foi bom conhecer esse site hoje. Acabei de favorita-lo. Muito bom para nós aventureiros da cozinha.

  3. Adorei a ideia de projetos pro carnaval. Para quem não curte folia e adora cozinhar é uma excelente ideia.

  4. Monica Hering disse:

    Esse cheesecake já me fisgou!!! Vou ter que fazer…rsrs