O melhor brownie de cacau

“Não pise na grama”. Taí um aviso que nunca vi em nenhum dos lugares que visitei fora do Brasil. Por que será que temos essa coisa de não sentar na grama das praças e parques? Uma das partes mais gostosas do Piquenique de Aniversário do blog foi tirar os sapatos e sentir o orvalho fazendo cosquinha no pé… Pode me chamar de hippie ou tilelê,  mas tenho certeza que até o mais sistemático sorriria – mesmo que fosse por dentro, ou só no cantinho da boca – se estivesse sentado ali com a gente.

Meu pai me perguntou se o piquenique foi inspirado pela vez que almoçamos no alto do morro durante uma viagem quando eu tinha uns 8 anos. Não lembro especificamente desse dia, provavelmente porque essa cena era muito comum: comer ao ar livre foi uma das coisas que mais fiz durante minha infância. Por essas ironias da vida, naquela época eu só queria estar dentro de uma lanchonete com um hambúrguer na mão. E agora estou aqui, buscando reviver aquele tempo. Vai entender.

Assim como ando revisitando alguns prazeres de criança, fiz uma receita para o piquenique com um ingrediente que estou redescobrindo: o cacau. Apesar de já usá-lo em receitas há um bom tempo, recentemente passei a ler mais detalhes sobre como ele é produzido, inclusive descobrindo algumas questões sérias como o uso de trabalho escravo nas lavouras. As empresas raramente são transparentes quanto a essas questões, então tenho tentado pelo menos comprar marcas orgânicas e brasileiras. Além do benefício socioambiental, o sabor é TOTALMENTE diferente daquele comum que vende nos supermercados.

Se você acha que cacau é só um pó amargo, esse brownie é para você. O sabor intenso de chocolate e a textura úmida vão te converter (sim, eu poderia ser a “pastora do cacau”). Para ficar melhor, só comendo sentado na grama!

piquenique 3 anos-2

piquenique 3 anos facebbok-6 piquenique 3 anos-5 piquenique 3 anos-4

piquenique 3 anos-6 piquenique 3 anos

piquenique 3 anos facebbok-19 piquenique 3 anos facebbok-2 piquenique 3 anos-3

***

O melhor brownie de cacau

Se não puder usar um cacau orgânico ou de boa qualidade, que normalmente é encontrado em casas especializadas em confeitaria, a receita também dá certo com o de supermercado. Tome cuidado com o tempo de forno: diferente dos bolos comuns, o brownie não deve ser retirado quando o palito inserido no meio sai totalmente seco, e sim quando o topo forma uma casquinha e o palito fica com um pouquinho de massa grudada.

Rende 36, 25 ou 16 brownies, dependendo do tamanho que forem cortados (os da foto foram cortados em 36)

Adaptado um nadica de nada do livro Bittersweet, da guru Alice Medrich

Ingredientes

– 140 gramas (10 colheres de sopa) de manteiga sem sal cortada em cubinhos
– 1 ¼ xícara (chá) de açúcar
– ¾ de xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de cacau em pó
– ½ colher (chá) de sal
– ½ colher (chá) de extrato de baunilha
– 2 ovos grandes e gelados
– ½ xícara de farinha de trigo

Opcional:

– ⅔ de xícara de nozes ou castanhas picadas

Como fazer

1. Preaqueca o forno a 160 graus. Forre uma forma quadrada de 20 cm com papel alumínio. Eu costumo virar a forma de cabeça pra baixo e dar o formato pro papel antes de encaixá-lo no fundo da forma, como nesse link aqui. Com cuidado e com a manteiga bem amolecida, unte o fundo e as laterais do papel, tomando cuidado para não rasgar.

2. Escolha uma tigela que possa ser encaixada em uma panela sem tocar no fundo dela. Encha a panela com dois dedos de água e leve ao fogo. Na tigela, misture manteiga, açúcar, cacau e sal e encaixe em cima da panela com água fervente. Mexa delicadamente até que a manteiga esteja totalmente derretida e a massa uniforme. Continue misturando no banho-maria até que a mistura fique quente. Você pode fazer esse processo também no micro-ondas, parando em intervalos de 30 segundos para mexer.

3. Retire a tigela e deixe descansar por alguns minutos, mas sem esfriar totalmente. Com a massa morna, junte a baunilha e os ovos, um a um. Depois de cada adição, bata bem a massa com uma colher de pau ou espátula.

4. Adicione a farinha e misture até que não nenhum pontinho branco seja visível. Depois vem o segredo: bata a massa com a colher de pau ou espátula fazendo 60 movimentos circulares vigorosos. Isso vai produzir uma massa macia e brilhante. Se estiver usando as castanhas e/ou os pedaços de chocolate, misture em seguida.

5. Espalhe o brownie na forma, alise o topo e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que o topo esteja com uma casquinha e um palito inserido no meio saia com um pouquinho de massa grudada.

6. Deixe esfriar totalmente e use o excesso de papel alumínio para retirar o brownie da forma. Para fazer cortes mais limpos, eu deixo o meu no freezer uns 10 minutos antes de cortar. Mas é bem difícil me controlar para não comer um pedaço dele quente mesmo…

Você pode gostar...

