Torta de batata com ervas

“Todo Natal é a mesma coisa”, eu escuto da senhorinha na fila das Lojas Americanas. E do moço ao meu lado esperando para atravessar a rua e de uma amiga no Skype e do vizinho no elevador. Concordo em silêncio: todo Natal é a mesma coisa. O comércio lotado, as ruas cheias, o presente de última hora, o monte de comida que sobra da ceia, o parente que você abraça só uma vez no ano, as luzinhas, a saudade de quem falta. Todo Natal é a mesma coisa. O presente que faz nosso olho brilhar, a comida de lamber os beiços, a alegria da criança que acredita em Papai Noel, as luzinhas, a lembrança gostosa de quem falta.

Mas olhando de perto nenhum Natal é igual. Os meus sequer tem os mesmos pratos da ceia: na minha família, tem ano que tem peru, tem ano que vamos de frango ou lombo. Já teve jantar de verdade, com arroz e farofa e já rolou só uma mesa com vários pães, nozes, frios e belisquetes. Os pratos que eu cozinho para levar nunca se repetem: já fiz torta de noz-pecã, brownie, quiche, focaccia… Tem primo que vai estar no Natal e primo que viajou. Pode ser que os amigos venham se reunir aqui em casa, pode ser que a gente vá para um bar ou mesmo que não dê pra encontrar. Às vezes cismo de comprar presentes e em outras decido dar biscoitos ou outra guloseima. Já decorei a casa inteira com árvores cheias de penduricalhos e já passei a data sem nem uma guirlanda na porta.

No ano passado, minha mãe estava viajando para Índia, o encontro da turma foi num bar que eu nunca tinha ido, a ceia teve batata frita e eu levei um cheesecake. Neste ano, minha mãe está no Brasil, vou cozinhar ao lado de uma gatinha pela primeira vez (Torrada, que foi meu presente de aniversário <3), pretendo fazer um super bolo de chocolate para a sobremesa e decidi comprar um pinheirinho de verdade no supermercado.

Não faz diferença se você é do tipo que ama ou odeia as tradições dessa data: seu Natal nunca vai ser igual ao último. Porque não importa o quanto as coisas se repitam; se a gente não é mais o mesmo, não tem como todo Natal ser.

***

torta de batata com ervas torta de batata com ervas-2
Torta de batata com ervas

Um acompanhamento diferente para o peru ou o frango de Natal, essa torta lembra um purê, mas como vai ao forno e tem ovos na massa, fica mais firme, com a casquinha crocante e o interior macio. É perfeita também para servir com pratos que tenham molho, como estrogonofe, ragu e chilli.

Serve de 4 a 6

Adaptado do livro Cozinhando para amigos, da Heloisa Bacellar

Ingredientes

1 kg de batatas (eu usei uma mistura de batata inglesa e batata doce)
1 xícara de folhas de manjericão e salsinha
3 ovos
½ xícara de queijo ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola picada
2 dentes de alho amassados
Sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada ralada à gosto

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 180 graus e unte generosamente uma forma redonda da 20 cm com manteiga. Eu usei uma forma de fundo falso para facilitar na hora de desenformar.

2. Coloque uma panela grande com água no fogo alto, adicione as batatas e cozinhe até ficarem macias. Escorra, descasque-as sob um fio de água fria e transfira para uma tigela.

3. Amasse as batatas até virar um purê. Pique as ervas bem fininho e adicione às batatas. Junte também os ovos, um a um, misturando bem após cada adição. Por último, incorpore o queijo ralado.

4. Derreta a manteiga em uma panelinha e junte a cebola, mexendo até dourar levemente, Junte o alho amassado, misture rapidamente e desligue o fogo. Transfira para a tigela com a mistura de batatas e mexa para incorporar.

5. Coloque a massa na forma e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até que o topo esteja levemente dourado e um palito saia seco ao ser inserido no meio. Deixe amornar por uns 15 minutos, desenforme e espere esfriar. O bolo fica mais gostoso se servido em temperatura ambiente.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Camila Mimi disse:

    Receita mais q aprovada e amada! ameeii e tdo mundo q experimentou tbm. 🙂 bjo querida

  2. Camila Mimi disse:

    adoreiii a receita querida! bjo <3

  3. Conheci seu blog hoje e adorei! Amei a receita!

  4. Monica Hering disse:

    Amo as receitas da Heloisa Bacellar…e adoro a forma como você escreve!

  5. Júlia Caires disse:

    Hmm! Deve ficar deliciosa! 😋

Comente!