Bolo encharcado de mexerica e mel

Essa semana, enquanto folheava um livro da Rita Lobo, me dei conta de que o Panelinha é o site que visito há mais tempo: desde 2004. Até meu e-mail do Gmail veio depois, olha que coisa. É muito doido pensar que há 10 anos eu imprimia receitas no mesmo site que hoje acesso pelo smartphone. Aliás, ter internet no celular é uma coisa que nem passava pela minha cabeça naquela época. Era bem mais fácil imaginar skates voadores do que wireless.

Eu, como fruto dos anos 80/90, acho que a marca da geração Y é mesmo essa: ter vivenciado intensamente a transição das tecnologias – do cassete para o streaming, da locadora para o Netflix, do walkie-talkie para WhatsApp. E talvez seja por isso, por sermos uma espécie de ponte entre duas realidades tão distintas, que conseguimos conviver com telas touch com a mesma naturalidade com que gravávamos Tela Quente na fita VHS.

Essa habilidade de compreender e participar da evolução das tecnologias me faz pensar também nas coisas que seremos os últimos a lembrar como eram. Secretária eletrônica, pager, disquete, fax… a lista é gigante. E parece que reconhecer que essas tecnologias obsoletas fizeram parte da nossa vida é quase um jeito de nos autoafirmar enquanto geração. Na prática, serve também para zoar o estagiário que não sabe como rebobinar a fita cassete com caneta. Aliás, ele provavelmente não sabe nem o que é a palavra “rebobinar”.

Bolo de mexerica e mel

Bolo de mexerica e mel-5

 

Bolo de mexerica e mel-3

Bolo de mexerica e mel-2

 

***

Bolo encharcado de mexerica e mel

A receita original desse bolo está no livro Cozinha de Estar, da Rita Lobo, e é feita com laranjas e amêndoas. Além de usar mexericas (são uma das minhas frutas preferidas e estão na época), castanha de caju (era o que tinha na dispensa) e mel (precisava de uma desculpa pra usar um mel de flor de laranjeira que comprei), fiz outras pequenas adaptações. Mas o conceito do bolo permaneceu: úmido e rico em sabores. Como a própria Rita disse, é mais sobremesa que bolo, feito para ocasiões especiais.

Ingredientes

Para o bolo

– 4 ovos grandes
– ½  xícara (chá) de açúcar
– ¾ de xícara (chá) de castanha de caju (100 gramas)
– 1 colher (chá) de raspas de mexerica (usei uma mexerica pequena. Escolha uma com casca bem lisa e alaranjada. A casca verde é amarga)
– ½  colher (chá) de canela em pó
– ⅛  de colher (chá) de sal
– ⅛ de cremor tártaro (opcional, mas esse pozinho dá mais estabilidade para as claras, ajudando na estrutura do bolo)

Para a calda

– ¾ de xícara (chá) de suco da mexerica (usei quatro mexericas pequenas. Veja como eu tirei o suco em “dicas”)
– 2 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma redonda e pequena de 20 cm, de preferência de fundo removível.

2. Coloque a castanha de caju no liquidificador ou processador e pulse em intervalos, até que fique bem triturada, parecendo uma farofinha. Cuidado para não bater demais, senão vira manteiga.

3. Separe as gemas das claras, colocando as claras na tigela da batedeira (a tigela deve estar totalmente limpa e seca) e as gemas em outra tigela média.

4. Na tigela com as gemas, junte o açúcar, a canela, o sal e as raspas de mexerica e misture com um batedor de arame por cerca de um minuto, até a mistura ficar mais clara. Adicione a castanha triturada e misture.

5. Na batedeira, bata as claras em neve com o cremor tártaro (se estiver usando) em picos firmes. Tombe um pouco a tigela pra testar o ponto: se as claras ficarem imóveis, estão prontas. Se deslocarem um pouco, bata mais.

7. Misture ⅓ das claras em neve às gemas, mexendo bem com o batedor ou colher. Incorpore o restante das claras com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, até ficar homogêneo.  Paciência nessa etapa: como o bolo não leva fermento, é o ar das claras que dará leveza à massa, então é preciso mexer com delicadeza para a massa permanecer aerada.

8. Transfira a massa do bolo para a assadeira e asse por cerca de 40 minutos ou até que um palito saia seco ao ser espetado no meio.

9. Retire o bolo do forno e deixe amornar por 20 minutos. Passe uma faquinha nas laterais para ajudar a soltar a massa e espere esfriar.

10. Enquanto isso, misture o suco de mexerica e o mel numa panelinha e leve ao fogo baixo apenas até aquecer e a mistura ficar uniforme.

11. Desenforme o bolo frio (com cuidado, a massa é bem delicada) em um prato ou travessa grande, com abas altas, para a calda não vazar. Com uma colher, entorne um pouco da calda no topo e nas laterais, fazendo intervalos para o bolo absorver o líquido. Eu fui regando de 15 em 15 minutos, até a massa puxar quase tudo, sobrando só um restinho no fundo do prato.

12. Descanse o bolo por cerca de 6 horas ou de um dia para o outro antes de servir. Eu deixei na geladeira e achei que ficou ainda mais gostoso geladinho.

Dicas

– Para tirar o suco da mexerica, espremi os gomos com as mãos mesmo sobre uma peneirinha. Faz um pouco de bagunça, mas até que é divertido. Se você tem outra técnica para extrair o suco, me conte nos comentários!

– A casca da mexerica tem muitos óleos essenciais, então as raspas são bem mais úmidas do que as do limão e da laranja. É assim mesmo, não se assuste.

– Adapte a quantidade de mel de acordo com a doçura das suas mexericas. Se estiverem mais ácidas, talvez seja preciso colocar um pouco mais. Prove a calda depois de pronta para fazer esse ajuste.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Luma disse:

    Descobri seu site hoje, e devo dizer que é um dos melhores sites de culinária que eu já visitei, estou vendo uma receita atras da outra tentando decidir qual eu vou fazer haha. Parabéns!
    PS: você podia fazer receitas em vídeo :*

    • marinamaria disse:

      Luma, meu domingo chuvoso ficou mais feliz por conta do seu comentário. Bom demais que você gostou do blog! Quando escolher qual receita testar primeiro, volta pra me contar! Ah, sobre as receitas em vídeo, é um plano, viu? Um beijão! =)

  2. Samarone disse:

    Será a próxima receita que experimentarei!!
    Bom fim de semana, Marina!!!

  3. Já comentei que o site está lindão?! Bjs from Rio de Janeiro!

Comente!