15 receitas para cozinhar para quem você ama

A comida tem voz. Ela pode agradecer, oferecer carinho, demonstrar amor, dizer que sente saudade, expressar preocupação. E essa fala não depende da complexidade do prato, apenas do ato em si: pode ser um jantar bem simples, um macarrãozinho, um vinho, um brigadeiro de colher… Todo dia é uma oportunidade de fazer isso. Mas, se o que você precisa é de uma boa desculpa, o dia dos namorados tá ali, virando a esquina. E aqui estão algumas receitas pra te dar um empurrãozinho até o fogão. São todas fáceis e rápidas ou podem ser feitas no dia anterior, pra você não ter que gastar tempo demais na cozinha durante o encontro.

Entradas

Brioche sem sova

Imagina a pessoa chegar para o jantar e sentir cheiro de pão assando? Ou então receber uma fatia de brioche com manteiga para um café da manhã especial? A massa é fácil de preparar e é feita no dia anterior, então é o tipo de pão com a melhor relação esforço/resultado.

Brioche sem sova-4

Abóbora assada com cebola roxa, molho de tahine e zaatar

O molho de tahine dá uma cara de festa para essa abóbora e foi uma das minhas descobertas do ano.

Abobora assada com cebola roxa e molho de tahine (5)

Guacamole

Acho válido começar a noite acordando bem o paladar, inclusive com uma pimentinha. 😉

Guacamole__3

Crostini de azeitona e uvas assadas

Uma entrada muito elegante e inusitada. Se quiser pular a etapa de tostar o pão, dá pra servir também com torradas prontas.

crostini de azeitonas e uvas assadas-des

Castanhas tostadas com alecrim e pimenta caiena

Essa é minha entrada favorita: é fácil, saborosa e não rouba o apetite para o prato principal.

castanhas tostadas com alecrim e pimenta caiena-2

Pratos principais

Gnudi

Você pode deixar o gnudi pronto no dia anterior ou chamar seu amor pra te ajudar a fazer as bolinhas na hora.

gnudi_3

Estrogonofe de frango na cerveja de trigo

Esse também dá para ser feito antes do convidado chegar e aquecido na hora ou então chamá-lo para a cozinha enquanto você prepara – dá até pra irem bebendo a cerveja que você vai usar na receita.

estrogonofe-de-frango-na-cerveja-de-trigo-2

Camarões scampi

Acho frutos do mar muito sexy – e esse é meu jeito favorito de preparar camarões. Podem vir numa salada, como molho de massa ou só acompanhadas de um arroz ou batatas assadas.

Camarões Scampi

Massa com molho de ervilha, iogurte e pimenta

As duas massas que vou sugerir aqui têm uma mesma característica: molhos surpreendentes. Esse é uma mistura muito inteligente de sabores: o doce da ervilha, o ácido do iogurte, o crocante das castanhas e uma pimentinha pra finalizar.

massa com molho de ervilha, iogurte e pimenta

Rigatoni com molho de linguiça defumada e mel

Esse rigatoni conquistou meu coração há seis anos e até hoje é uma dos meus pratos preferidos. O sabor do mel aparece bem no fundo, mas é o que deixa o molho tão diferente e saboroso.

Rigatoni_1

Sobremesa

Figos grelhados com calda de chocolate e hortelã

Figo é uma fruta tão sensual, né? Você pode deixar a calda pronta e grelhar o figo na hora, já que ele fica pronto rapidinho.

figos grelhados com calda de chocolate-3

Semifreddo de nutella / Cheesecake de nutella

Pra quem compartilha do meu amor por nutella, duas dicas para terminar a noite com muitos sorrisos. Tanto o semifreddo quanto o cheesecake podem ser feitos no dia anterior.

cheesecake de nutella

Brownie sem farinha

Um pedaço desse brownie, uma bola de sorvete do lado e uns morangos picados: esse é meu ideal de sobremesa, dessas que dá até vontade de pular a entrada e o prato principal.

bolo de chocolate sem farinha-2

Farofa doce de bacon

Servida com sorvete de creme ou chocolate, essa farofa aquece o coração dos amantes de bacon (ou seja, 99% da população mundial).

bacon doce e calda de caramelo-10

Barrinhas de limão

Uma das sobremesas que mais amo do blog, pode ser feita com antecedência e finaliza a noite com um creme doce e azedinho sobre uma base crocante e amanteigada.

barrinhas de limão-6
Se você ainda precisa de mais ideias, dá uma olhada aqui. 😉

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Agora minha lista de receitas pra fazer ganhou mais 14 companheiras hahaha (o gnudi eu posso cortar, porque vai ser o almoço de amanhã :D). Ai, preciso fazer urgente essa farofa de bacon, pelamor. Beijo, Marina Maria!

Comente!