Palavra de mãe + Sopa cremosa de cogumelos

Na terça-feira minha nuca sentiu o primeiro vento frio do ano. E, de repente, fui tomada por uma sensação completamente estranha: vontade de tomar sopa. Pensei baixinho, com medo de alguém ouvir – principalmente se esse alguém fosse minha mãe, que durante minha vida inteira me ofereceu sopa de legumes no jantar. Nos dias gelados e nos quentes também.  Mesmo eu explicando todas as vezes que odiava sopa, ela sempre respondia: “vou continuar perguntando, caso um dia você mude de ideia”. Isso é bem coisa de mãe falar, né?

Por muito tempo continuei firme na minha posição Mafalda de ver sopa como uma afronta à minha pessoa. Enquanto isso, aprendi a gostar de outras coisas, tipo salada. E fui deixando de curtir algumas, como alho-poró (na verdade acho que nunca fui fã – apenas me sentia obrigada a achar gostoso por ser um vegetal da moda). Em algum momento da vida, provavelmente num dia frio de congelar pensamentos (o que em BH quer dizer 14 graus), aceitei experimentar uma sopa de abóbora. Achei gostosa. Depois teve uma de tomate, boa também. E, assim, fui aceitando devagarinho que a sopa entrasse no meu coração.

Vai ver algumas comidas são como certas pessoas. Não acontece um apego instantâneo: é preciso insistir, tentar outra abordagem, dar mais uma chance, até conhecer mais de perto e descobrir que, no fundo, no fundo, ela é boa coisa.

Quando vi a receita dessa sopa, achei que tinha potencial. Era fácil, rápida e com cogumelos, uma paixonite recente. Assim que bati a mistura no liquidificador, pensei: “essa coisa meio cinza, meio marrom não tem como ser boa.” Completamente desconfiada, enfiei o dedo mindinho na mistura e provei (sim, usei o dedo, não vem fingir que você também não faz isso na cozinha). Eu, que já estava refletindo sobre qual outra receita teria que fazer para o blog, já que aquela estava arruinada, fui surpreendida. Aquilo era muito bom!

Não bastasse estar certa sobre os dias que chovem e os benefícios da arnica: ela também acertou sobre a possibilidade de mudar de gosto. Mãe, você venceu.

Mas a sopa de legumes eu ainda não encaro.

***

Sopa cremosa de cogumelos

Mesmo com minha tendência “Mafalda” eu adorei essa sopa: dá para sentir os cogumelos, mas ao mesmo tempo é suave. E a cor meio esquisita ajuda no fator surpresa!

sopa cremosa de cogumelos-3

Serve duas porções

Ingredientes

– 200 gramas de cogumelos variados (paris, shitake, shimeji, etc. Você pode usar só um tipo também)
– 1 colher de sopa de azeite
– ¼ de cebola picadinha
– 1 dente de alho picadinho
– 2 colheres de sopa de vinho tinto, branco ou conhaque
– 1 ¼ xícara (chá) de água quente
– 1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
– 1 xícara (chá) de leite
– Ervas variadas (eu usei oito folhas de sálvia, cinco de manjericão e uma de louro)
– 2 fatias grossas de queijo minas cortadas em cubinhos
– Sal, pimenta e noz-moscada à gosto

Como fazer

1. Amarre bem as ervas usando uma linha de costura branca, formando um montinho.

2. Descarte os cabinhos mais duros dos cogumelos. Limpe-os usando um papel toalha levemente umedecido com vinagre. Os cogumelos não devem ser lavados na água, pois encharcam. Em seguida, pique em fatias finas.

3. Em uma panela no fogo médio, aqueça o azeite e junte a cebola, mexendo até começar a dourar. Acrescente o alho e, assim que perfumar, coloque os cogumelos. Mexa até que eles murchem.

4. Abaixe o fogo. Junte o vinho ou conhaque e deixe ferver por um minuto. Em seguida, coloque a água quente e o amarrado de ervas, tampe a panela e deixe mais 15 minutos.

5. Descarte as ervas e separe duas colheres de sopa dos cogumelos para usar na finalização.

6. Dissolva a farinha no leite e junte à sopa, mexendo até engrossar levemente.

7. Deixe a sopa esfriar um pouco e transfira para um liquidificador. Bata até ficar lisa, volte para a panela e aqueça novamente. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

8. Sirva bem quente, com os cubinhos de queijos salpicados, os cogumelos reservados e um fio de azeite.

sopa cremosa de cogumelos-5

montagem sopa cremosa cogumelos sopa cremosa de cogumelos-6

sopa cremosa de cogumelos-4

Você pode gostar...

Comente!