Torta de chocolate e morango

Seu Armando me contou que não vendia quase nada de couve até dois anos atrás, quando umas moças passaram a comprar vários molhos da folha para “um tal de suco verde”. Agora, diferente de quando começou como feirante, há vinte anos, ele investe mais na rúcula, no agrião e no brócolis do que na taioba e na mostarda.

Felipe está na feira há seis meses só. Trabalhava como eletricista, mas foi ficando sem serviço e resolveu ajudar o pai na banca de peixes para não faltar o pagamento da conta de luz no final do mês. Me garantiu que fica lá só até dezembro, pois tem certeza que ano que vem as coisas melhoram e ele vai voltar a consertar muitos fios e tomadas.

Dona Vera, que traz cenoura, vagem, couve-flor, batata-doce e mandioquinha do seu sítio, largou o emprego público para se dedicar só ao seu pedacinho de terra em Guararema. Não aguentava mais ficar afogada entre pastas e documentos e resolveu nadar na onda dos orgânicos. “A vida é só uma”, me disse.

A sacola pesa e sigo para casa em estado filosófico. Conversa de feira é isso: um jeito muito doido de entender o mundo da forma que ele está aqui e agora. Quando passo pela última barraca, escuto de longe um vendedor de frutas gritar: “tá todo mundo mal, menos o morango, que tá maravilhoso!”

***

torta de chocolate e morango-4 torta de chocolate e morango-6

Torta de chocolate e morango

O único segredo dessa torta é usar um bom chocolate e morangos bem maduros, pois é o sabor dos dois que vai sobressair na receita. Fora isso, é uma sobremesa que nem vai ao forno e tem só cinco ingredientes – mais fácil, impossível.

Ingredientes

Massa
28 biscoitos Negresco, Oreo ou similar
100g de manteiga derretida (½ xícara ou cerca de 7 colheres de sopa)

Recheio
200 ml de creme de leite (usei de caixinha)
300g de chocolate amargo (no mínimo 70%)
150g de morangos limpos, sem o cabinho e partidos ao meio

Raspas de limão para decorar (opcional)

Como fazer

Massa
1. Coloque os biscoitos (com recheio mesmo) no processador e triture. Junte a manteiga derretida e pulse até virar uma massinha. Se você não tem processador, triture o biscoito no liquidificador, transfira para uma tigela, junte a manteiga e misture com as mãos.

2. Pressione a massa nos fundos e nas laterais de uma forma redonda de fundo removível de 22 cm usando as mãos ou as costas de uma colher. Preste atenção especial aos cantinhos, para que não fiquem com excesso de massa. Leve ao freezer enquanto faz o recheio.

Recheio
1. Pique o chocolate em cubinhos e coloque em uma tigela.

2. Aqueça o creme de leite em uma panelinha até se formarem bolhas nos cantos (não deixe ferver). Entorne sobre o chocolate picado, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por um minuto. Depois, misture delicadamente, devagar, até formar um creme homogêneo.

Montagem
1. Retire a base da torta do freezer e cubra com o recheio. Parta metade dos morangos ao meio e decore com o lado cortado para baixo, pressionando levemente para que afundem um pouco no creme de chocolate.

2. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro. Salpique as raspas de limão por cima e sirva com o restante dos morangos picados.

DICA!
Para cortar os pedaços certinhos na hora de servir, ferva um pouco de água e coloque em um copo alto. Mergulhe a faca nessa água, deixe por alguns segundos e seque com um pano de prato em seguida. Use a faca morna para cortar a torta e limpe-a com papel toalha a cada corte.

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. ariane moreira disse:

    Oi Mari!! fez esse doce e ficou sensacional!!! Todos amaram!! Parabéns!! Bjo

  2. Alan Alves disse:

    Oi Mari,
    A feira tem muito disso mesmo, cultura e trabalho. Pra uns é vida, já para outros é simples ganha pão. Tenho gostado mais de ir. Novamente fiquei feliz com sua publicação. E que foto linda, sem dúvidas deve ter ficado delicioso.
    Parabéns.

  3. A sua capacidade de pegar algo do cotidiano, como uma ida a feira, e de transformar isso em um delicioso relato e uma vistosa receita resumem a essência desse blog.

    Mas não precisava dessa foto torturante da fatia da torta com o morango afundado no chocolate, né?!
    Bjo

    • Marina Maria disse:

      Hahaha admito que a foto tá torturante mesmo, ficou difícil até pra mim relembrar da torta enquanto postava a receita. Brigada pelo seu comentário carinhoso sobre o texto, Anso, fiquei de coração quentinho. Um beijão!

  4. Erica disse:

    Conversa de feira é tudo de bom… é a vida das pessoas “comuns” mesmo!… E adoro escutar eles! A frase do vendedor dos morangos foi ótima, assim como a receita, que parece deliciosa… e muuuuuuuuuuuuito calórica!… hehehe
    Beijo no seu coração!

  5. Áurea Maíra disse:

    Que delícia de texto, que delícia de torta! <3

  6. Monica Hering disse:

    Seus textos sempre nos fazendo pensar…!
    E vejo que está aproveitando as feiras em SP…
    Bjs