5 marmitas para almoçar no trabalho

Seu emprego é de meio-horário e por isso você não tem intervalo de almoço? Já enjoou do tempero do self-service? Vai ter um daqueles dias sem horário pra comer? Não se desespere! A super-marmita está aqui para te ajudar. Na sessão listomania de hoje, separei algumas ideias gostosas e até saudáveis que, com um pouco de planejamento, podem te salvar dessas situações.

Como nem todos os locais de trabalho têm geladeira ou micro-ondas, essas sugestões não precisam de refrigeração e ficam gostosas em temperatura ambiente. Eu dou algumas dicas do que fazer no dia anterior pra adiantar o trabalho, mas nada impede que você faça tudo logo antes de sair.

1. Ciabatta com frango, cenoura e pastinha de ervilha, limão e hortelã

No dia anterior: prepare o frango do jeito que preferir e deixe picado. Faça a pastinha*.

*Coloque cerca de quatro colheres de ervilha congelada (não gosto de usar a em conserva) na água fervente por uns 5 minutos, até ficar macia, ou então deixe o mesmo tempo no vapor. Transfira para uma tigela e amasse bem com um garfo. Junte um pouco de azeite, suco de meio limão, cerca de quatro folhas de hortelã picadinhas, sal e pimenta. Misture, prove para acertar o tempero e guarde na geladeira. (Se quiser manter a pasta bem verdinha, faça na hora de montar. Na geladeira ela oxida e perde um pouco a cor, mas o sabor permanece o mesmo. Ela conserva por uns dois dias.)

Na hora de montar: Doure levemente a parte de dentro do pão numa frigideira com um pouquinho de azeite ou no dourador do forno. Rale ½  cenoura e misture à pasta. Recheie os dois lados do pão, coloque o frango picado no meio e embrulhe o sanduíche, de preferência com papel manteiga, que mantém ele crocante por mais tempo.

marmitas-4

***
2. Clafoutis salgado + Folhas com molho de frutas vermelhas

No dia anterior: prepare o clafoutis* e a salada**.

*A receita base é essa, daí você usa o recheio que preferir. Nesse da foto eu usei tomate e abobrinha picados direto na massa. Ah, e ele pode ser o jantar do dia anterior e o almoço no dia seguinte! =)

** Lave e seque bem as folhas (usei alface e agrião). Coloque num saquinho tipo ziplock com um guardanapo ou folha de papel absorvente dentro (serve pra manter as folhas fresquinhas) e feche. Num potinho com tampa, misture 3 colheres (sopa) de suco de limão, 2 colheres (sopa) de geléia de frutas vermelhas (ou outra de sua preferência), 1 colher (sopa) de azeite e 1 colher (chá) de mel. Tempere com sal e pimenta, prove para acertar o tempero, tampe e deixe na geladeira.
Na hora de montar: Não tem montagem: leve os três componentes em recipientes separados mesmo. Quando for comer, entorne o molho no saquinho com as folhas, feche e balance para cobrir todas as folhas. Se você mistura o molho com antecedência, as folhas murcham.

marmitas-2

***
3. Salada de massa com legumes assados, frango e molho oriental

No dia anterior: prepare os legumes*, misture o molho** e faça o frango do jeito que preferir.

* Preaqueça o forno a 200 graus. Pique ¼ de um brócolis ninja, ⅓ de pimentão vermelho ou amarelo, ½ abobrinha e ½  cenoura, tomando cuidado para que todos fiquem mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque em uma assadeira, regue com um pouco de azeite, um pouco de vinagre balsâmico, sal e pimenta. Leve ao forno por uns 20 minutos, ou até os legumes começarem a dourar. Espere esfriar e guarde num pote fechado na geladeira.

** Misture duas colheres (sopa) de óleo de gergelim com 1 colher (chá) de molho shoyu, uma pitada de gengibre em pó (ou um pouquinho do gengibre fresco ralado) e pimenta. Prove para acertar o tempero, tampe e deixe na geladeira.

No hora de montar: cozinhe uma massa curta (penne, farfale, fusili, etc) até ficar “al dente”, seguindo as instruções da embalagem. Numa tigela com tampa, misture os legumes, o frango, o molho e o macarrão cozido.

marmitas

***
4. Sanduíche de peito de peru com maçã e hummus de manjericão

No dia anterior: prepare o hummus de manjericão*.

* A receita de hummus que eu uso é essa aqui. Como rende bastante, você ainda vai ter hummus para vários dias. =)

Na hora de montar: fatie ½ maçã o mais fino que conseguir. Toste levemente os dois pães na torradeira ou numa frigideira. Recheie com o hummus, espalhe a maçã e finalize com o peito de peru.

marmitas-5

***
5. Tabule de quinoa

No dia anterior: prepare a quinoa de acordo com a embalagem. Depois de fria, misture 4 colheres (sopa) de quinoa com 2 colheres (sopa) de salsinha, 1 colher (chá) de hortelã, ¼ de cebola roxa e um tomate, tudo bem picadinho. Tempere com sal, azeite, limão e pimenta (eu uso pimenta síria). Transfira para um pote, tampe e deixe na geladeira. Se quiser adicionar uma proteína, a salada fica gostosa com frango ou ovo cozido picado.

Na hora de montar: é só pegar o pote na geladeira, colocar na bolsa e ser feliz!

marmitas-3

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Beatriz C. disse:

    Você acaba de salvar uma gestante! Estou grávida e tudo me enjoa, fico até triste na hora do almoço, tenho que pensar 1.000 vezes antes de comer, porque sei que vou passar mal depois. Mas adorei estas opções, tem um pouco de tudo que me faz bem no momento. Vou fazer as marmitas e comer em casa mesmo, já que estou trabalhando em casa hehehe Obrigada! <3

    • marinamaria disse:

      Oi Beatriz! Fiquei felizona de saber que ajudei você nessa fase tensa da vida alimentar! rs. Espero mesmo que as marmitas voltem a te dar alegria no almoço. Um super beijo!

  2. Adorei! Levo comida para o trabalho todos os dias, vou incorporar algumas dicas!

  3. Gabi Teixeira disse:

    Mais adequado para o MB, impossível 😉 Seu blog está lindo, Marina! Sucesso!!!

  4. Juliana disse:

    hummmmm!!! delicia!!! Post TOP!

Comente!