Por um Natal mais leve – Dois purês: maçã e cenoura

Por um Natal mais leve, parte 1: Mais leve na comilança

O fim de ano é a terra das exceções. Entra dezembro, tá permitido beber numa quarta-feira até o mundo girar, ficar em confinamento na cozinha, comer até não conseguir levantar do sofá, gastar uma pequena fortuna com nozes, cereja, vinho, queijo…

Parte da graça dessa época é isso mesmo. O problema é que todas essas exceções vão se acumulando e, no final das contas, essa pilha de “só hoje” perde o sentido. E a gente já não sabe mais porque está misturando peru, chester, tender, farofa, salpicão e salada de batata. Vira um comer só por comer, só porque está disponível na mesa, só porque é Natal.

Ser mais leve na comida durante o fim de ano não quer dizer fazer uma ceia “fit” ou pular a cerveja no amigo-oculto dos amigos. E sim prestar atenção no que está comendo e no porquê está comendo. É também inteligente da nossa parte incluir opções menos pesadas e difíceis de preparar durante esses dias, evitando aquela história de correr pro sal de frutas quando chega em casa ou ficar preso na cozinha abrindo e fechando o forno no calor de dezembro. Quero acreditar que vida pode ser mais simples – e a comida do Natal também.

purê de maçã com curry purê de cenoura-3

purê de maçã com curry purê de cenoura

purê de maçã com curry purê de cenoura-2

purê de maçã com curry purê de cenoura-4

purê de maçã com curry purê de cenoura-6

***

Purê de maçã e purê de cenoura

Essas receitas, que vieram de dois amigos, a Letícia e o João Renato, me causam algo inédito: gostar tanto desses purês quanto do de batata, talvez a comida que mais amo no mundo. Os dois são bem fáceis de fazer e acompanham lindamente qualquer carne da ceia. 😉

Para 4 pessoas como acompanhamento

Purê de maçã da Let

Ingredientes

4 maçãs (a Let prefere fazer com Fuji, mas como não achei, fiz com Granny Smith)
Suco de um limão pequeno
¼ de xícara de água
½ colher (chá) de curry em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola picadinha
Sal e pimenta a gosto

Preparo

1. Misture o suco do limão e a água em uma tigela. Descasque e tire o miolo das maçãs, pique em pedaços grandes e transfira para a tigela para que não escureçam.

2. Coloque as maçãs e a água com limão em uma panela e leve ao fogo baixo, com a panela tampada. Deixe cozinhar até que a maçã fique bem macia (cerca de 10 minutos).

3. Transfira a maçã para o liquidificador e bata por alguns minutos até virar um purê bem liso. Se necessário, adicione um pouco da água do cozimento para ajudar a bater.

4. No fogo médio, derreta a manteiga na panela e refogue a cebola picadinha até ficar transparente. Junte o curry, mexa por alguns segundos e adicione a maçã batida. Vá mexendo até engrossar. Tempere com sal e pimenta e prove para acertar o tempero. Se a sua maçã estiver muita ácida, adicione uma pitada de açúcar. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Purê de cenoura do João

Ingredientes

4 cenouras grandes
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
Queijo ralado para gratinar (opcional)
Salsinha picadinha para finalizar (opcional)

Preparo

1. Limpe as cenouras, descarte as duas pontas e corte em rodelas.

2. Coloque as cenouras em uma panela e encha com água apenas até cobri-las. Leve ao fogo alto, com a panela tampada, e cozinhe até que fiquem bem macias (cerca de 10 minutos).

3. Transfira as cenouras e metade do líquido do cozimento para o liquidificador. Deixe amornar um pouco e bata, adicionando o restante do líquido se necessário (a quantidade de água necessária vai depender das suas cenouras e da potência do seu liquidificador). Bata por alguns minutos, até que se forme um creme liso e sedoso.

4. Volte com o purê para a panela, ligue o fogo baixo e mexa sem parar até engrossar (aqui levou cinco minutos). Adicione a manteiga, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e prove para acertar o tempero.

6. Sirva morno ou em temperatura ambiente, finalizado com a salsinha picada.

7. Caso você queira gratinar o purê no forno, deixe a textura um pouco mais fina (ele vai secar no forno), espalhe queijo ralado por cima e leve ao forno até o topo dourar.

 

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. denisevfgc disse:

    Pitacos: já fiz um purê de maçã pra ceia de ano novo, mas era um purê de maçã com castanha de caju. Foi algo.
    Amei a receita do purê de cenoura, trocaria a salsinha por coentro porque cenoura e coentro foram feitos um pro outro…<3

  1. 18 de dezembro de 2014

    […] Introdução – Castanhas tostadas com alecrim e pimenta caiena – Mais leve na comilança – Purê de maçã e purê de cenoura – Mais leve nas obrigações sociais – Farofa de panko e três limões – Mais leve na correria […]

Comente!