Sopa cremosa de milho da geladeira da Flávia

A Flávia morou a 350 metros da minha casa durante um bom tempo. A gente se conheceu nas aulas de jazz e dançamos juntas por quase dez anos, quase todos os dias da semana, sempre seguidos por uma conversa na esquina da rua dos Comunicadores. Eventualmente, ela se mudou para um tiquinho mais longe, uns 7 km, e depois a distância aumentou para 700 km – ela foi morar em Brasília. Esse é um resumo do lado prático da nossa história. Do lado sentimental, não tem tempo, nem espaço. Nossa amizade, que começou aos 14, continua com a mesma força até hoje: meu pensamento está sempre nela, e o dela, em mim. Quando recebi essa foto para o Menu Geladeira, fiquei feliz por ela topar participar do projeto – a Flávia sempre foi uma entusiasta do blog -, mas mais ainda porque me senti um pouco na casa dela, batendo papo na porta da cozinha, como a gente fazia naquele tempo.

A geladeira da Flávia

geladeiraflavia

O que tinha:

Tomate, cebola, pimentão verde, goiaba vermelha, laranja, macarrão penne, milho de espiga, peito de peru, queijo minas, coalhada, danoninho, manteiga, parmesão ralado, manjericão, molho de pimenta biquinho, água tônica, requeijão, alho, tempero pronto, polenguinho, suco de uva integral, água de coco, massa de tapioca.

O que resolvi fazer:

Com tanta opção na geladeira, custei a decidir qual receita ia sugerir para a Flávia. Me lembrei então que, das inúmeras paixões que eu e ela temos em comum, uma delas é o milho – meu olho brilhou quando ela contou que tinha espigas na gaveta de legumes. Optei então por fazer uma sopa bem temperadinha e cremosa, pensando nos dias frios que estão por vir.

sopa cremosa de milho   sopa cremosa de milho-4

sopa cremosa de milho-3

Participe também do projeto Menu Geladeira! Mande uma foto da sua geladeira aberta para o e-mail contato@saldebolinha.com ou por uma mensagem no Facebook. Não esqueça de enviar junto uma descrição breve do que está dentro dos potinhos – afinal, ainda não desenvolvi visão raio-x! hehe. Eu vou me inspirar na sua geladeira, propor uma receita para ser feita com aqueles ingredientes e postar a experiência aqui no blog. =)

***

Sopa cremosa de milho

Essa sopa é bem versátil: dá pra usar milho verde ou de conserva, trocar o pimentão verde por vermelho ou amarelo (e até mesmo omitir), usar cream cheese ou creme de ricota no lugar do requeijão e incrementar os temperos – fica ótima com uma pitada de páprica, por exemplo.

Serve 2 pessoas

Ingredientes

– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1 cebola pequena picadinha
– ⅓ de pimentão verde picadinho (sem sementes e sem a parte branca)
– 1 dente de alho picado
– 4 espigas de milho verde (ou duas latas do milho em conserva)
– 2 xícaras (chá) de água ou caldo de legumes
– Algumas gotinhas de molho de pimenta
– Sal e noz-moscada a gosto
– 4 colheres (sopa) de requeijão
– 2 polenguinhos cortados em cubinhos (opcional)

Como fazer

1. Debulhe o milho com ajuda de uma faca grande: coloque a espiga em pé e passe a faca no sentido do comprimento. Faça isso numa tigela, para guardar o caldo que sai da espiga. Se for usar a versão em lata, basta escorrer o milho.

2. Em uma panela média, aqueça o azeite no fogo médio. Refogue a cebola até ficar transparente. Adicione o pimentão e mexa até ficar macio, por uns três minutos. Junte o alho em seguida, misturando até perfumar.

3. Coloque o milho na panela e tempere com um pouquinho de sal, molho de pimenta e noz-moscada. Junte a água (ou o caldo de legumes) e, assim que ferver, abaixe o fogo, tampe e cozinhe por cerca de 5 minutos.

4. Transfira a sopa para o liquidificador e deixe amornar. Bata até formar um purê liso.

5. Passe o purê por uma peneira de volta para a panela. Ligue no fogo baixo e aqueça, misturando sempre, até ferver engrossar um pouco. Acrescente o requeijão, mexendo até ele se dissolver, prove para acertar o tempero e desligue o fogo. Distribua os polenguinhos picados por cima e sirva.





Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Alan Alves disse:

    kkkkkkk
    Curti muito esse ideia de fazer o que tem na geladeira!
    Variedade de tipos de posts, seu blog me ajuda em criar novidades no meu.
    Vou postar coisa nova amanhã.
    Forte abraço…
    ps.: Vou tentar fazer.

  2. Flávia Dorado disse:

    Pôxa Nina! Tô em terras argentinas e não dá pra correr pra cozinha fazer essa receita deliciosa… Fiquei emocionada e logo me lembrei dos papos sem fim na esquina do ballet. Nó na garganta e muita saudade.
    Love you!
    Sopa de milho, espere por mim…