Primeira vez + Figos grelhados com calda de chocolate e hortelã

Esses dias, fazendo compras com minha mãe, observei que ela pegou uma caixa de figos de uma prateleira onde haviam várias outras frutas que nunca havia experimentado. (Inclusive uma tal de pitaia, que mais parece algo que veio de Marte e cresceu na Terra por engano).

Enquanto passávamos no caixa, percebi que era fácil identificar as coisas grandiosas que não havia feito ainda – saltar de pára-quedas, viajar para Tóquio, escrever um livro… a lista é infinita – mas nunca tinha pensado sobre essas pequenas, possíveis de existir no intervalo entre acordar e dormir. A ideia me deu uma sensação boa de que minha vida ainda ia ter um monte de primeiras vezes.

Claro que o encantamento com descobertas miúdas pode não ser como o da primeira chuva, do primeiro beijo ou do momento que percebemos nossa sombra. Ainda assim, quando minha mãe cortou o figo e me ofereceu a metade, me senti com oito anos de novo – tive um misto de medo de experimentar e ser nojento e excitação pela novidade que se apresentava.

Na primeira mordida, respirei aliviada por não identificar nenhuma ligação com o doce da fruta, aquele treco verde radioativo que boiava na compoteira de vidro da minha avó. Nunca entendi por que, diante da mesa de sobremesas no almoço de domingo, os adultos escolhiam justo essa coisa melequenta e de cheiro forte. Como, se tinha pudim de leite e cocada?

De qualquer maneira, achei a forma fresca da fruta leve, perfumada e suculenta. Não digo que virou minha preferida, mas ganhou um selo especial por ter entrado na lista de “coisas que fiz pela primeira vez aos 29”. Que também tem “ler um texto meu em voz alta para estranhos”. (Juro que nunca tinha feito isso antes, nem na escola.  Fugi todas as vezes, igual fugia do doce de figo).

***

Figos grelhados com calda de chocolate e hortelã

O título grande esconde a sobremesa mais simples e rápida que já apareceu no blog. Fica pronta em cinco minutos contados no relógio e é um jeito ótimo de aproveitar a época de figos. A safra vai de dezembro à março, mas fevereiro é o melhor mês para comprar.

figos grelhados com calda de chocolate-3

Rende quatro porções

Ingredientes

Para os figos
– 4 figos maduros
– 1 colher (chá)  de manteiga

Para a calda

– 70 gramas de chocolate amargo picado
– ¼ de xícara (chá) de leite
– 1 colher (sopa) de mel
– ½ colher (sopa) de manteiga
– 8 folhas de hortelã (mais algumas para decorar)

Como fazer

1. Coloque todos os ingredientes da calda em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que o chocolate derreta e a mistura fique homogênea. Deixe ferver por dois ou três minutos, para que a calda engrosse levemente. Desligue o fogo, acrescente as folhas de hortelã e tampe a panela.

2. Enquanto isso, aqueça a manteiga em uma frigideira grande no fogo médio e parta os figos em metades. Quando a manteiga espumar, coloque os figos com a polpa para baixo e deixe por cerca de um minuto, até dourar. Vire os figos e balance um pouquinho a frigideira para que dourem levemente também do outro lado.

3. Retire as folhas de hortelã da calda, descarte e sirva uma boa colherada no meio do prato. Arranje as metades do figo por cima e decore com folhinhas de hortelã.

figos grelhados com calda de chocolate

Dicas!

– Se quiser incrementar a sobremesa, sirva com uma bola de sorvete de pistache (ou de creme, até).
– A calda de chocolate sem o hortelã é uma receita super coringa, que pode ser servida com outras frutas, com sorvete ou usada na cobertura de bolos.
– Se não quiser fazer a calda (eu não te entenderia, mas tudo bem), sirva os figos com mel e um pouco de hortelã picadinha.

figos grelhados com calda de chocolate-4

figos grelhados com calda de chocolate-5

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 10 de junho de 2015

    […] Figos grelhados com calda de chocolate e hortelã […]

Comente!