Geleia de cebola roxa

Torrada é minha nova sous-chef. Quer dizer, ela não sabe picar cebolas nem limpar a pia – aliás, quando vamos conseguir treinar animais para nos ajudarem nas tarefas de casa? -, mas é quem fica do meu lado enquanto cozinho, brincando dentro do armário e miando como quem dá pitaco no jeito que estou temperando a comida.

Me divirto ao tentar ver o mundo com olhos felinos: para a Torrada, sofá é montanha, gaveta é caverna e meu pé é uma ratazana que precisa ser atacada. Quando fui fazer essa geleia, deixei uma cebola cair no chão e ela levou um super susto. Depois foi chegando perto lentamente, deu uma patada, cheirou… Ficou meio cabreira e deitou no chão, encarando a cebola, esperando que ela fizesse o primeiro movimento de ataque.

Eu morri de rir vendo a cena porque de fato a cebola é uma coisa muito estranha. Aquela casca áspera, o formato engraçado, o cheiro forte… Não dá mesmo pra saber se é algo comestível ou se é, sei la, um bicho fedorento escondido num casco.

Torrada tem tornado minha preparação de comida para a ceia tão mais alegre. Desejo, do fundo do peito, que o Natal de vocês seja divertido assim e que vocês tenham alguém – humano ou bicho – pra compartilhar boas risadas.

***

geleia de cebola roxa-3 geleia de cebola roxa

Geleia de cebola roxa

Um ótima opção para acompanhar as carnes de Natal, essa geleia demora um pouco para fica pronta, mas é tão fácil e tão boa que você nem vai se lembrar disso no final. As raspas de laranja e o tomilho são opcionais, mas dão um gostinho bem especial. Ah, e o vinagre balsâmico pode ser substituído por vinho tinto.

Rende cerca de uma xícara

Ingredientes

2 cebolas roxas grandes
1 colher (sopa) de azeite
1/3 de xícara de vinagre de vinho tinto
1/3 de xícara de vinagre balsâmico
1/4 de xícara de açúcar mascavo
Folhas de dois galhinhos de tomilho
1 colher (chá) de raspas de laranja-baía
Sal a gosto

Como fazer

1. Descasque e parta as cebolas ao meio no sentindo do comprimento, dividindo a raiz. Corte cada metade em fatias finas, no formato de meia-lua.

2. Aqueça o azeite na panela. Junte a cebola e uma boa pitada de sal. Abaixe o fogo e vá mexendo de vez em quando até o líquido que a cebola solta secar, ela murchar e começar a dourar. Isso vai levar uns 25 minutos.

3. Junte o vinagre de vinho tinto, o azeite balsâmico, o açúcar mascavo, as folhas de tomilho e as raspas de laranja. Misture bem e deixe ferver por cerca de 20 minutos ou até que a mistura engrosse e fique com a consistência de geleia.

4. Transfira para o recipiente que for servir ou guardar e espere esfriar. A geleia se mantém bem na geladeira por uma semana e vai bem acompanhando carnes, recheando sanduíches e na finalização de risotos.

1 Resultado

  1. Huuummm, deve ficar uma delicia com queijo brie! Vou fazer e depois conto. Bjos, Feliz Natal!

Comente!