Retrospectiva 3 anos de SdB – Minhas receitas favoritas

Daqui 23 dias o blog faz aniversário e preparei algumas novidades legais para comemorar essa data especial. Foram 185 posts! É bastante coisa! Pensar nesses três anos no ar me deixou em clima de recordação e deu vontade de passear pelo túnel do tempo. Passei por todas as receitas que publiquei aqui e escolhi minhas preferidas.

De sal:

– Patê de cebola
Com certeza um hit repetido muitas vezes na minha casa e acredito que na de alguns leitores também. Meu amigo Raul deu o carinhoso apelido de “patê de lasanha” – não sei bem por quê.

patê de cebola assado

– Geleia de Bacon
É inusitada? Sim. É sensacional? Sim. Comeria pura? Sim. Mas gosto mesmo é no hambúrguer.

geleia de bacon

– Confit de Tomatinhos
Não sei como ainda não enjoeei dessa receita. Na época de tomate uva, faço mais de uma vez por semana. É bom como aperitivo, molho de massa, recheio de sanduíche…

retrospectiva sal de bolinha-6

– Pão rústico de ervas
Foi o primeiro pão que eu fiz na vida – talvez por isso até hoje ache que ele foi o mais gostoso também.

retrospectiva sal de bolinha-2

– Salada Panzanella
Olha só eu colocando uma salada na lista! Então você já imagina como ela é boa, né. Nem devia chamar salada, sério.

retrospectiva sal de bolinha-10

– Molho de tomate mais fácil do mundo
Às vezes eu cismo de dar uma modificada ou incrementada nesse molho e sempre acabo pensando: o original é melhor. Tem coisa que não adianta complicar: é lindo e perfeito do jeito que é.

molho de tomate mais fácil do mundo

– Penne ao molho de linguiça
Cebola, linguiça e creme de leite juntos fazem simplesmente um dos meus molhos favoritos na vida. Não parece grande coisa até você provar. Só digo que não é à toa que tem duas receitas da Marcela Hazan nessa lista.

molho de linguiça e creme de leite

– Nhoque de abóbora na manteiga de sálvia
Eu achei que minha obsessão com abóbora e sálvia ia passar, mas ela só aumenta com o passar do tempo. Esse nhoque é uma celebração dessa paixão.

nhoque de abóbora de sálvia

– Clafoutis salgado
Minha receita curinga, aquela que aproveita as sobras da geladeira e vira um lanche ou jantar delicinha. Amo!

clafoutis de abobrinha e tomates-4

– Boeuf Bourguignon 
Não sou fã de carne vermelha, então se essa receita está aqui, é porque ela é boa MESMO. Tia Julia Child sabia das coisas.

Boeuf Bourguignon-4

De doce:

– Cheesecake de nutella
Talvez a sobremesa mais gostosa que eu já tenha feito. Crocante, cremosa, geladinha – e sem ser muito doce. Tudo que eu preciso!

cheesecake de nutella-3

 

– Torta de maçã
Das duas que já fiz aqui, gosto mais dessa torta de maçã porque é rápida de fazer e não me sinto tão culpada depois de comer ela inteira, sozinha. É pequena, vai.

retrospectiva sal de bolinha


– O melhor bolo de chocolate
Depois que a gente encontra o bolo de chocolate perfeito o mundo parece um lugar bem mais legal. Isso já posso cortar da minha lista!

o melhor bolo de chocolate

– Biscoitinho de Castanha
Esse biscoito com cheiro de fazenda, receita da dona Irá, avó da minha amiga Letícia, é um dos que mais gosto. Dá para usar diferentes castanhas e fica sempre delicioso. Impossível comer um só. Ou cinco.

retrospectiva sal de bolinha-8

 

– Cookies triplos de chocolate
Quando fiz essa receita pela primeira vez, não imaginava que seria tão sensacional. Bobeira minha, porque não tem como um biscoito com três tipos de chocolate não ser viciante.

Cookie_1

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Flávia Dorado disse:

    Nossa, que orgulho da minha amiga! Parabéns Nina! Olha que legal: várias das receitas da sua lista de preferidas também faz parte da minha. O patê de cebolas é a minha receita número 1. Adoro! Faz parte de um momento muito especial da minha vida… Ah, que bom que esse blog existe!

  2. leticia disse:

    Prima, parabéns para você!!! Agora, o patê de cebola é a melhor coisa do mundo!!!
    bjs

  3. Joice Santana disse:

    Vida longa!!!!!

  4. Ana disse:

    Degustar este post foi emocionante como ver um álbum de aniversário de três anos de um filho, registrando os melhores momentos! Sorte a minha de ter experimentado muitas dessas deliciosas receitas feitas especialmente por você, amiga! Vida longa ao Sal de Bolinha! Parabéns para vocês!