Pão chato de alecrim e alho

Há um prazer reconfortante em saber que minha geladeira pode até estar vazia, mas a dispensa e o freezer estão sempre abastecidos o suficiente pra servir uma visita inesperada. Ainda que isso nunca aconteça – convidados surpresa são da época que não existia celular – fico imaginando: e se um amigo chega de repente e não tem farinha pra fazer um bolo? Ou pão de queijo pra assar?

É por isso que eu gosto tanto de receitas como a desse pão chato: é gostoso, fácil, rápido e precisa de poucos ingredientes. (Aliás, nem precisa falar pras pessoas que foi tão rápido e fácil assim – deixe elas acharem que você fez mágica na cozinha.) Eu não tive nenhuma visita esses dias, então usei o pão no lugar dos croutons em uma salada. Ficou uma delícia, mas, enquanto comia, imaginava servir esses pedaços perfumados e crocantes com uma tábua de queijos e vários patês gostosos.

Será que todo cozinheiro  acha mais divertido alimentar o outro do que a si mesmo?

pão chato de alecrim e alho

pão chato de alecrim e alho-4

pão chato de alecrim e alho-7

***

Pão chato de alecrim e alho

Se quiser utilizar outra erva, acho que o alecrim pode ser substituído por tomilho ou estragão. Você pode também omitir o alho, adicionar pimenta-do-reino ou colocar uma camada fina de parmesão ralado. E vai por mim: fica muito gostoso regado com mel.

Rendimento: 3 pães
Adaptado daqui

Ingredientes

– 1 e ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
– 1 colher (chá) de fermento químico em pó
– 1 colher (chá) de sal
– ½ xícara (chá) de água
– ⅓ xícara (chá) de azeite

Para a cobertura

– Folhas de 2 galhos de alecrim (de mais ou menos 15cm cada)
– 2 dentes de alho picadinhos
– 5 colheres de sopa de azeite

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 250 graus. Se tiver uma pedra de pizza, coloque-a na grade do meio do forno.

2. Misture os ingredientes da cobertura em uma tigelinha e reserve.

3. Junte a farinha, o alecrim picado, o fermento e o sal numa tigela. Faça um buraco no meio e acrescente a água e o óleo. Com ajuda de uma colher grande, vá incorporando a farinha aos poucos, até formar uma massa. Sove  rapidamente, umas 4 ou 5 vezes, apenas até a massa ficar coesa e macia.

4. Divida a massa em três. Cubra dois pedaços com filme plástico e coloque o terceiro sobre uma superfície levemente enfarinhada.  Abra com um rolo de massas até ficar o mais fino que você conseguir. Não se importe muito com o formato, o legal é essa aparência rústica mesmo.

5. Com cuidado, transfira a massa aberta para uma assadeira coberta com pedaço de papel manteiga levemente untado com azeite. Se estiver usando a pedra de pizza, coloque a massa apenas sobre o papel manteiga. Espalhe com uma colher 1/3 do azeite temperado no topo do pão, pressionando com as costas da colher para que o alecrim e o alho fiquem grudados na massa.

6. Leve a assadeira ao forno ou coloque o papel direto na pedra de pizza e asse até dourar as beiradas, cerca de 10 minutos. Transfira o pão para uma gradinha e repita o processo com os outros dois pedaços, um de cada vez (lembrando de cobrir com o azeite temperado apenas logo antes de assar). Você pode inclusive reaproveitar o papel manteiga.

7. Quebre os pães em pedaços e sirva. Podem ser guardados por até dois dias em um recipiente bem fechado.

 

Você pode gostar...

Comente!