Fritada de massa da geladeira do Leandro

Conversa com uma amiga sobre blogs de comida (ou como nascem as ideias):

Amiga:
achei esse site bem legal com essa proposta de imagens
tô olhando os projetos

Eu:
clica num vídeo, eles são ótimos

Amiga:
mas às vezes eu sinto falta de ter receita pra gente como a gente. Brie com mirtilo deve ser uma delícia, mas eu não vou encontrar na minha geladeira com facilidade

Eu:
menina
isso é uma ótima ideia
a pessoa me manda uma foto da geladeira dela
e eu faço uma receita

E assim surgiu o MENU GELADEIRA, o novo projeto do blog!

Funciona da seguinte maneira: você me manda uma foto da sua geladeira aberta pelo e-mail contato@saldebolinha.com ou por mensagem no Facebook, com uma breve descrição do que tem dentro (não tenho visão de raio-x pra saber o que está nos potinhos, né…rsrs). Eu vou me inspirar na sua geladeira e propor uma receita para ser feita com aqueles ingredientes.

Meu objetivo com o projeto é estimular em você – e em mim – o amor por  essa arte milenar chamada “cozinha do dia a dia”. Aliás, engana-se quem pensa que por conta do blog eu só como coisas elaboradas e tenho uma geladeira super abastecida. Uma vez por semana, faço algo que envolve mais pesquisa e planejamento – é geralmente a receita que posto aqui  – mas, no resto dos dias, haja criatividade para fazer tanto almoço e janta, viu. O atendente do disk-pizza bem sabe.

Enfim, chega de falação. Vamos à primeira geladeira do projeto!

A geladeira do Leandro

geladeira_leandro

O que tinha: queijo muçarela, manteiga, ovos, suco, requeijão cremoso, leite, iogurte, uvas, melão. Nos potes: macarrão cozido sem molho, meio mamão, salada de alface com cenoura e tomate picado, alface lavado.

O que resolvi fazer: o resto de espaguete cozido no potinho me chamou atenção porque sempre acontece comigo. Ou eu cozinho mais macarrão do que era necessário pro tanto de molho ou sobra massa com molho e eu não sei o que fazer (massa requentada não existe no meu mundo). Em todas essas situações, a fritada – que nada mais é do que um omelete incrementado – salva vidas. Ou pelo menos almoços.

Fritada de massa-2 Fritada de massa-3 Fritada de massa-5

***

Fritada de massa

Essa receita é apenas uma base: dá pra acrescentar milho, abobrinha ralada, pimentão picado, frango desfiado, azeitona ou o que mais você tiver disponível. Tome cuidado apenas para manter a proporção de ½ xícara de recheio para essa quantidade de massa e ovos. Ah, e se a massa que sobrou está com molho, dá pra usar também: basta utilizar apenas o macarrão “coberto” pelo molho e não o molho em si, senão a mistura com ovos vai ficar líquida demais.

Serve duas pessoas (ou uma com muita fome)

Ingredientes

– 200 g de massa cozida (equivale a um prato raso ou, se você for cozinhar o macarrão, 100 g dele cru. Eu usei um talharim, mas funciona com qualquer tipo de massa)
– 2 ovos batidos
– 4 colheres (sopa) de queijo ralado
– ½ cebola picadinha
– 1 dente de alho picado
– 1 tomate sem sementes picado
– 2 colheres (sopa) de manteiga ou azeite
– Sal e pimenta ralada na hora a gosto gosto
– Salsinha fresca e azeite para finalizar (opcional)

Como fazer

1. Misture o ovo batido, a massa cozida, o tomate picado e o queijo e tempere com sal e pimenta.

2. Em uma frigideira antiaderente (se a sua não for antiaderente, dobre a quantidade de azeite ou manteiga), no fogo médio, aqueça 1 colher de manteiga ou azeite. Junte a cebola e vá mexendo até ela ficar transparente. Acrescente o alho e mexa apenas até perfumar.

3. Entorne a mistura de ovos na frigideira e use uma colher para ir espalhando a massa uniformemente pela frigideira. Deixe tostar por cerca de cinco minutos, até que o fundo fique dourado e o topo firme. Passe uma espátula nas beiradas da fritada para ajudar a soltar dos lados e vá soltando também o fundo.

4. Quando tiver certeza de que o fundo está desprendido, encaixe um prato em cima da frigideira e vire-a de cabeça para baixo, transferindo a fritada para o prato, com o lado dourado para cima. Acrescente a outra colher de manteiga ou azeite e “escorregue” a fritada do prato de volta para a frigideira para dourar o lado de baixo (esse vídeo pode ajudar a visualizar o movimento).

5. Quando os dois lados estiverem dourados e a fritada estiver bem firme, coloque em um prato, polvilhe a salsinha, regue com azeite e sirva.

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Carlene Gomes disse:

    Amei.
    Entrei aqui em seu blog porque eu estava atrás da sopa de milho.
    Essa proposta da geladeira é mara.
    Mas só tem duas geladeiras?
    Ah…
    Vou mandar foto da minha!
    Eu sou péssima pra criar na cozinha e sempre despediço comida.

  2. Marina Maria disse:

    Gente, obrigada por essa chuva de amor! Fico muito feliz que vocês tenham gostado do projeto… E agora espero as fotos das suas geladeiras, hein? rsrs. Um beijão! <3

  3. Greice disse:

    Desafiador o projeto! Mas achei demais! 🙂 Parabéns pela iniciativa! E muuuuuuuito sucesso na sua execução!

  4. Silvana disse:

    Adorei a proposta, só não vou ser super maldosa e mandar uma foto da minha geladeira… rs… Pica-pau perde… rs
    Boa sorte!

  5. Mônica disse:

    Parece delicioso! Ótima ideia! Parabéns pela ideia do projeto também ! 🙂

  6. Su Rahde disse:

    Esse projeto ficou incrível!
    Vou escolher um dia que a geladeira esteja arrumadinha para te mandar.
    beijos

  7. Ó, alguém aí em cima comentou que você é genial. Não sou só eu que acho, tsá? <3 Que venham mais conversas que rendam projetos incríveis \o/

  8. Rebecca Bittencourt disse:

    Que ideia genial! Adorei!!!!
    Fiquei super curiosa pra comer uma fritada de massa!

    :*

  9. Ione Souza disse:

    Marina, já sou fã do blog rsrs…Muito bonito, delicioso, prático e eu dou muitas risadas com seus causos. Concordo receitas elaboradas não são para todos os dias e na realidade de vida corrida que temos, precisamos de receitas “práticas, rápidas, nutritivas e gostosas”. Sua ideia é 10! Eu trabalho meio período, sou mãe e sei que é difícil bolar comidinhas que supram várias necessidades. Já fiz várias receitas “malucas” com o que tinha à mão e que deram certo e outras que nem é bom pensar no que resultou rs. Bom um grande abraço e até.

Comente!