6 filmes sobre comida que você provavelmente não viu

Esse post começou como uma lista de filmes sobre comida que gosto muito. Quando terminei de enumerar todos, percebi que vários deles eram meio desconhecidos – então, em vez de indicar os do tipo Julie & Julia e Ratatouille, que você já deve ter visto, resolvi fazer uma lista com os títulos que podem ter passado batido.

Então pega a pipoca e vai pro sofá! Ah, se você tem algum filme sobre comida que ama e pouca gente conhece, me conte nos comentários!

1. Estômago – Brasil-Itália, 2007

O filme acompanha a trajetória do cozinheiro Raimundo Nonato, um paraibano que aprende, entre uma prisão, um boteco e um restaurante italiano, que comida é linguagem e, por isso, também é poder. E em tempos de gourmetização do arroz com feijão, é bom relembrar o que realmente é a comida simples e deliciosa.

2. A Grande Noite – Estados Unidos, 1996

Dois irmãos italianos abrem um restaurante no Estados Unidos na década de 50. O mais velho é o chef, que despreza a forma como a culiária italiana é feita pelos americanos e quer apenas servir a comida autêntica. Já o caçula está focado em manter o retorno financeiro do restaurante. Para tentar salvar o negócio, eles fazem um jantar especial. O filme tem várias cenas incônicas – a minha preferida é quando uma cliente pede risoto acompanhado de espaguete com almôndegas, deixando o chef louco de raiva.

3.  O mineiro e o queijo – Brasil, 2011

Não é porque sou mineira e nem porque sou alucinada com queijo, mas este é um documentário obrigatório para entender como é essencial e urgente criar condições para que as raízes da cozinha brasileira permançam vivas. A melhor parte é conhecer a história das pessoas para quem a produção de queijo é mais que sustento, é uma questão cultural e social – como o seu Zé Mário, meu ídolo.

4. Os sabores do palácio – França, 2013

Hortense Laborie é uma cozinheira autodidata que vive no interior da França e é surpreendida por um convite para ser a cozinheira pessoal do presidente. Em uma cozinha dominada por homens e pela alta gastronomia, ela precisa enfrentar o preconceito e conquistar o paladar presidenciável, que busca uma comida de vó. O filme é baseado na história de Danièle Deupelch, que durante algum tempo foi cozinheira de François Mitterrand.

5. The Lunchbox – India, 2014

Um filme indiano sem dança – eles existem! E esse me encantou pela delicadeza da história, que começa com uma marmita sendo entregue para a pessoa errada. Cozinheiro e cliente começam a se corresponder por cartas, destacando o componente de afetividade e de comunicação que a comida possui.

6. Cooking history – Áustria, República Tcheca e Eslováquia, 2009

Eu não lembro como cheguei a esse documentário, mas fiquei tão curiosa com a descrição que paguei dois dólares para assistir ele completo. O filme mostra o trabalho dos cozinheiros do exército e como as refeições servidas podem afetar o desempenho dos solados no campo. Há cenas gráficas, com animais sendo abatidos e muita carne sendo preparada – confesso que fechei os olhos em certos trechos -, mas não há como falar de guerra sem falar de morte.

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Oi marina! Esse documentário só pode ser visto pago e ele tem legenda em pt? Ontem eu assisti a 100 passos de um sonho e curti muito tb. Um outro que vi 3 vzs e super recomendo é o filme Chef, que saiu ano passado. parabéns pelo blog curti e tenho certeza que vai me inspirar no meu. Aceito suas opiniões e dicas sempre que possível

    • Marina Maria disse:

      Oi Alan, eu não sei se dá pra achar ele em outro lugar da internet, mas eu vi nesse site mesmo. Paguei 3 libras eu acho e a legenda foi em inglês. Mas isso já faz um tempo, talvez agora ele esteja disponível em outras plataformas. Eu vi Chef no ano passado e gostei muito também! Quando lembro do filme me dá uma vontade louca de comer aquele sanduíche…rsrs. Um beijo!

  2. Victor Rego disse:

    Desses só assisti estomago, colocarei os outros na lista 😉
    Gosto muito de “Perfect Sense”, o modo que eles adaptam a comida no decorrer do filme é bem interessante. E as cenas da cozinha na serie Hannibal tb estão belíssimas.

  3. Semiramis disse:

    Nina, tem um filme mais antigo que para mim é o mais belo sobre o assunto. Festa de Babette. Além disso, tem uma cronica linda do Rubem Alves com o mesmo nome que ele fala da magia do cozinhar, do admirar uma feira com suas verduras e legumes. É muito lindo. Aproveito para parabeniza-la pelo blog que a cada dia fica mais gostoso de ser apreciado. Uma maneira deliciosa de aprender através dos seus relatos, da forma poética que você escreve. Beijos. Mirinha

    • marinamaria disse:

      Mirinha, eu assisti a Festa de Babette tantas vezes que já devo ter decorado uns trechos. É realmente um filme lindo… Não sabia dessa crônica do Rubem Alves, vou procurar. Adoro suas visitas por aqui! Obrigada pelo carinho de sempre. Um beijo enorme.

  4. Pietro Duarte disse:

    Ora ora, dois destes eu ainda não tinha visto.

  5. Assisti alguns, vou procurar os outros. Assista O Sabor de Uma Paixão, tb é muito bom! Bjo.

    • marinamaria disse:

      Eu já vi esse, Clarice, achei bem legal, mas ele é inspirado num filme japonês que é ainda melhor, chama “Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaghetti”. É meio velhinho, mas é divertido! Um beijo!

  6. Juliana disse:

    Poxa, vi um filme sobre culinária e gastronomia muito bom também, o A 100 Passos de um Sonho. Achei muito bonitinho! http://www.adorocinema.com/filmes/filme-221960/ 🙂