Molho de tomates assados

Aos 19 anos tive que escolher entre trabalhar com crianças nos Estados Unidos ou com palavras no Brasil. Escolhi as palavras e um pedaço do meu coração ficou no gramado de uma escola em Gainesville, na Georgia.

Aos 25, tive que escolher entre a dança e o jornalismo. Escolhi o jornalismo e um pedaço do meu coração ficou dentro de uma sapatilha.

Aos 30, tive que escolher entre ficar em São Paulo ou voltar para BH. Escolhi voltar e um pedaço do meu coração ficou na esquina da Paulista com Augusta.

As partes do coração que vão sendo espalhadas pelos cantos do mundo não o deixam menor, pelo contrário, o fazem mais presente, mais alastrado. Fortalecem-no. Coração não trabalha com matemática: quanto mais se reparte, mais se multiplica. E a vida vira essa gangorra entre deixar pedaços em novos lugares e voltar para revê-los em algum outro tempo e espaço.

Hoje estou sentindo uns pedacinhos que deixei por aí me chamando… E vou para a cozinha curtir essa saudade gostosa, cortando cebolas e partindo tomates.

molho de tomates assados molho de tomates assados-2 molho de tomates assados-5

***

Molho de tomates assados

O molho feito com tomates assados tem um sabor intenso, que lembra defumado, e textura bem cremosa. Todos os ingredientes usados nesse método – tirando o tomate, claro – são opcionais. Em vez da cebola roxa, você pode usar a cebola branca ou chalota, e até omitir se quiser. Dá para colocar menos ou mais alho, trocar o manjericão por tomilho ou alecrim, não usar o vinagre, adicionar uma cenoura picada em pedaços grandes, salpicar um pouco de açúcar – só para nomear algumas ideias. O importante é usar tomates bem maduros, ter paciência com o fogo baixo e ir experimentando combinações até achar sua favorita. Essa é a minha. 🙂

Ingredientes

1kg de tomates bem maduros
½ cebola roxa descascada e cortada em quatro
4 dentes de alho inteiros com casca
4 colheres (sopa) de azeite (e mais um pouco para untar a forma e finalizar)
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Folhinhas de um galho de manjericão

Modo de usar

1. Preaqueca o forno a 160 graus (baixo). Unte levemente com azeite uma assadeira grande.

2. Lave os tomates e corte-os em quatro no sentido do comprimento. Arranje-os na assadeira com o lado cortado para cima, cuidando para que formem uma só camada, sem se sobrepor. Espalhe os dentes de alho com casca e a cebola cortada pela assadeira.

3. Misture o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta. Com uma colher, distribua o azeite temperado por cima de cada pedaço de tomate. Finalize com mais um fio de azeite e salpique as folhas de manjericão.

4. Leve ao forno por cerca de 2 horas, até os tomates murcharem e as beiradas estejam levemente tostadas. Deixe esfriar na assadeira.

5. Retire a casca dos dentes de alho. Transfira o alho, os tomates e a cebola para o processador e pulse em intervalos, até formar um molho. Se estiver muito grosso, adicione um pouco de água. Prove e acerte o tempero.

6. Sirva em seguida ou guarde em um pote de vidro na geladeira por até uma semana.

Dicas!
– Além de colocar em massas, almôndegas, panquecas, etc, esse molho fica especialmente bom se transformado em uma sopa cremosa, apenas adicionando um pouco de leite ou creme de leite. Também é legal servir como molhinho para mergulhar batatas fritas ou assadas, queijo empanado e frito, nuggets, vegetais e outros aperitivos.
– Para ajudar na limpeza depois, forre a assadeira com papel alumínio e unte levemente com azeite por cima. Eu esqueci de fazer isso e me arrependi, tentando tirar aqueles pedacinhos que grudam nos cantos e não saem nem com reza brava rsrs.
– Se quiser fazer o molho sem a pele do tomate, é fácil retirá-la depois que eles assam. Você pode também tirar as sementes antes de levar ao forno, mas, nesse caso aconselho retirar a polpa, passar por uma peneira para separar as sementes e voltar o líquido para a assadeira, pois ele é importante para o sabor.
– O molho também pode ser congelado por até 3 meses.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Maria Cecília Pontes Fernandes disse:

    Marina, acabeii de fazer sua receita. Ficou simplesmente espetacular! O melhor molho de tomates que já comi. Foi perfumando a casa enquanto estava no forno. Obrigada por compartilhar essa receita tão boa e pratica. Um abraço, Cecilia… Se quiser espiar como ficou, dê uma espiadinha em dacecilia2014 no Instagram.

    • Marina Maria disse:

      Oi Cecília! Que bom que você gostou, eu também adoro esse molho. Me desculpe pela demora em responder seu comentário, tive um problema no plugin de comentários do WordPress; ele mandou um monte de comentário que não eram spam para a caixa de spam e eu só descobri agora. :/

  2. Regina Marinho disse:

    Nossa, parece muito bom! Fiquei surpresa, pois nunca ouvira falar em molho de tomates assados! Vou experimentar. Obrigada!