Biscuits (pãezinhos amanteigados)

Acordei primeiro com as mãos, procurando uma ponta do cobertor, mesmo estando calor lá fora. Antes de descobrir que eram 3h16 da manhã, entendi que era madrugada, pois nem de longe dava pra ouvir pneus raspando no asfalto. Antes que eu tentasse fechar os olhos de novo, vi o sono fugindo pela fresta da porta de mãos dadas com o sonho. Senti um cheiro de pão.

Pensei que poderia ser a padaria da Cerro Corá, mas cheiro não viaja tão longe. Uma vizinha insone, talvez. De repente, fui tomada por um pânico tão irracional quanto frequente de ter esquecido algo no forno e de lá estar vindo o tal cheiro. Levantei meio desajeitada, dei passos largos até a cozinha e chequei o fogão com o coração acelerado: tudo certo. Mas que tinha alguém assando pão, isso tinha.

Sentei na bancada pensando nas coisas mais gostosas que tinha comido de café da manhã na vida. As torradinhas de presunto e queijo da minha mãe, o pão de queijo feito na hora da Vó, o omelete da Pousada do Caju, os biscuits do restaurante Home Grown, em Atlanta. Percebi que não tinha acendido a luz. Acostumada à escuridão, voltei para o quarto e fiquei olhando pela janela um tempo, pensando se alguém ali perto também estava de olhos abertos, em pé na janela – e se também sentia esse cheiro de pão.

O sono apareceu na porta do quarto e entrou correndo pela fechadura. Mergulhei na cama e esperei o sonho que vinha logo atrás, devagarinho. Na última fresta de luz antes de fechar os olhos, fantasiei com a vizinha batendo campainha e oferecendo um naco de baguete recém assada.

*** biscuits-4 biscuits-2

Biscuits (pãezinhos amanteigados)

No Reino Unido, “biscuits” (se fala bíscutz) são biscoitos, mas nos Estados Unidos essa mesma palavra é usada para descrever um pãozinho amanteigado muito fácil e rápido de fazer. Lá eles recheiam com frango empanado ou comem com um molho branco chamado “gravy”, mas eu prefiro simples, só com manteiga ou geleis. Eles são o meu ideal de café da manhã num sábado ou domingo preguiçoso.  Rende cerca de 8 biscuits

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
2 colheres (chá) de açúcar
½ colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal gelada
3/4 xícara de leite gelado

Preparo

1. Misture em uma tigela a farinha, o fermento, o açúcar e o sal.

2. Corte a manteiga em cubinhos e junte aos ingredientes secos. Vá desmanchando a manteiga com as pontas dos dedos junto com a farinha, fazendo um movimento de “esfarelar”, até parecer uma farofa grossa e irregular. Leve ao freezer por 10 minutos. Se o seu leite não estiver bem gelado, aproveite para levar ele também.

3. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 graus. Forre uma assadeira grande com papel manteiga.

4. Junte o leite gelado na tigela aos poucos, usando um garfo para incorporar. Quando ficar pesado, use uma colher grande para misturar apenas até a massa ficar coesa e soltar dos lados da tigela – não trabalhe demais ou os biscuits ficarão duros. Pode ser que você não precise usar todo o leite.

5. Enfarinhe uma superfície lisa e abra a massa com o rolo em um retângulo de 1,5cm de altura.

6. Polvilhe um aro cortador ou a borda de um copo de 5 cm de diâmetro com farinha. Corte a massa e vá dispondo os biscuits na assadeira preparada.

7. Leve ao forno por 20 minutos ou até dourarem no topo. Sirva quente. Os biscuits ficam sempre melhores no dia que foram feitos, mas você pode guardá-los em um pote fechado e esquentá-los no forno antes de comer.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. JULIA CAIRES disse:

    Oi Marina, fiz os biscoitos. Achei que ficou um sabor que não destacou nem pro doce e nem por salgado. Os q ficaram mais grossos a textura ficou melhor. Bjs

    • Marina Maria disse:

      Júlia, os biscuits tem um gosto mais neutro mesmo, por isso combinam tanto com recheios doces quanto salgados. Eu também prefiro eles mais altos, mas sei de outras pessoas que gostam deles baixinhos porque ficam mais crocantes. Um beijo!

  2. Sempre nos fazendo pensar alto com seus devaneios mais que reais rsrsrs.
    Obrigado por fazer parte da minha bagagem de blogs que me levam pra frente.
    Forte abraço e amo seu blog.
    Alan Alves.

  3. Monica Hering disse:

    Adorei o texto! E a receita dos Biscuits!