Passo a passo – Lasanha a bolonhesa

Uma parte legal do projeto “30 nuncas” é que ele me obrigou a deixar desculpas de lado e colocar em prática coisas que sempre quis fazer, mas achava um jeito de adiar. Montar uma lasanha do início, com direito a massa caseira, era um desses projetos que só ficavam na vontade. No último feriado resolvi parar com a enrolação e descobri que o mais importante da lasanha feita do início não é tanto a receita, mas o planejamento.

Vale dizer que a lasanha dos meus sonhos é um pouco diferente das que costumamos comer aqui no Brasil. Não tem presunto, vai parmesão no lugar da muçarela e o molho é bem menos líquido, deixando o prato mais firme. Ao cortar, em vez de o pedaço se desmanchar no prato, é possível ver as suas camadas (essa é a imagem da lasanha que provei em Verona, na Itália, cuja lembrança ainda faz meu coração bater forte). Não vou arriscar dizer que essa versão é mais “leve” – afinal, é lasanha – mas a massa fininha e o parmesão deixam o prato menos robusto.

Uma última nota: é complexo fazer lasanha para dois. O prato carrega no seu DNA a vontade de ser dividido, inclusive porque não vale a pena passar por todas essas etapas se não for para alimentar mais pessoas. A avó do Daniele, meu amigo italiano que ensinou a fazer a massa caseira, faz lasanhas pelo prazer de distribuir para os vizinhos – as pessoas batem campainha pedindo pelas “marmitas”, ela tira uma do freezer e entrega. É esse o espírito.

Lasanha a bolonhesa-6 Lasanha a bolonhesa-7

***

Lasanha à bolonhesa

Eu sugiro dividir a preparação da lasanha em dois dias, mas nada impede que você comece a fazer bem cedinho para servir de noite. Do jeito que indiquei, acho que fica mais tranquilo e você pode realmente aproveitar o tempo na cozinha, em vez de ser tomado pela ansiedade e pelo cansaço de querer o prato pronto.

Serve de 4 a 6 como prato único (dependendo da fome ou da “ignorância” das pessoas, como sugeriu um dos meus amigos) ou de 8 a 10 em um almoço/jantar com outros pratos.

Ingredientes

Molho bolonhesa (ragu)

1 cebola média
1 cenoura grande ou duas pequenas
2 talos de salsão
3 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite
1 kg de carne de boi moída (usei garrão, mas pode ser acém, músculo, etc – o importante é não ser um corte magro)
1 xícara de leite
1 xícara de vinho tinto (vale aquela regra de usar o que você gostaria de beber)
2 latas de tomate pelado
2 folhas de louro, 1 galho de manjericão e alguns galhinhos de tomilho amarrados com um barbante
Sal, noz-moscada ralada e pimenta-do-reino moída na hora

Molho bechamel (molho branco)

100 g de manteiga
½ xícara de farinha de trigo
1 litro de leite integral
Sal, noz-moscada ralada e pimenta moída na hora a gosto

Massa

200 g da farinha (1 ½ xícara)
2 ovos grandes

Montagem

200 g (cerca de 2 xícaras) de parmesão ralado na hora

Preparo

– NO DIA ANTERIOR

Faça o molho bolonhesa (ragu)

A receita do ragu já apareceu no blog aqui. Ela rende o dobro do que você precisa para a lasanha e eu sugiro fazer tudo mesmo – afinal, se é pra deixar uma panela no fogo por quatro horas, que seja pra render muito. Depois de pronto, espere o molho esfriar e separe quatro xícaras para a preparação da lasanha. A outra metade você pode manter na geladeira por até uma semana ou congelar por cerca de três meses. Vai por mim: descobrir um potinho de ragu congelado no freezer é uma das melhores alegrias da vida.

– NO DIA DE SERVIR A LASANHA

Antes de começar, um conselho: separe mais tempo do que você imagina para fazer a montagem da lasanha. Eu levei cerca de duas horas no processo, fora os 45 minutos que ela ficou no forno. Acabei deixando para começar muito próximo do horário do almoço e me vi querendo terminar logo por conta da fome. O melhor é ir fazendo as coisas devagar, tomando um vinho, ouvindo uma música. Sem pressa, se divertindo.

1. Faça o molho bechamel (molho branco)

Em uma panela média, no fogo baixo, derreta a manteiga. Junte a farinha de trigo e vá mexendo por cerca de um minuto. Sem parar de mexer, junte o leite aos poucos – bem aos poucos mesmo, cerca de uma colher por vez. Primeiro vai parecer uma massa bem grossa, depois ela vai ficando mais fina, até começar a parecer um molho espesso. Nesse ponto, você pode adicionar quantidades maiores de leite. O importante é ter paciência e nunca parar de mexer. Até esse ponto, o processo demora uns 15 minutos. Quando o leite tiver sido totalmente adicionado, tempere com uma pitada sal, noz-moscada e pimenta. Continue mexendo por cerca de 10 minutos, até ficar cremoso, tomando cuidado para não engrossar demais, pois o molho ainda ainda irá ao forno. Prove para acertar o tempero e retire do fogo.

