Enroladinho de pizza com massa de dois ingredientes

Vocês também se perguntam – ou quem sabe alguém até já sabe a resposta pra isso – por que somos o único lugar do mundo com esse conceito de “salgado”? Eu sei que outros países têm quitutes semelhantes aos nossos, principalmente Portugal, mas não acho que exista um lugar que reúna todos eles como faz o nosso templo da gordice chamado lanchonete. No mesmo balcão tem: empada (que foi herança portuguesa), kibe e esfiha (que pegamos emprestado dos árabes), pastel frito (que provavelmente veio dos chineses), coxinha (que é coisa nostra) e mais um mundo de coisas. Ah, e tem café, pingado, batida de mamão e limonada suíça pra beber. Se quiser um docinho, tasca um brigadeiro, broa, rocambole. Só na nossa cabeça essa mistura toda faz sentido. (E pior que faz mesmo).

O recheio da receita de hoje foi inspirado num enrolado de pizza que vendia na lanchonete ao lado da minha escola e costumava ser meu “aperitivo” entre a saída da aula e o almoço em casa. Ou seja: até influência italiana tem nos nossos salgados. Daí fiquei pensando… Não precisa ir longe pra experimentar a culinária do Brasil. Se não der pra comer acarajé, feijão tropeiro ou pato no tucupi, qualquer lanchonete de esquina já representa nosso caldeirão incrível – ainda que meio esquizofrênico – de influências.

Enroladinho de pizza-2

Enroladinho de pizza-1

Enroladinho de pizza-4

***

Enroladinho de pizza com massa de dois ingredientes

Uma massa fácil de fazer, com pouquíssimos ingredientes e que dá para aproveitar aquelas sobras que ficam dando sopa na geladeira. Como não amar?

Ingredientes

Para a massa:

– 1 xícara de farinha com fermento (se você não tiver, veja nas “dicas” como fazer a partir a partir da farinha comum)
– 1 pote de 170 gramas de iogurte natural integral (cerca de ⅔ de xícara de chá)

Recheio

– 2 colheres (sopa) de molho de tomate
– ½ tomate sem sementes picado bem miúdo
– ⅓  xícara (chá) colheres de queijo ralado
– 6 folhas de manjericão picadinhas
– ¼ de colher (chá) de orégano
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira ou cubra com papel manteiga e unte generosamente por cima.

2. Numa tigela, coloque a farinha e vá entornando o iogurte aos poucos, mexendo com as mãos, até formar uma massa coesa, que não grude nas mãos. Como a quantidade de gordura dos iogurtes varia muito, pode ser que você precise usar menos do que a quantidade indicada na receita. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada e sove por alguns minutos, apenas até ficar macia.

3. Abra a massa com um rolo no formato de um retângulo de 20cm x 30cm. Espalhe o molho e distribua o queijo, o tomate, o orégano, o manjericão por cima. Tempere com sal e pimenta.

4. Com cuidado, enrole a massa partindo de uma das laterais menores, formando um rolinho. Se a massa rasgar um pouco, não tem problema. Com um faca afiada e enfarinhada, parta em 10 fatias. Distribua os rolinhos na assadeira, ajustando com as mãos caso algum perca o formato. Asse por uns 20 minutos ou até que estejam levemente dourados. Deixe esfriar alguns minutos na assadeira e sirva.

Dica

– Para fazer a farinha com fermento: para cada xícara de farinha de trigo comum, misture 1 ½ colher (chá) de fermento químico em pó e ¼ de colher (chá) de sal.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Nathalia disse:

    Por favor, xícara de 240ml ? Quero fazer hoje mesmo haha

    • Marina Maria disse:

      Ei Nathalia, desculpe a demora para responder seu comentário, mas tive um problema no WordPress e ele acabou filtrando alguns comentários de forma errada. A xícara é de 240ml, sim! Um beijo!

  2. Daniela disse:

    Eu vi essa massa no panela terapia é boa mesmo.

    • marinamaria disse:

      Pois é, Dani, eu descobri ela nuns blogs gringos como massa de pizza e resolvi testar fazendo um enroladinho. É uma ótima receita, mesmo!

  3. Luiz Marcatto disse:

    pronto, já tenho a gordice do final de semana definida <3

  4. Gente, que coisa horrível… pra minha dieta. HAHAHA, LINDO! Apaixonei, Marina. Preciso fazer em casa (com milho).

  1. 24 de outubro de 2014

    […] 7. Massa com dois ingredientes Farinha com fermento e iogurte fazem uma massa que vira pizza ou enrolado com combinações infinitas de recheio. […]

Comente!