Crostini de azeitonas e uvas assadas

Sou do tipo que namora uma saia na vitrine durante uma semana, finalmente compra a bendita e deixa ela no armário, com etiqueta e tudo, mais uns dez, vinte, trinta dias – até surgir o momento ideal de fazer sua estreia. Desde pequena escuto minha mãe dizendo “usa logo esse vestido, menina, você não sabe o dia de amanhã”, mas, mesmo com medo de acontecer algo que me impeça de mostrar para o mundo minha saia com estampa de abacaxi, não consigo simplesmente usar a roupa num dia comum.

Com receitas tem sido a mesma coisa. Fico com desejo de comer algo que vi num livro ou blog durante meses – até anos -, esperando a situação certa para fazer o prato. Isso aconteceu com esse crostini, que está na minha cabeça desde o ano passado. Achava que ele tinha cara de festa, de reunião com os amigos; não combinava com um domingo qualquer. E dessa história toda, tiro duas conclusões, sendo que a segunda deriva da primeira: 1) esperar por um momento ideal para qualquer coisa é bobagem; a oportunidade é a gente que cria. 2) mães têm sempre razão.

crostini de azeitonas e uvas assadas crostini de azeitonas e uvas assadas-4 crostini de azeitonas e uvas assadas-5

***
Crostini de azeitonas e uvas assadas

Antes de começar essa receita, eu comi uma azeitona e uma uva juntas para ver como ficaria essa combinação, daí tive certeza que ia ser uma delícia. Eu usei uvas Crimson e azeitonas verdes porque era o que estava mais bonito no mercado, mas a receita dará certo com qualquer variedade que você resolver usar, inclusive misturando várias delas. Ah, acho que dá para experimentar com outros queijos também, como gorgonzola.

Serve 4 pessoas como aperitivo

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (cerca de 200g) de uvas sem semente
1 xícara (cerca de 200g) de azeitonas sem caraço
1 colher (chá) de alecrim fresco picadinho
12 fatias de pão tipo baguete, italiano ou ciabatta, levemente tostadas*
¾ de xícara de creme de ricota ou queijo cotagge (1 colher de sopa por fatia de pão)
Sal e pimenta moída na hora a gosto

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 200 graus.

2. Misture as azeitonas, as uvas, o azeite e o alecrim em uma assadeira que caiba todos os ingredientes confortavelmente em uma única camada. Tempere com uma pitada de sal (lembrando que a azeitona já é salgada) e pimenta e leve ao forno.

3. A cada 15 minutos, mexa delicadamente os ingredientes para que assem por igual. O ponto certo é quando as uvas murcham e soltam líquido – isso depende do tipo de uva que você está usando, então o tempo varia muito. Aqui elas ficaram 45 minutos no forno.

4. Espalhe o creme de ricota ou queijo cottage sobre cada fatia de pão e cubra com uma porção de azeitonas e uvas (se tiver um restinho de líquido na assadeira, use ele também). Sirva com um fio de azeite por cima.

* Eu tostei os pães na torradeira, mas dá para fazer no forno. Coloque as fatias em uma assadeira e leve ao forno alto até ficarem levemente douradas. Na frigideira também funciona, é só deixar bem quente e tostar dos dois lados (se não for antiaderente, é bom colocar um fiozinho de azeite para não grudar).

 

4 Resultados

  1. Adeus, paladar infantil. Olá, azeitona com uva!

  2. Tarcizio disse:

    Me convida pra almoçar na sua casa um dia….Deve ser tudo de bom!!

Comente!