Lasanha a bolonhesa-3

2. Faça a massa

Esse passo a passo aqui explica todo o processo. Você deve segui-lo até a parte de afinar a massa: na minha máquina, que vai até o número 9, eu parei no 8, ou as tiras ficariam finas demais. Enfarinhe uma bancada ou uma forma grande e vá sobrepondo as tiras, sempre colocando bastante farinha entre uma camada e outra para que não grudem. Se a tira ficar muito grande para afinar, corte ao meio. No final do processo, corte cada tira em dois ou três quadrados.

Lasanha a bolonhesa

Lasanha a bolonhesa-2

3. Cozinhe a massa

Unte uma assadeira grande com azeite. Encha a maior panela que você tiver com água e coloque no fogo alto. Assim que ferver, salgue com duas colheres de sal e adicione os quadrados de massa. Se sentir que estão ficando muito amontoados na água, faça em duas ou três levas. Deixe cozinhar por dois minutos e use uma pinça ou uma escumadeira para transferir os pedaços prontos para a assadeira untada (não precisa escorrer totalmente a água, isso inclusive ajuda as partes a não grudarem). Não se preocupe se os quadrados não estiverem do mesmo tamanho, se grudarem um pouquinho na ponta ou se partirem durante o cozimento. Tudo vai dar certo no final.

4. Monte a lasanha

Preaqueça o forno a 200 graus. Separe uma assadeira de 22cm x 33cm. Espalhe ¼ de xícara do molho bechamel no fundo da assadeira. Adicione a primeira leva de massa, sobrepondo levemente os pedaços para formar uma camada única. Espalhe 1 xícara do molho bolonhesa, em seguida ½ xícara de molho bechamel e salpique por cima ⅓ de xícara de parmesão. Repita essa proporção em quatro camadas: massa + 1 xícara de molho à bolonhesa + ½ xícara de bechamel + ⅓ de parmesão. Na quinta camada de massa, finalize espalhando ¼ de bechamel e salpique o restante do parmesão.

(Dica: nesse ponto, a lasanha pode ser coberta com um filme plástico e ficar na geladeira por até um dia. Para congelar, além do papel filme, use papel alumínio e deixe no freezer por até dois meses. Deixe descongelar de uma dia para o outro na geladeira e asse normalmente.)

5. Asse a lasanha

Leve a lasanha ao forno por cerca de 45 minutos ou até que o queijo no topo esteja dourado e o molho esteja borbulhando. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir (confie em mim; isso vai te ajudar a cortar pedaços com mais facilidade e evitar línguas queimadas).

 

Lasanha a bolonhesa-4 Lasanha a bolonhesa-10

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Gabriela Ribeiro disse:

    Marina, to querendo muito testar essa receita de lasanha. Fiz o ragu e realmente é sensacional! Agora, vou te confessar que não to me animando a fazer a massa no muque não, rs. E outra confissão: nunca fiz lasanha com molho bolonhesa, hehe. Minha mãe tem uma receita ótima que não precisa cozinhar o macarrão da lasanha. Ele cozinha no forno com o próprio molho de tomate e leite. Mas pra fazer a sua receita, o ideal é cozinhar antes, né?

    • marina maria disse:

      Gabi, eu entendo demais a preguiça de abrir a massa no muque! Acho que se não tivesse a máquina, não ia animar também não… rsrs. Mas ó, uma amiga fez essa lasanha com uma massa da Barila que vai direto ao forno e disse que deu super certo! Ela só deixou o molho branco e o bolonhesa um tiquinho mais ralos porque é preciso um ambiente mais líquido para cozinhar a massa no forno. Então acho que pode dar com esse tipo de massa industrializada, sim. Se testar, volte pra me contar! Um beijo!

      • Gabriela Ribeiro disse:

        Fiz a lasaha, Marina! Essa dica que vc deu da massa que vai direto ao forno foi ótima. Achei de uma outra marca e ficou sensacional! Nossa, lasanha pra mim é essa, rs. Sinto muito, mãe, sua receita é boa mas eu dispenso o presunto da lasanha, hehehe

        • Marina Maria disse:

          Haha que bom que deu certo e você gostou, Gabi! Acho que lasanha com presunto tem um gosto “afetivo”, mas também prefiro essa só com molho e parmesão (não conta pra sua mãe rsrs). Um beijo!

  1. 4 de fevereiro de 2016

    […] 1. Lasanha, do início […]