Bolo de chocolate (ou brownie) sem farinha

Hoje começa o Especial de Páscoa do blog! Êêêêê!!! Nas próximas semanas, sempre às terças, vou trazer uma receita com chocolate pra você ir entrando no clima e ter ideias para a sobremesa da Páscoa ou para presentear os amigos.

Eu sei, eu sei, vou começar o especial logo com mais uma receita de bolo de chocolate. Em minha defesa, não tinha nenhum bolo de chocolate sem farinha de trigo no blog e sei que muitos de vocês têm intolerância ou optaram por não comer glúten. Isso é um jeito de justificar minha obsessão por testar bolos de chocolate? É. Mas é uma boa desculpa? É também… rs.

Estou muito animada com esse especial porque adoro a Páscoa. Meu lado adulto entende como a data é uma armadilha comercial, com ovos de chocolate a preços absurdos, coelhinhos de pelúcia por todos os cantos, lotação nos mercados pra comprar bacalhau e tudo mais. Não consigo ignorar, no entanto, como essa época traz à tona lembranças da minha infância, de dormir pensando na caça aos ovos e de comer Bis no café da manhã. Assim me sinto mais próxima da criança que mora aqui – e viro uma ferrenha defensora da magia contida em um ovo de Páscoa. <3

bolo de chocolate sem farinha-3 bolo de chocolate sem farinha-4 bolo de chocolate sem farinha-5

***
Bolo de chocolate (ou brownie) sem farinha

Eu não consigo me decidir se isso é um bolo ou um brownie. A textura é parecida com a de um brownie, mas o sabor de chocolate é mais intenso… Acho que se fizer na forma redonda e talvez colocar uma cobertura ou polvilhar com cacau, vira bolo. Na forma quadrada, quem sabe com umas nozes picados no meio, vira brownie. Na verdade o nome não importa muito – depois de morder um pedaço, só dá pra pensar no quanto é delicioso.

Ingredientes

– 150 gramas de chocolate amargo ou meio amargo picado
– 100 gramas de manteiga sem sal cortada em cubinhos
– ¾ de xícara de açúcar (150g)
– ¼ de colher (chá) de sal
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha
– 3 ovos grandes
– ½ xícara de cacau em pó (45g)

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 200 graus. Unte uma forma redonda pequena de 20 cm e forre o fundo com um círculo de papel manteiga. Unte levemente por cima do papel.

2. Derreta a manteiga e o chocolate juntos, no micro-ondas em intervalos de 30 segundos ou numa panelinha em fogo baixo. Transfira para uma tigela.

3. Acrescente o açúcar, o sal e a baunilha, misturando até ficar homogêneo. Junte os ovos um de cada vez, batendo bem após cada adição. Coloque por último o cacau e misture apenas até virar uma massa lisa.

4. Transfira para a forma e asse por cerca de 25 minutos ou até que se forme uma casquinha por cima e um palito saia seco ao ser inserido no meio.

5. Deixe amornar por dez minutos e solte as laterais com ajuda de uma faquinha. Desenforme em um prato e deixe esfriar totalmente antes de servir.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Fica uma delícia, bem brownie, arrependi de não ter colocado umas nozes. O meu só não cresceu tanto como o da foto! Adorei a receita!

  2. Erica disse:

    Malvada!!!… Só porque estou tentando comer menos chocolate!!!… Vou reservar pra testar na próxima TPM!

  3. Lylia disse:

    Gostei da novidade, Marina! Especial de Páscoa é ótimo para nós que andamos às voltas com novidades para essa data. Esse bolo já está reservado para ser experimentado.
    Bj,
    Lylia