Por um Natal mais leve – Frango marinado com iogurte

Por um Natal mais leve, parte 3: Mais leve na correria

Pessoas que encaram o fim de ano com planejamento: quem são? Onde vivem? Do que se alimentam?

Quando vejo esses “especialistas” dizendo que o melhor para evitar preços altos e lotação máxima nos shoppings e supermercados é fazer tudo com antecedência, penso se existe alguém que realmente faz isso no início de dezembro e pronto, nunca mais pisa numa loja.

Aliás, eu acho que o problema da correria do final de ano nem é a falta de planejamento – ainda que ela agrave o quadro. É ter o olho maior que barriga. É querer comprar um presente diferente pra cada uma das 23 pessoas mais importantes da sua vida em 23 lojas diferentes. É se oferecer pra levar três pratos pra cada uma das três ceias que você vai participar. É topar todos os cinco amigo-acultos que te convidaram.

Isso tudo que eu citei no parágrafo acima eu já fiz. No mesmo Natal, inclusive. E sempre que chega dezembro e essa entidade megalomaníaca do fim de ano começa a se apoderar de mim de novo, lembro da voz da minha mãe dizendo: “simplifica, filha”. Por que não comprar uma mesma lembrancinha (ou melhor, fazer a lembrancinha, mas isso é assunto pro post de semana que vem) pros amigos? Ou levar o mesmo prato pras três ceias?

Talvez porque no fundo a gente QUEIRA arranjar essa correria toda. Enquanto estamos descabelados, não dá tempo de pensar no fim de mais ano, fazer aquela retrospectiva na cabeça, sentir o frio na barriga de mais um ciclo prestes a começar. Só que você sabe, e eu sei, que a distração da correria não para o tempo. Ela só serve pra gente estressar na fila do supermercado e queimar o dedo tirando a travessa do forno.

***

Frango marinado no iogurte

Frango marinado no iogurte-5

Frango marinado no iogurte-2

Frango marinado com iogurte

Quis trazer uma receita bem versátil pra facilitar sua vida na cozinha nesse Natal. Esse frango, que fica bem úmido e suavemente temperado graças à marinada, serve como base para outras receitas, como um salpicão ou torta de frango, mas também brilha como prato principal da ceia (inclusive eu acho frango tão mais gostoso que peru e “chester”, será que sou a única?). Pra deixá-lo com mais cara de festa, sirva com um molho, como o de couve-flor, o chutney de ameixas ou o pesto. Fazer um prato só e aproveitá-lo pra várias receitas: acho que aprendi o conselho da minha mãe, hein?

Ingredientes

1 ⅓ de xícara de iogurte (dois potinhos de 170ml)
⅔ de xícara de leite
6 dentes de alho amassados
½  colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de páprica
1 colher (chá) de pimenta moída na hora
1,2 kg de frango em pedaços com osso e pele (fiz com coxas, mas use os que preferir)

Obs. Mesmo que você não goste da pele do frango, é melhor tirá-la depois de pronto, pois a pele ajuda a manter a carne úmida durante o cozimento.

Preparo

Misture o iogurte, o leite, os dentes de alho amassados, o sal, o açúcar e a páprica em uma tigela. Junte os pedaços de frango e os envolva na mistura. Você pode também fazer isso em um saco plástico do tipo ziplock. Tampe e leve na geladeira por pelo menos 2 horas, mas preferencialmente de 24 a 48 horas.

Na hora de assar o frango, preaqueça o forno a 220 graus. Forre com papel alumínio uma assadeira grande, que caiba todos os pedaços de frango confortavelmente (eu esqueci dessa parte de forrar e foi bem chato lavar a assadeira depois rs).

Retire o frango da marinada e seque cada pedaço levemente com papel toalha. Arranje-os na assadeira com a pele pra cima, pincele o topo com um pouco azeite e salpique com uma pitada de sal e páprica por cima.

Asse por 40 minutos ou até que o frango esteja dourado e a carne desprendendo do osso.

 

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Lucas Mendes disse:

    Iogurte natural né? Desses que não possuem gosto específico.

  2. Erica disse:

    Saudades de sua mãe… Simplificando! Hehehe… Não sou fã de frango, mas este deu vontade de fazer….

Comente!