36 Resultados

  1. Thamyres disse:

    Pode trocar a manteiga por oleo?

  2. Gustavo disse:

    Acabei de fazer e deu certo! *-* será que pode substituir a manteiga comum por manteiga de cacau?

  3. Carina disse:

    Oi,estou fazendo,a massa fica meia viscosa?

  4. Gisele Viana disse:

    Essa receita eh maravilhosa!! Sempre faço e fica uma delícia!! As vezes coloco gotas de chocolate, as vezes castanhas e, mesmo sem acrescentar nada fica uma delícia. Está virando rotina compartilhar o link da receita kkkkk. Muito obrigada pela receita! ♡♡♡

  5. pamela.pat.y@hotmail.com disse:

    Oii nos ingredientes voce colocou ¾ de xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de cacau em pó

    e 3/4 de chá ? não entendi muito bem

  6. MÔNICA disse:

    Eu fiz e sinceramente achei que o gosto seria de pó amargo! hahah! mas nãooo! Nossa uma delícia. Ainda bem que você passou essa receita.. não sabia o que fazer com esse cacau que tenho aqui (comprei achando que era chocolate em pó) . Muito bom. Deu super certo!
    Obrigada pela receita! bjooos

  7. Isabela Gomes Maschio disse:

    oi, tudo bem? acabei de fazer, achei que ficou muito gorduroso, é normal? bjssss

    • Marina Maria disse:

      Ei Isabela, nunca aconteceu comigo, não, e já fiz essa receita um bocado. Também não apareceu ninguém aqui nos comentários relatando esse problema. Você mediu a manteiga bem certinho? Pode ter sido aí o problema.

  8. Cajuína disse:

    Primeiro Brownie que fiz e deu muito certo!!!

    Coloquei um pouco de castanhas do Pará, amêndoas e noses. Queria que ele ficasse bem crockcrock, ficou delicia quentin e com sorvete de creme.

    Valeu pela receita ^^

  9. Andreia disse:

    Oi Marina. Obrigada pela receita. Acabei de fazer mas o meu não ficou com a casquinha. Fiz algo errado?

    • Marina Maria disse:

      Ei Andreia! Então, a casquinha do brownie é um mistério rs. Sabe quando eu falo na receita pra bater vigorosamente por 60 segundos? O David Lebowitz, que é um chef de confeitaria famoso, diz que isso é o que forma a casquinha – mas nesse brownie ela é bem fininha, mesmo. Se você tiver feito isso e mesmo assim não funcionou, pode ser a temperatura do seu forno, muito alta ou muito baixa demais. Espero ter ajudado! Um beijo!

  10. Júlia Borba disse:

    Perfeito! Sempre faço, mas sem as castanhas ou nozes, e todos adoram! Com sorvete fica maraaa!
    Parabéns, muito bom! <3

  11. Karina disse:

    Oi Marina, estava procurando uma receita de brownie de cacau e achei seu blog. E que surpresa ao ver que você é a autora,pois moro no seu bairro e me lembro de vc bem novinha, vizinha da Mariana. Adorei o blog, e com certeza vou voltar aqui muitas vezes…Beijos.

    • Marina Maria disse:

      Oi Karina! Você morava na esquina da Rua dos Economistas? Se for, lembro de você! Se não, me conta mais detalhes porque quero lembrar! rsrs. Que legal te encontrar por aqui, fico super feliz que você curtiu o blog. Um beijo!

  12. Renata disse:

    Qual o tamanho da forma, para ficar nessa altura?
    Tem q derreter no banho Maria, ou pode ser microondas?

  13. aline disse:

    Posso usar margarina com sal e não por a meia colher de sal ?

    • Marina Maria disse:

      Aline, eu não aconselho usar margarina porque ela vai alterar o sabor e a textura do brownie. Se quiser usar a manteiga com sal tudo bem – a gente usa normalmente a sem sal em confeitaria porque como o tanto de sal varia de acordo com o fabricante, assim podemos controlar melhor a quantidade na receita.

  14. Ficou maravilhoso muito obrigado por disponibilizar a receita

  15. Isadora disse:

    Esse cacau em pó é 100% ou possui açúcar?

  16. Mayara disse:

    Marina, vc tem as quantidades certinhas em gramas para passar?
    Obrigada 😉

    • Marina Maria disse:

      Oi Mayara! A receita da Alice Medrich, de onde a minha foi inspirada, não foi escrita em granas, então a conversão é por minha conta, tá? Vamos lá:
      – 250 gramas de açúcar
      – 100 gramas de cacau em pó
      – 60 gramas de farinha

      O resto tá indicado na receita. Um beijo!

  17. Simplesmente maravilhoso!! Já fiz outras receitas e essa foi a melhor!!

  18. Kaakaw disse:

    posso assar no microondas que o resultado é o mesmo?

    • marinamaria disse:

      Kaakaw, eu não tenho micro-ondas em casa, por isso não sei dizer nada sobre como funcionaria fazer essa receita nele. Eu aconselharia optar pelo forno, mesmo. Abraço!

Comente!