Bolo de chocolate com iogurte

Meu nome é Marina e sou viciada em testar receitas de bolo de chocolate. And I’m not even sorry. Aqui no blog existem cinco, mas já fiz muito, muito mais que isso. Talvez essa obsessão tenha começado na 7ª série, quando vendia bolo com cobertura de brigadeiro na escola e sentia uma responsabilidade de ser a menina que fazia O MELHOR bolo de todos – ou pelo menos melhor que o da cantina, senão não teria nenhum cliente.

Aí você me pergunta: mas por que devo testar essa receita de hoje e não os outros bolos que já existem no blog? Pra te responder eu criei isso:

GUIA PARA BOLOS DE CHOCOLATE DO SAL DE BOLINHA

(antes de você clicar nos links, preciso dizer que algumas dessas fotos não fazem jus ao tanto que os bolos são gostosos – mas pense que, depois de tantos bolos testados, se esses vieram parar aqui no blog, é porque valem a pena mesmo)

1. Pra quando você busca um bolo perfeito para rechear, mas que também é uma delícia sozinho

Esse bolo continua sendo meu favorito, não só pela versatilidade, mas porque tem um sabor bem marcante de chocolate. O café na massa é o pulo do gato: imperceptível no gosto, mas essencial para balancear o doce e intensificar o cacau.

2. Pra quando você quer um bolo o mais “chocolático” possível

A cobertura desse bolo tão boa que, se você resolver experimentar um pouco antes de cobrir, corre o risco de não sobrar nada. A massa também é muito gostosa – diria que tão boa quanto a de cima, mas como leva chocolate derretido na massa, a textura é mais suntuosa.

3. Pra uma ocasião especial

Bolo de chocolate e guinness. Nem pense duas vezes.

4. Pra quando você quer ser saudável

Se você não quer se jogar no mundo da manteiga e do açúcar, tente esse aqui. É uma delícia e dá pra comer mais de um pedaço sem pesar (tanto) na consciência,

5. Pra relembrar a infância, se você era criança nos anos 80/90 / Pra quem gosta de bolos mais doces

O famoso “Nega Maluca” foi o primeiro bolo que vendi na escola, antes de optar pela mistura de caixinha (era mais barato e mais prático – havia uma capitalista em mim naquela época, quem diria).

E agora, entrando para essa lista, está o bolo de hoje, pra quem procura um par pro café da manhã ou lanche da tarde. De sabor mais suave e textura úmida, é perfeito pra acompanhar um “cafezin”.

Acho que agora posso dar um tempo nos testes. A não ser que você tenha uma receita incrível pra me passar. Tem?

bolo de chocolate e iogurte-8

bolo de chocolate e iogurte-3

bolo de chocolate e iogurte-4
bolo de chocolate e iogurte-6

bolo de chocolate e iogurte-2

***

Bolo de chocolate com iogurte

A receita original desse bolo tem uma calda. Se você quiser usar, dá uma olhada no link aqui embaixo. Como eu queria um bolo pro café da tarde, optei por não fazer – e acho que não fez falta. O bolo já tem doçura e “chocolatinesa” suficientes.

Receita adaptada de um dos meus blogs favoritos, o Leite’s Culinaria.

Ingredientes

– 200 gramas de manteiga sem sal
– ⅓ de xícara de cacau em pó
– 1 colher (chá) de sal
– ½ xícara (chá) de água
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 ¾ xícaras (chá) de açúcar cristal
– 1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 2 ovos grandes
– ½ xícara de iogurte natural
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha

Como fazer:

1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe bem uma forma grande com furo no meio.

2. Numa panela pequena, no fogo médio, misture a manteiga, o cacau e a água e mexa até a manteiga derreter. Retire do fogo e deixe amornar.

3. Enquanto isso, combine o açúcar, a farinha e o bicarbonato de sódio numa tigela, misturando até ficar bem homogêneo.

4. Adicione a mistura que foi ao fogo aos poucos, mexendo com uma espátula. Junte os ovos, um de cada vez, batendo para incorporá-los à massa. Coloque por último o iogurte e o extrato de baunilha e mexa até ficar bem liso.

5. Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 45 minutos ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no meio. Deixe esfriar na forma por uns 20 minutos antes de desenformar.

9 Resultados

  1. Sharmila disse:

    Boa tarde…na receita diz açucar cristal será que interfere muito usar açúcar refinado
    Quanto ao cacau em pó…vc usa 100%
    Muito obrigada💗

    • Marina Maria disse:

      Sharmila, eu não costumo usar açúcar refinado na cozinha, então não sei te dizer com certeza se essa substituição daria certo. Imagino que não vá interferir muito. Sobre o cacau, é 100%, sim. Apesar de a indústria tentar nos enganar, se está escrito cacau 50% na caixinha, então é chocolate em pó, não cacau. 😉 Um beijo!

  2. Marcela Pippi disse:

    Oii Marina, adoro seu blog e suas receitas, testei hoje o bolo com iogurte, nos igredientes consta açucar, mas no modo de preparo nao tem o açúcar rsrsrs coloquei igual. Ficou lindo, super fofo, só achei que ficou com cheiro forte do bicarbonato… Tem alguma dica?? Beijos!!

    • Marina Maria disse:

      Ei Marcela! Realmente faltou o açúcar no modo de preparo, obrigada por ter me avisado. Já corrigi lá. 🙂

      Sobre o cheiro de bicarbonato, você não é a primeira pessoa que fala isso sobre esse bolo e eu não consigo desvendar o que pode ser. Faço essa receita sempre e nunca senti isso. Você mediu exatamente o que a receita pede, usando colheres medidoras e nivelando bem? O bicarbonato é um químico forte, só um pouquinho a mais ou a menos faz diferença, então pode ser isso. Outra coisa é que ele tem que ser misturado bem a farinha e ao açúcar no início da receita.

      Bom, espero que essas dicas ajudem caso você decidir tentar uma outra vez! Um beijo e obrigada pelo carinho :*

  3. Amei esse bolo e vou correndo testá-lo aqui em casa! <3

    PS: que seleção de bolos fantástica!

  4. Ju disse:

    Adoro o seu blog e o jeito que escreve mas hoje amei mais!! “And I´m not even sorry!” hahahah amo quem sabe conversar em Friends! hehe Tambem sou Maria Bolo como diz a minha mãe… do tipo que quando a vizinha fazia ia lá em casa me chamar para comer!

    • marinamaria disse:

      Haha e eu adoro quem pega a referência do Friends, Ju! <3 Fosse época do Orkut, estaria criando a comunidade "Maria Bolo" nesse momento, começando comigo e com você então! Um beijo!

  1. 3 de março de 2015

    […] sei, eu sei, vou começar o especial logo com mais uma receita de bolo de chocolate. Em minha defesa, não tinha nenhum bolo de chocolate sem farinha de trigo no blog e sei que muitos […]

Comente!